Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Impedimento divide opiniões jurídicas


(foto: divulgação)

O embate jurídico se instalou com o pedido de impichamento, ops, impeachment, do prefeito Volnei Morastoni (MDB) e do seu vice Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT). Quem paga o pato, digo, a conta? O povão! 

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Não podia

Juristas de tudo quanto é vertente ideológica e partidária têm soprado pra este pançudinho escriba as mais variadas teses com relação ao pedido do impichamento, ops, impeachment, do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e de seu vice Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT).

 

Teria

Mas, pra sabichões jurídicos de fora da área política, nessa espinhosa situação, o prefeito teria mesmo que receber seus salários pelo INSS enquanto afastado por mais de 15 dias e não integralmente como o fez.

Sem dolo

O que pode aliviar pro barbudinho lá na frente é que ele não teve dolo no recebimento ilegal, ou seja, foi induzido a erro pela cambada de puxa-sacos em sua volta e, a partir do momento que devolver os recursos para os cofres públicos, demonstrando sua boa-fé, o julgamento não teria mais objeto para continuar, palpitam os juristas.

Mão no bolso

Será que esses mesmos puxas não se coçam pra botar a mão no bolso e fazer uma vaquinha pra ajudar o alcaide na devolução dos valores? Na hora de pedir uma boquinha e puxar o saco tem um monte, mas pra falar a verdade ou botar a mão no bolso todo mundo some... Se insistir na onda dos bajuladores, o barbudinho pode se complicar ainda mais no processo do impeachment.

Certeza da legalidade

Por outro lado, os procuradores da prefa pexêra têm total certeza da legalidade do ato de recebimento dos salários por parte do prefeito e do vice, durante o período em que Volnei ficou afastado por motivo de doença pra tratamento de saúde fora da cidade de Itajaí.

Lavou as mãos

A procuradoria-geral da prefa aponta até o fato da piramidal lavar as mãos sobre o pagamento do prefeito na própria justificativa do decreto legislativo que autorizou o afastamento do chefe do executivo. No documento, a casa do povo deixa claro que a solução pra solicitação de permanência do subsídio fosse dada pelo próprio executivo.

Bem fundamentado

Diante disso, abriram um processo administrativo dentro da prefa e, após parecer favorável da Procuradoria-Geral, foi autorizado o pagamento por simetria com o art. 22, inciso II, da Lei Orgânica, que permite remuneração ao parlamentar que se licenciar do cargo por motivo de doença por até 120 dias.

Ganharam todas

Não sou especialista no tema, mas não podemos deixar de lembrar que o time de procuradores da prefa pexêra muito mais acertou do que errou nos últimos tempos e tem ganhado inúmeras causas em favor do município. Talvez por isso Volnei confie tanto no seu time jurídico, sejam eles efetivos ou comissionados. Lógico que a lei é a lei e o direito não é uma ciência exata. Cada um com sua verdade...

Teoria da conspiração

Saindo das teorias jurídicas e partindo para as teorias políticas, já tem bastante linguarudo apostando que o dono do PDT da city e vice-prefeito nas horas vagas, que também é denunciado no processo de impeachment, esteja trabalhando silenciosamente para um julgamento diferente pra ele e para o barbudinho. Marcelo recebeu o salário na legalidade, lascam os puxas entendidos.

Teoria da conspiração 2

Pelas contas desses conspiradores, que não pensaram duas vezes em dizer que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) era golpe, mas o do Volnei tem que ser analisado, se o PDT votar junto...

Teoria da conspiração 3

Se os brizolistas se abraçarem com a oposição para cassar apenas o prefeito, a cadeira mais estofada do paço da Vila Operária cairia no colo do Sodré, com tempo hábil pra ajeitar a casa e com toda força da máquina ser candidato à reeleição em 2024. Seria uma facada nas costas!

Comissão

Após a aceitação da denúncia e abertura do processo de impeachment do prefeito e vice, foi constituída a comissão processante que irá analisar o caso. A comissão foi composta por duas excelências excelentíssimas de oposição, a bela do Selmo, Cris Stuart (PSC), e o beato Beto Cunha (PSDB), e três de situação, o bigodudo Laudelino Lamim (MDB), o barbudão Douglas Cristino (PDT) e o Fábio Negão (PL).

Onda do mal

Uma onda do mal tem atingido a política da city pexêra nos últimos tempos. Governo mal assessorado, mal articulado e isolado politicamente. A oposição dominada pelo malvado, vingativo e encapetado Fábio Rezes, o Fabinho, que apesar de não ter qualquer interesse republicano, manda, desmanda e se vinga.

Umbigo

Fabinho quer dar o troco a qualquer custo no barbudinho Volnei - pelo chega pra lá da base governista -, ele e mais uma tchurma de interesseiros mal intencionados e de olho em 2024. Todo mundo pensando no seu próprio umbigo.

Só para desgastar

Com maioria de oposição na piramidal, comandada por Fabinho (Marcelo Werner/PSC/não manda nada) ficará fácil pra criar desconfiança de tudo, causar desgaste político, mesmo que lá na frente não se prove nada e fique tudo como está. Até porque o objetivo de trazer o caos e prejudicar a administração será alcançado e o povão que pagará a conta que se exploda.

Tás tolo?!

E na onda de dar pitacos sobre o assunto, até o ex-candidato a prefeito Robison Coelho (PL) apareceu nas redes sociais pra falar sobre o impeachment. Ele defendeu a apuração dos fatos, mas afirmou pra seus eleitores que, no caso de cassação do prefeito, não é ele quem assume e sim o presidente da piramidal pexêra. Não que ele não quisesse, né? Para, para, me engana que eu gostcho, Coelho!

Guerios

O historiador, pesquisador, colecionador e garimpeiro cultural de Itajaí, que é leitor destas linhas um dia sim e outro também, Carlos Guerios, tá enfrentando uma grande batalha em sua vida, e com certeza sairá vencedor. Muita força!

Soto

Guerios é muito próximo do professor Jules Soto, da Univali, que é curador de oito museus na Santa & Bela Catarina e um dos maiores especialistas da área no país. O professor Jules acaba de voltar de uma viagem de quatro meses pelo mundo, onde, além de ir “in loco” onde a história se fez, trouxe peças fantásticas pra enriquecer os museus catarinenses. Bacana!

Mandou pra Obras

Depois de tanta repercussão o prefeito Liba Fronza (União Brasil), que dizem que deixou de ser Top quando assumiu o município, transferiu o homofóbico de Navega City do IAN para a Secretaria de Obras.

Felizão!

Linguarudos de plantão dizem que o superintendente Marcos Zaleski está que é pura alegria por ter se livrado da bucha. E, por outro lado, o secretário de Obras Roberto Ferreira ganha mais um servidor para ajudar a contar os buracos nas ruas do outro lado da vala, que não são poucos.

Não acalmou

Só que a transferência do homofóbico de estimação do prefeito Liba Top do Instituto Ambiental de Navegantes para a Obras não acalmou os ânimos das excelências excelentíssimas da Câmara de Vereadores da Navega Beach.

Em cima

A resolução 003/2023 do legislativo dengo-dengo, de 4 de maio, criou oficialmente a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias de homofobia, desvio de função e outras irregularidades cometidas pelo dito cujo. A frente da CPI estão os vereadores Lourival (PP), Adriana e Jonas, ambos do PL.

Maldade

Pelo visto, o ex-homofóbico do IAN, agora homofóbico da Obras, será frito pela direita, ala ideológica que ele se orgulha tanto em pertencer. E o que não falta é gente torcendo para que o Liba conclua o quanto antes as obras da praça da beira-mar para que o servidorzinho seja queimado em praça pública em grande estilo. Pagar o mal com o mal? Oh, gente venenosa, meu Pai eterno!

Não se bicam

Realmente, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) e seu ex-vice, o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo Carlos Humberto (PL), não se bicam, apenas se aturam. Mas o Carlos Humberto tem certeza absoluta de que será o nome na disputa governista de 2024 e, inclusive, a sigla tem garganteado de que faz sete vereadores, sem o Renan Bolsonaro, o zero quatro.

Emplumada

Os liberais lascam ainda que nem a bela vereadora Juliana Pavan (PSDB), que já se lançou pré-candidata a prefeita, e nem outro nome da oposição tem chance. O que não é totalmente verdade, até porque na avenida Atlântica e arredores Carlos Humberto pode tentar cantar de galo, mas nas ruas o sentimento tem sido diferente. Será que a vereadora bocuda vai incomodar?

Não entra

Nos bairros, Carlos Humberto tem dificuldade de entrar. Onde as pessoas necessitam de ações do poder público: saúde, educação, segurança, mobilidade e as ideologias ficam em segundo plano. Já a emplumada Juliana é mais popular. Uma mistura do seu pai, o atucanado Leonel Pavan (PSDB) e do homem-pássaro Edson Periquito (Republicanos).

Se for bonzinho

Os mais afoitos assopram que o que a Juliana precisa é de um vice bonzinho, todo certinho, com história na cidade, pra contrabalancear. Outros nomes que andam circulando pra cair na disputa da cadeira de prefeito é o do secretário de Obras, Osmar Nunes, o Mazoca, a ex-vereadora Marisa Zanoni (PT), o vereador André Meirinho (PP), o ex-prefeito Pirica, entre outros, menos lembrados.

Viajando

O prefeito e rei do pop Fabrício Oliveira tá em Brasília e quem acompanha são seus súditos, os vereadores Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), o dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB) e o João do Gelo Koeddermann (MDB). O que será que a corte palaciana da Dubai brasileira tá fazendo na capital federal?

Ungido

A briga de foice pra saber quem será o ungido do governo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, continua. Vereadores e secretários do governo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) querem e buscam a bênção pra estar na disputa de 2024. Haja egos pra serem contidos...


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação