PATRIMÔNIO
Placa do monumento do Ice não apareceu três meses após inauguração
Letreiro foi retirado dias depois da entrega oficial e até agora não foi reposto
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Três meses após a inauguração do monumento em homenagem ao cão guarda-vidas Ice, na praça do Mima, em Cabeçudas, em Itajaí, a placa de identificação e o letreiro ainda não foram recolocados. A retirada ocorreu poucos dias depois da entrega oficial da obra, em 3 de outubro, e até agora o espaço segue sem os elementos que identificam o local público.
A ausência da placa tem chamado a atenção de moradores e visitantes, especialmente por se tratar de um monumento recém-inaugurado. Na época, a prefeitura informou que a remoção não teve relação com vandalismo, mas foi necessária para corrigir o texto, que mencionava “Praia do Ice”, quando o nome correto do local é “Espaço do Ice”.
Continua depois da publicidade
Apesar do esclarecimento, a sinalização não retornou ao monumento.
O monumento presta homenagem a Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, que atuou por 14 anos ao lado do sargento Evandro Amorim, no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Questionada pela reportagem, a prefeitura informou que a situação envolve tratativas entre o Corpo de Bombeiros Militar (BBM) e o vereador Victor Nascimento. Até o fechamento desta matéria, nem o BBM nem o vereador haviam retornado com esclarecimentos. O Diarinho permanece aberto a manifestações das partes envolvidas.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
