Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Bicentenário da Paróquia e marco fundacional de Itajaí


Bicentenário da Paróquia e marco fundacional de Itajaí
Foto: Arquivo

O DIARNHO já noticiou, no começo desta semana, que a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí, a paróquia-mãe das sete paróquias do município vai dar início ao ano de comemorações do bicentenário de sua criação.

A paróquia é um espaço geográfico  duma comunidade católica, sob a direção de um sacerdote, chamado de pároco ou vigário, e integrante de uma circunscrição maior, a diocese ou arquidiocese, cujo dirigente é o bispo ou arcebispo. Arquidiocese é um título honorífico dado a uma diocese que tenha importância histórica ou relevância pastoral.

A Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí foi criada em 31 de março de 1824, ainda com o título de Curato, porque a comunidade católica da época era muito pequena. Depois, em 1833, foi transformada em paróquia, já que a primitiva freguesia mostrava sinais de crescimento religioso e desenvolvimento social e econômico.

O Bicentenário não é um feliz acontecimento somente para os católicos; o que, se fosse, já seria muita de felicidade. Com essa implantação oficial aqui do Curato/Paróquia católica, marcou-se também o começo oficial do culto cristão em nossa cidade, que nas décadas posteriores foi seguido dos cultos das demais igrejas cristãs, que hoje estão presentes no meio social de Itajaí.

Duzentos anos que se vão completar no ano vindouro de 2024 e cuja abertura oficial das comemorações se fará hoje, sexta-feira, dia 31 de março, com  solene Missa, às 19.30 horas,  a ser celebrada por nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jöenck.

A Fé cristã e católica e o culto a Deus é o que se comemorará durante todo o Ano do Bicentenário que se inicia oficialmente amanhã.

Será também ocasião de se tributar a Deus  preito de gratidão pelas graças e bênçãos recebidas por Itajaí e toda gente no correr desses dois séculos.

Todas as celebrações do ano buscarão  valorizar este Bicentenário da Fé dos itajaienses, o valor dos cultos religiosos que se fazem presentes em nosso meio social e que devem ser assegurados e defendidos com direito inalienável de todo cidadão brasileiro. O direito de ter sua Fé e de manifestá-la publicamente, de cultuar a Deus, sem menosprezos, sem preconceitos, sem discriminações, sem perseguições, sem violências.

Sim, porque neste momento histórico, em pleno século XXI,  cristãos e católicos, evangélicos e praticantes de religiões de matriz africana,  estão sendo ainda perseguidos, presos e mortos; inclusive, na América Latina. Celebrar o Bicentenário da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí será também a celebração de 200 anos de liberdade religiosa em nossa “Pequena Pátria”!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha do carnaval de Itajaí sair do Mercado Público?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Robison vai coordenar campanha de Jorginho

JotaCê

Robison vai coordenar campanha de Jorginho

Compra de material escolar

Charge do Dia

Compra de material escolar

Onde a vida mora

Clique diário

Onde a vida mora

No dia 22, Jorginho fecha parceria com o Novo e isola MDB

Coluna Acontece SC

No dia 22, Jorginho fecha parceria com o Novo e isola MDB

Beleza que machuca

Via Streaming

Beleza que machuca




Blogs

O verão por conta própria

VersoLuz

O verão por conta própria

✅ O que está roubando sua energia hoje

Espaço Saúde

✅ O que está roubando sua energia hoje

O retorno dos heróis

Blog do JC

O retorno dos heróis



Podcasts

Prefeitura de BC explica aumento do IPTU

 Prefeitura de BC explica aumento do IPTU

Publicado 22/01/2026 18:40





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.