Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Deputado quer mudar o hino de SC


(foto: divulgação)


O deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) quer mudar o hino de Santa Catarina

 

De surpresa

O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), pegou todo mundo de surpresa, no final da manhã de quarta-feira, ao anunciar que estava se licenciando do mandato por 15 dias. Elcio viaja com comitiva da Amfri para os States pra tratar de projetos de mobilidade pra região.

 

CPI

Os vereadores da piramidal casa do povo, na sessão desta quinta-feira, revelaram que vão abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra investigar a secretaria de Turismo e uma empresa que segundo a vereadora bela do Selmo, Cris Stuart (PSC), teria ganho os certames licitatórios, e presta serviço pra pasta, entre outras secretarias da prefa pexêra.

Turismo

A mira é a secretaria de Turismo e o ex-secretário, Evandro Neiva (que agora é secretário estadual de Turismo), e está no foco da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB).

Aluguel social

O vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB) falou para galega Anna que era pertinente o requerimento sobre o Turismo e que pretende, na semana que vem, protocolar um requerimento pedindo uma auditoria na secretaria de Habitação, no setor de aluguel social, entre os anos de 2017 e 2022. “Sou governo mas também quero saber dessa situação”, debulhou Lamim.

Deveria

Quem tá mostrando trabalho é o assessor especial do prefeito Elcio, o ex-secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Édson Godinho Mafra Júnior, que deixou o cargo pra vereadora Andrea de Souza (MDB). Mafra reforçou o staff do alcaide, resolveu demandas e ajudou nos atendimentos. Há quem diga que ele deveria ser chefe de gabinete...

Leonel na mira do MP

O ex-prefeito de Balneário Piçarras, o viajão Leonel Martins (PSDB), tá na mira do MP. A promotora das Piçarras ingressou com ação civil pública contra Leonel, sete ex-secretários e a empresa Conar Consultoria, Assessoria e Representações. A treta é porque o ex-chefão da ex-capital do jet ski contratou a Conar, por compra direta, para fazer o trampo que é de competência da Secretaria da Fazenda.

Secretários no enrosco

A ex-toda-poderosa da prefa Ana Lúcia Wilvert, que a turma dizia que mandava mais do que o Leonel, foi a secretária da Fazenda nos dois mandatos do tucano. Foi dela, segundo o MP, a ideia de contratar indevidamente a Conar para a realização de atividades exclusivas da Fazenda. A Conar, segundo o MP, tava recebendo pra fazer o trabalho da dona Ana. Aí fica fácil, né...

Mas tem mais

O pior disso tudo é que a empresa foi contratada por múltiplas “compras diretas”, sem licitação, e usando recursos de 10 fundos municipais diferentes: Assistência Social, Habitação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Animal, Saneamento Ambiental, Desenvolvimento Rural, Educação e Cultura. A promotora do caso lascou que dinheiro de fundo municipal tem que ser usado para o que determinar o fundo.

Pedinchos

A promotora autora da ação, Mariana Pagnan, pediu o congelamento dos bens do Leonel, da empresa e dos sete ex-secretários: Ana Lúcia Wilvert, Ana Paula Ribeiro Stiebler, Aires Damião Testoni, Silvana Maria Rebello Pereira, Vinício José dos Santos, Laureci Bernadete Schneider Pereira e Susan Corrêa. Eita lasqueira.

Pesca e mobilização

Deputado estadual Ivan Naatz (PL) teve aprovada na leleia, nesta semana, uma Moção de Apelo a ser enviada ao ministro da Pesca e Aquicultura e à ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática para que estudem revisão da portaria que proibiu a pesca industrial de cotas de tainha este ano sem consultar a categoria.

Não foi

De acordo com o deputado, a decisão tomada pelos ministérios não foi debatida com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), ao contrário do que ocorreu em outras safras, e, mesmo reduzindo o esforço ano a ano e contribuindo ativamente para a sustentabilidade da pescaria, a frota industrial teve seu direito de pesca limitado sumariamente.

Audiência pública

Ainda com relação ao setor pesqueiro, foi instalada oficialmente nesta quarta-feira a Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2025. Assim que encerrou a reunião de abertura, a deputada e presidente Ana Campagnolo (PL) abriu uma outra, essa extraordinária.

A definir

O intuito foi votar requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a proibição da pesca industrial da tainha no litoral catarinense, que foi prontamente aprovada por unanimidade. A data e o local da audiência pública ainda serão definidos.

Hino ultrapassado?

O bocudo e entisicado deputado Ivan Naatz (PL) confirmou no plenário da Alesc e pediu apoio dos colegas para projeto de lei que está protocolando com objetivo de retomar o polêmico debate para mudança do atual hino da Santa & Bela Catarina.

Defasado

Ivan considera o hino catarinense defasado historicamente e não representa e nem exalta as potencialidades e o orgulho do povo catarinense, sem nem ao menos citar o estado em sua letra, além de ser desconhecido da grande maioria das pessoas. A previsão é realizar uma audiência pública para debater a proposta de um concurso para uma nova letra e música do hino.

Dinâmica

“O debate é necessário, a assembleia gaúcha também está debatendo a letra do seu hino, a história não é estática, é dinâmica e um hino estadual precisa ser motivador e popular”, defende Naatz. De pronto, ele recebeu o apoio dos deputados Antídio Lunelli (MDB), Sergio Guimarães (União Brasil) e Emerson Stein (MDB).

Quis mudar

No primeiro governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), no longínquo 2005, o Normélio Weber, que hoje é o bagrão da área cultural da city pexêra, quis mudar o hino de Itajaí. A polêmica foi tão, mas tão grande, que a ideia foi sepultada.

Licença-maternidade

A ampliação do benefício licença-maternidade foi discutida em Brasília no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O deputado federal Jorge Goetten (PL) é autor de um projeto de lei que possibilita o aumento de 120 para 240 dias de licença. A proposta foi levada pelo parlamentar ao ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Quatro ou oito

Conforme o texto, a gestante poderá optar por quatro meses com remuneração integral ou oito meses com redução de salário em até 50%. O deputado justifica que a medida não onera nem a Previdência e nem os empregadores, já que o valor final do benefício será o mesmo em ambas as hipóteses.

Colocou em prática

Goetten explicou ao ministro Lupi, que também é empresário, que já colocou a medida em prática. “Implantamos na empresa e foi muito bem aceito, tivemos funcionárias que aderiram e puderam passar mais tempo com seus filhos recém-nascidos. Por isso eu afirmo que é possível e é viável, mas precisamos alterar a legislação trabalhista para que funcione”, afirmou o deputado.

Receptivo

O ministro mostrou-se bastante receptivo ao projeto e disse que vai trabalhar conjuntamente para que a proposta tenha andamento e viabilidade depois que for aprovada. O texto (PL 5373/20) aguarda a criação de comissão especial para análise.

Saúde

O vereador beato Beto Cunha (PSDB) positivou para covid-19 e se afastou dos trabalhos na piramidal casa do povo. O emplumado fez o teste quarta-feira, que deu positivo, permanecendo em casa e participando de forma remota da sessão e de seu gabinete também.

Quem?

O vereador Laudelino Lamim (MDB) disse na tribuna, na sessão quente desta quinta-feira, que teve excelência excelentíssima que mandou o seu assessor pedir vaga pra diretora em creche. Quem será esse parlamentar?

Sai do muro

A vereadora acelerada Aline Aranha (União Brasil) declarou que não é situação e nem oposição e que quem fala ao contrário está errado. Ora bolas, não existe essa história de que não é oposição ou situação. Isso é pra jogar pra plateia. Outra coisa, Aline tá muito gritona, parece que todo mundo é surdo. Não é por aí.

Se fosse oposição

É fácil esse discurso. Louvável o trabalho da parlamentar, suas bandeiras e muitas coisas que aconteceram por seu empenho. Agora, a Aline acredita mesmo que se não fosse situação a praça dos Correios, por exemplo, tinha saído, entre outras demandas? Pode dizer que não tem cargos no governo, o que é verdade, mas sempre teve acesso e voz no Paço. Isso é fato.

Fiasco

O presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final, na sessão polêmica da piramidal casa do povo nesta quinta-feira, Bruno da Saúde (MDB), não estava presente. Participou de forma remota. Parece que estava fugindo da briga. Afinal, é fácil ficar no celular, pela internet, enquanto os outros vereadores estavam no perrengue, digo, na sessão.

Exército

O deputado Emerson Stein (MDB) vai solicitar apoio ao Exército para implantação de ponte móvel e recursos ao governador para realizar obra da ponte do rio Perequê. A ideia é ter uma ponte provisória até a conclusão das obras.

Interditada

Emerson Stein usou a tribuna da leleia para trazer ao conhecimento da casa a situação em que se encontra a ponte do rio Perequê, que foi interditada parcialmente pra carangas pesadas, nesta quinta-feira, após reunião entre as prefas de Itapema e Porto Belo.

In loco

O secretário de Defesa Civil estadual, Coronel Armando, esteve no local e constatou a situação. A ponte corre o risco de colapsar se as medidas não fossem tomadas urgentemente. Hoje, é o principal acesso entre os dois municípios.

Colapso

“A situação da ponte do rio Perequê chegou ao colapso, é urgente uma ação definitiva, para a segurança de todos e para que não tenhamos prejuízos econômicos na região”, disse Emerson. Quando prefeito de Porto Belo, (cargo que ocupou até 2022), o deputado enfrentou o problema.

Oito milhões

Foram reuniões, laudos e projetos, e, ao lado da prefeita Nilza Simas, tentou recursos estaduais e federais para a execução da obra. Itapema já possui um projeto pronto orçado em R$ 8 milhões.

Ponte provisória

O assunto será levado ao governador Jorginho Mello (PL). Inclusive, uma ida ao local do secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, está sendo articulada para os próximos dias junto da prefeita de Itapema, a bonitona Nilza Simas (PSD) e do prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda (MDB). O deputado solicitou junto ao Exército que se construa uma ponte provisória até a conclusão das obras definitivas.

 

 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação