Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Deputado quer mudar o hino de SC


(foto: divulgação)


O deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) quer mudar o hino de Santa Catarina

 

De surpresa

O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), pegou todo mundo de surpresa, no final da manhã de quarta-feira, ao anunciar que estava se licenciando do mandato por 15 dias. Elcio viaja com comitiva da Amfri para os States pra tratar de projetos de mobilidade pra região.

 

CPI

Os vereadores da piramidal casa do povo, na sessão desta quinta-feira, revelaram que vão abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra investigar a secretaria de Turismo e uma empresa que segundo a vereadora bela do Selmo, Cris Stuart (PSC), teria ganho os certames licitatórios, e presta serviço pra pasta, entre outras secretarias da prefa pexêra.

Turismo

A mira é a secretaria de Turismo e o ex-secretário, Evandro Neiva (que agora é secretário estadual de Turismo), e está no foco da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB).

Aluguel social

O vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB) falou para galega Anna que era pertinente o requerimento sobre o Turismo e que pretende, na semana que vem, protocolar um requerimento pedindo uma auditoria na secretaria de Habitação, no setor de aluguel social, entre os anos de 2017 e 2022. “Sou governo mas também quero saber dessa situação”, debulhou Lamim.

Deveria

Quem tá mostrando trabalho é o assessor especial do prefeito Elcio, o ex-secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Édson Godinho Mafra Júnior, que deixou o cargo pra vereadora Andrea de Souza (MDB). Mafra reforçou o staff do alcaide, resolveu demandas e ajudou nos atendimentos. Há quem diga que ele deveria ser chefe de gabinete...

Leonel na mira do MP

O ex-prefeito de Balneário Piçarras, o viajão Leonel Martins (PSDB), tá na mira do MP. A promotora das Piçarras ingressou com ação civil pública contra Leonel, sete ex-secretários e a empresa Conar Consultoria, Assessoria e Representações. A treta é porque o ex-chefão da ex-capital do jet ski contratou a Conar, por compra direta, para fazer o trampo que é de competência da Secretaria da Fazenda.

Secretários no enrosco

A ex-toda-poderosa da prefa Ana Lúcia Wilvert, que a turma dizia que mandava mais do que o Leonel, foi a secretária da Fazenda nos dois mandatos do tucano. Foi dela, segundo o MP, a ideia de contratar indevidamente a Conar para a realização de atividades exclusivas da Fazenda. A Conar, segundo o MP, tava recebendo pra fazer o trabalho da dona Ana. Aí fica fácil, né...

Mas tem mais

O pior disso tudo é que a empresa foi contratada por múltiplas “compras diretas”, sem licitação, e usando recursos de 10 fundos municipais diferentes: Assistência Social, Habitação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Animal, Saneamento Ambiental, Desenvolvimento Rural, Educação e Cultura. A promotora do caso lascou que dinheiro de fundo municipal tem que ser usado para o que determinar o fundo.

Pedinchos

A promotora autora da ação, Mariana Pagnan, pediu o congelamento dos bens do Leonel, da empresa e dos sete ex-secretários: Ana Lúcia Wilvert, Ana Paula Ribeiro Stiebler, Aires Damião Testoni, Silvana Maria Rebello Pereira, Vinício José dos Santos, Laureci Bernadete Schneider Pereira e Susan Corrêa. Eita lasqueira.

Pesca e mobilização

Deputado estadual Ivan Naatz (PL) teve aprovada na leleia, nesta semana, uma Moção de Apelo a ser enviada ao ministro da Pesca e Aquicultura e à ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática para que estudem revisão da portaria que proibiu a pesca industrial de cotas de tainha este ano sem consultar a categoria.

Não foi

De acordo com o deputado, a decisão tomada pelos ministérios não foi debatida com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), ao contrário do que ocorreu em outras safras, e, mesmo reduzindo o esforço ano a ano e contribuindo ativamente para a sustentabilidade da pescaria, a frota industrial teve seu direito de pesca limitado sumariamente.

Audiência pública

Ainda com relação ao setor pesqueiro, foi instalada oficialmente nesta quarta-feira a Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2025. Assim que encerrou a reunião de abertura, a deputada e presidente Ana Campagnolo (PL) abriu uma outra, essa extraordinária.

A definir

O intuito foi votar requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a proibição da pesca industrial da tainha no litoral catarinense, que foi prontamente aprovada por unanimidade. A data e o local da audiência pública ainda serão definidos.

Hino ultrapassado?

O bocudo e entisicado deputado Ivan Naatz (PL) confirmou no plenário da Alesc e pediu apoio dos colegas para projeto de lei que está protocolando com objetivo de retomar o polêmico debate para mudança do atual hino da Santa & Bela Catarina.

Defasado

Ivan considera o hino catarinense defasado historicamente e não representa e nem exalta as potencialidades e o orgulho do povo catarinense, sem nem ao menos citar o estado em sua letra, além de ser desconhecido da grande maioria das pessoas. A previsão é realizar uma audiência pública para debater a proposta de um concurso para uma nova letra e música do hino.

Dinâmica

“O debate é necessário, a assembleia gaúcha também está debatendo a letra do seu hino, a história não é estática, é dinâmica e um hino estadual precisa ser motivador e popular”, defende Naatz. De pronto, ele recebeu o apoio dos deputados Antídio Lunelli (MDB), Sergio Guimarães (União Brasil) e Emerson Stein (MDB).

Quis mudar

No primeiro governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), no longínquo 2005, o Normélio Weber, que hoje é o bagrão da área cultural da city pexêra, quis mudar o hino de Itajaí. A polêmica foi tão, mas tão grande, que a ideia foi sepultada.

Licença-maternidade

A ampliação do benefício licença-maternidade foi discutida em Brasília no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O deputado federal Jorge Goetten (PL) é autor de um projeto de lei que possibilita o aumento de 120 para 240 dias de licença. A proposta foi levada pelo parlamentar ao ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Quatro ou oito

Conforme o texto, a gestante poderá optar por quatro meses com remuneração integral ou oito meses com redução de salário em até 50%. O deputado justifica que a medida não onera nem a Previdência e nem os empregadores, já que o valor final do benefício será o mesmo em ambas as hipóteses.

Colocou em prática

Goetten explicou ao ministro Lupi, que também é empresário, que já colocou a medida em prática. “Implantamos na empresa e foi muito bem aceito, tivemos funcionárias que aderiram e puderam passar mais tempo com seus filhos recém-nascidos. Por isso eu afirmo que é possível e é viável, mas precisamos alterar a legislação trabalhista para que funcione”, afirmou o deputado.

Receptivo

O ministro mostrou-se bastante receptivo ao projeto e disse que vai trabalhar conjuntamente para que a proposta tenha andamento e viabilidade depois que for aprovada. O texto (PL 5373/20) aguarda a criação de comissão especial para análise.

Saúde

O vereador beato Beto Cunha (PSDB) positivou para covid-19 e se afastou dos trabalhos na piramidal casa do povo. O emplumado fez o teste quarta-feira, que deu positivo, permanecendo em casa e participando de forma remota da sessão e de seu gabinete também.

Quem?

O vereador Laudelino Lamim (MDB) disse na tribuna, na sessão quente desta quinta-feira, que teve excelência excelentíssima que mandou o seu assessor pedir vaga pra diretora em creche. Quem será esse parlamentar?

Sai do muro

A vereadora acelerada Aline Aranha (União Brasil) declarou que não é situação e nem oposição e que quem fala ao contrário está errado. Ora bolas, não existe essa história de que não é oposição ou situação. Isso é pra jogar pra plateia. Outra coisa, Aline tá muito gritona, parece que todo mundo é surdo. Não é por aí.

Se fosse oposição

É fácil esse discurso. Louvável o trabalho da parlamentar, suas bandeiras e muitas coisas que aconteceram por seu empenho. Agora, a Aline acredita mesmo que se não fosse situação a praça dos Correios, por exemplo, tinha saído, entre outras demandas? Pode dizer que não tem cargos no governo, o que é verdade, mas sempre teve acesso e voz no Paço. Isso é fato.

Fiasco

O presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final, na sessão polêmica da piramidal casa do povo nesta quinta-feira, Bruno da Saúde (MDB), não estava presente. Participou de forma remota. Parece que estava fugindo da briga. Afinal, é fácil ficar no celular, pela internet, enquanto os outros vereadores estavam no perrengue, digo, na sessão.

Exército

O deputado Emerson Stein (MDB) vai solicitar apoio ao Exército para implantação de ponte móvel e recursos ao governador para realizar obra da ponte do rio Perequê. A ideia é ter uma ponte provisória até a conclusão das obras.

Interditada

Emerson Stein usou a tribuna da leleia para trazer ao conhecimento da casa a situação em que se encontra a ponte do rio Perequê, que foi interditada parcialmente pra carangas pesadas, nesta quinta-feira, após reunião entre as prefas de Itapema e Porto Belo.

In loco

O secretário de Defesa Civil estadual, Coronel Armando, esteve no local e constatou a situação. A ponte corre o risco de colapsar se as medidas não fossem tomadas urgentemente. Hoje, é o principal acesso entre os dois municípios.

Colapso

“A situação da ponte do rio Perequê chegou ao colapso, é urgente uma ação definitiva, para a segurança de todos e para que não tenhamos prejuízos econômicos na região”, disse Emerson. Quando prefeito de Porto Belo, (cargo que ocupou até 2022), o deputado enfrentou o problema.

Oito milhões

Foram reuniões, laudos e projetos, e, ao lado da prefeita Nilza Simas, tentou recursos estaduais e federais para a execução da obra. Itapema já possui um projeto pronto orçado em R$ 8 milhões.

Ponte provisória

O assunto será levado ao governador Jorginho Mello (PL). Inclusive, uma ida ao local do secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, está sendo articulada para os próximos dias junto da prefeita de Itapema, a bonitona Nilza Simas (PSD) e do prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda (MDB). O deputado solicitou junto ao Exército que se construa uma ponte provisória até a conclusão das obras definitivas.

 

 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Transe Tudo

Bons negócios

Roda-gigante está com desconto de 60% para moradores de BC e Camboriú

Roda-gigante está com desconto de 60% para moradores de BC e Camboriú

GM vai investir R$ 1,2 bilhão em carro fabricado no Brasil

GM vai investir R$ 1,2 bilhão em carro fabricado no Brasil

Salão Heaven oferece combos especiais a partir de R$ 145,90

Salão Heaven oferece combos especiais a partir de R$ 145,90


Veículos

PCX 160 DLX ABS

Motos

Pcx 160 Dlx Abs

R$ 22.900,00

BIZ 125

Motos

Biz 125

R$ 15.900,00

BIZ 110i

Motos

Biz 110i

R$ 14.500,00

BIZ 125

Motos

Biz 125

R$ 18.900,00

CG 160 START

Motos

Cg 160 Start

R$ 17.300,00

ELITE 125

Motos

Elite 125

R$ 12.500,00

XRE 190 SE

Motos

Xre 190 Se

R$ 26.900,00

BIZ 125

Motos

Biz 125

R$ 18.900,00


Imóveis

TROCO CASA POR APARTAMENTO (PODENDO ESTAR FINANCIADO) (PERMUTA)

Casa

Troco Casa Por Apartamento (podendo Estar Financiado) (permuta)

R$ 350.000,00

VENDA JUDICIAL POR ALIENAÇÃO PARTICULAR

Outros

Venda Judicial Por Alienação Particular

R$ 6.810.000,00

VENDO / ALUGO APARTAMENTO

Apartamento

Vendo / Alugo Apartamento

VENDE-SE LINDA CHÁCARA NA PACIÊNCIA

Sítio, Chácara ou Fazenda

Vende-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 1.500.000,00


Empregos

DIARISTA E FAXINA PÓS-OBRA

Ofereço-me para trabalhar

Diarista E Faxina Pós-obra

CUIDADORA DE IDOSOS OU BABÁ

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos Ou Babá

EMPREGADA DOMÉSTICA MENSALISTA

Ofereço-me para trabalhar

Empregada Doméstica Mensalista

Empregada doméstica p/ meio período

Ofereço-me para trabalhar

Empregada Doméstica P/ Meio Período

PEDREIRO COM BOAS REFERÊNCIAS

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro Com Boas Referências

JN BURGER CONTRATA

Tenho vaga para

Jn Burger Contrata

VAGA PARA EMPREGADA DOMÉSTICA

Tenho vaga para

Vaga Para Empregada Doméstica

FETRAMMASC CONTRATA

Tenho vaga para

Fetrammasc Contrata


De tudo

GRAMPEAR COMÉRCIO E ASSISTÊNCIA

Comércio, escritório e indústria

Grampear Comércio E Assistência

CANTINHO DA MASSAGEM

Esporte e saúde

Cantinho Da Massagem

PROCESSOS CIDADANIA LUXEMBURGUESA E ITALIANA

Diversos

Processos Cidadania Luxemburguesa E Italiana

COMPRO CONSÓRCIO

Negócios e oportunidades

Compro Consórcio

MASSOTERAPIA / QUIROPATIA

Esporte e saúde

Massoterapia / Quiropatia






Entrevistão

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

Rogério Tomaz Corrêa

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

Carlos Humberto

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”

Claudir Maciel

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”

"Eu digo que Camboriú não é uma bola para sair chutando. Muito menos cemitério de elefantes"

John Lenon Teodoro

"Eu digo que Camboriú não é uma bola para sair chutando. Muito menos cemitério de elefantes"

ENQUETE

Se as eleições municipais em Itajaí fossem hoje, eu votaria em…

Carlos Chiodini (MDB)

João Paulo Tavares Bastos (PT)

Marcelo Sodré (PDT)

Marcio Dedé (UB)

Osmar Teixeira (PSD)

Robison Coelho (PL)

Tarcísio Zanelato (Progressistas)



TV DIARINHO


VANDALISMO E PRECONCEITO | Um homem foi flagrado pichando frases de ódio em muros de casas da praia ...



Podcasts

Mãe abandona crianças sem comida em casa

Mãe abandona crianças sem comida em casa

Publicado 16/07/2024 20:00




Especiais

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

POLÍTICA

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

Em busca das peças saqueadas: fósseis extraídos ilegalmente do Ceará voltam ao Brasil

PÚBLICA

Em busca das peças saqueadas: fósseis extraídos ilegalmente do Ceará voltam ao Brasil

Ex-general agiu por ressentimento contra o presidente, diz pesquisadora

Golpe na Bolívia

Ex-general agiu por ressentimento contra o presidente, diz pesquisadora

CPAC põe Brasil no centro da extrema direita internacional, diz cientista política

ENTREVISTA

CPAC põe Brasil no centro da extrema direita internacional, diz cientista política

Seis atrações imperdíveis para curtir em Balneário Camboriú em julho

NA ESTRADA

Seis atrações imperdíveis para curtir em Balneário Camboriú em julho



Colunistas

Convivendo com a imperfeição

Ideal Mente

Convivendo com a imperfeição

PDT com Juliana

JotaCê

PDT com Juliana

Coluna Esplanada

Cartel do hemo

Expectativa no Gigantão

Show de Bola

Expectativa no Gigantão

Direito na mão

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e 100%: como funciona?

Saudades de um dia de sol

Foto do Dia

Saudades de um dia de sol

Coluna Exitus na Política

Um tiro pela culatra

Medalha de Bolsonaro a Milei, repórter hostilizada em evento de BC e mais: confira os destaques do DIARINHO nas redes sociais

Na Rede

Medalha de Bolsonaro a Milei, repórter hostilizada em evento de BC e mais: confira os destaques do DIARINHO nas redes sociais

Trip dos Silva

Jackie Rosa

Trip dos Silva

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Mundo Corporativo

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Família Bellini em festa

Gente & Notícia

Família Bellini em festa

Viva a Marina

Coluna do Ton

Viva a Marina

Vento terral ou “rapa-canela”: o frio em Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Vento terral ou “rapa-canela”: o frio em Itajaí

Fundos imobiliários: oportunidades em fundos de tijolo e de papel

Diário do Investidor

Fundos imobiliários: oportunidades em fundos de tijolo e de papel

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 7 – final

Luta por direitos

Via Streaming

Luta por direitos




Blogs

Festival de Vela de Caraguá 2024 confirmado

A bordo do esporte

Festival de Vela de Caraguá 2024 confirmado

Consenso

Blog do JC

Consenso

limpa

Blog da Ale Francoise

limpa

iPhone 16

Blog da Jackie

iPhone 16

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯







Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação