Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Afrânio x Jorge Seif Junior


(foto: divulgação)


O pré-candidato a senador Afrânio Boppré (Psol) protocolou ação para derrubar o também pré-candidato a senador Jorge Seif Júnior (PL)

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Ciclone

A solidariedade do colunista a todos que de uma maneira ou outra foram afetados pela passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina, que deixou um rastro de destruição. Como sempre, o nosso povo trabalhador e determinado se erguerá com ainda mais força. Vamos em frente!

 

Desconversou

Minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), postou videozinho nas suas redes respondendo a perguntas supostamente enviadas por seus eleitores para tentar desmistificar algumas imagens e discursos que seus adversários podem explorar durante a campanha eleitoral. Só que, para algumas perguntas, a galega desconversou em vez de explicar direitinho.

Católica

Uma das tentativas foi a de se desgrudar da imagem do seu entisicado pai, o João Sem Kombi Martins, que sempre que pode se afirma ateu, além de cutucar padres, pastores e religiosos em qualquer oportunidade que tenha. Anna poderia ter ido além, explicando a diferença de pensamentos, mesmo sendo unha e carne com o pai, mas só fez questão de dizer que é católica, batizada e crismada.

Prefeita?

Mas o que ligou o alerta dos fofoqueiros de plantão foi quando a pergunta foi sobre o desejo de ser prefeita de Itajaí. Numa resposta estratégica, no melhor modo “não quero me comprometer com nada”, a galega desconversou, dizendo que o foco agora é ser deputada estadual. Para meio entendedor, meia palavra bastou!

Muita água

Embora ainda tenha muita água para rolar, vai ficar difícil engolir a Dom Quichata eleita deputada dizendo que a city precisa de representantes para depois abandonar Itajaí na leleia para querer ser prefeita dos pexêros. O papinho na resposta evasiva já deixa o eleitor encucado com a vaselinagem da galega.

Descompromisso?

Os mesmos linguarudos garantem que Anna assumiu compromissos com uma pá de apoiadores de não ser candidata a prefeita, fazendo a sua barda de ter “tudo para mim” parar um pouco em 2024. Os que confiaram desconfiando da Dom Quichata já estão cravando que o compromisso não será cumprido e repensando o apoio de agora. Ai, ai, ai qui dor!

Goethen e Thiago

Na frienta e chuvosa terça-feira à noite, o pré-candidato a deputado federal Jorge Goethen (PL) e o pré-candidato a deputado estadual, o ex-barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos), reuniram dezenas de apoiadores em reunião. O encontro foi organizado pelos ex-vereadores Topetudo Osvaldo Gern e Murilo Pereira.

Afrânio vai pra cima

O candidato da Santa & Bela Catarina ao Senado pelo PSOL, Afrânio Boppré, entrou com ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para impugnar a candidatura a senador de Jorge Seif Júnior, do PL, por não ter cumprido a exigência de desincompatibilização do cargo de secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Não se afastou

Mesmo tendo apresentado à Justiça eleitoral um “comprovante de desincompatibilização”, a portaria de 30 de março de 2022 que trata de sua exoneração do cargo federal, Seif não se afastou efetivamente das suas atividades, permanecendo com o uso e ocupação de imóvel funcional em Brasília do qual era permissionário desde novembro de 2020.

Impugnação

Conforme a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (Airc), assinada por Afrânio, o candidato do PL manteve a ocupação da baiuca funcional em razão do exercício do cargo, mesmo depois de meses da sua exoneração, em desacordo com o que prevê o artigo 16, inciso II, do decreto nº 980/1993, bem como em evidente violação da Lei de Inelegibilidade.

Imóvel

“A ocupação irregular do apê funcional, que reflete diretamente na condição de inelegibilidade do impugnado, foi objeto de notícias veiculadas em diversos meios de comunicação, comprovando a manutenção do vínculo com o governo federal, decorrente o recebimento de valores in natura revertidos na forma de cessão do imóvel funcional”, diz a ação. Ui!

Publicações

Além da ocupação irregular do imóvel em Brasília, o candidato do PL deixou de se afastar efetivamente das suas funções seis meses antes das eleições, conforme mostram publicações feitas no Instagram, anexadas na ação por Afrânio Boppré. No dia 8 de maio de 2022, mais de um mês depois de sua “exoneração”, ele veiculou em seu perfil da rede social material que confirmaria a atuação.

Uniforme

Na ação protocolada por Afrânio, ele cita que Seif postou imagem utilizando de uniforme da pasta, o que comprova a manutenção das atividades inerentes ao cargo em período vedado pela lei eleitoral. Em outra publicação, datada de 9 de maio de 2022, ele expressamente afirma estar em um evento, ocorrido em 7/5, utilizando identificação funcional do governo federal.

Queimei a língua

Depois de bizolhar o sistema de divulgação de candidaturas do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, Pai Atanásio me entisicou dizendo que queimei a língua, pois lá atrás a coluna teria emplacado que as pretensões do meio-careca Fabrício Marinho (Cidadania) e do Julcemar Ferreira, o Julça (PSB), com o lançamento de suas candidaturas era apenas para barganhar mais espaços no governo.

Lançou

Se era isso ou não, só o tempo vai dizer, mas já aparece registrada a candidatura de Fabrício Marinho a deputado estadual. O homem, que não conseguiu nem se eleger vereador, depois de mamar, ops, compor por anos o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), deu de ombros para a candidatura única da base e foi atrás do sonho de ser deputado. Ah, tah!

De olho

O prazo para registro das candidaturas ainda está aberto e, ao que tudo indica, o Julça, no mesmo embalo que o Fabrício, deve ser registrado candidato a deputado estadual pelo partido da pombinha. É outro que entra governo, sai governo, está emplacando cargos e espaços na máquina, mas agora mija fora do penico. Nem se elege vereador e quer ser deputado, tá flórida!

Redistribuição

A dúvida é como ficam os chegados de Julça e Fabrício, indicados por eles e seus partidos, e que ainda compõem o governo do paço da vila Operária. Vão tomar vergonha na cara e pedir o boné, ou vão virar as costas aos seus futuros ex-padrinhos políticos? Situação constrangedora que os candidatos a deputado deixam nas suas bases. Depois não tem do que reclamar, né?

Felipe do Novo

O pré-candidato a presidente pelo Partido Novo, Felipe d’Ávila, visita a Santa & Bela Catarina nesta semana. O cientista político cumpre agenda no Sul do estado e na região da Capital em eventos abertos ao público.

Vice

O pré-candidato a vice, o deputado federal Tiago Mitraud, também participa da programação, que promete reunir muitos filiados na semana que antecede o começo da campanha eleitoral. Os pré-candidatos a governador, Odair Tramontin, a vice-governador, Ricardo Althoff, a senador, Luiz Barboza Neto, e os demais postulantes da sigla acompanharão a agenda.

Foi pra cima do Lula

D’Ávila acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir que Lula seja condenado por campanha eleitoral antecipada. O cientista político argumentou que, na convenção dos vermelhinhos em Teresina, Lula pediu votos para si e para os correligionários postulantes ao Senado e ao governo do Piauí.

Esquentando a friaca

O clima continua quente entre os postulantes ao governo do Estado. Em dois debates no início da semana, o senador Jorginho Mello (PL) prometeu criar duas novas secretarias se eleito governador: uma para ciência, tecnologia e inovação e uma de portos e aeroportos. A ideia é rechaçada pelo governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos).

Produtivo

O entendimento do atual governador é de que é mais produtivo aplicar os recursos diretamente nos portos e aeroportos, como ocorre atualmente, do que criar mais estruturas burocráticas. Além disso, o Estado já tem uma Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, a Fapesc.

Impostos para bancar salários...

Assessores de Moisés lascam sem dó que, se Jorginho inventar uma nova secretaria a cada debate, os catarinenses vão pagar impostos só para bancar o salário dos novos bagrões, digo, secretários estaduais. Oh, dor!

Ciclone

Em razão da passagem de ciclone extratropical pelo Estado, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, requereu a suspensão de prazos e audiências na Justiça Estadual, Trabalhista e Federal (TJSC, TRT-SC e TRF4).

Afetados

Os ofícios subscritos destacam a necessidade de atendimento do pleito especialmente nas citys de Balneário Piçarras, Camboriú, Gaspar e Navegantes, as mais afetadas pelos eventos climáticos no momento do encaminhamento.

Garantir os direitos

“A medida pretende garantir os direitos dos cidadãos e preservar a atuação da advocacia, em razão das dificuldades de deslocamentos e de acesso aos órgãos da Justiça, causadas por alagamentos, deslizamentos, interrupção de serviços como internet e demais riscos nesta situação excepcional, além de contribuir com orientação das autoridades para que a população evite ao máximo se deslocar durante a ocorrência climática”, destaca Cláudia.

 

Estruturas danificadas

A OAB/SC também requereu que a suspensão dos prazos e das audiências inicie nesta quarta-feira (10/8) e perdure enquanto for necessário, até que a normalidade se restabeleça no Estado. “Recebemos muitos relatos de estruturas danificadas, falta de energia elétrica e problemas de conexão. Além das solicitações aos Tribunais, estamos à disposição dos advogados e advogadas catarinenses para o que for necessário”, complementa a presidente da OAB/SC.

Ofícios

Os ofícios foram endereçados ao presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi; ao presidente do TRF4, desembargador federal Ricardo do Valle Pereira; e ao presidente do TRT12, desembargador do trabalho José Ernesto Manzi.

Auxiliar os advogados

A Seccional catarinense e a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) estão em contato com todas as Subseções da OAB no Estado para avaliar a situação e auxiliar os profissionais da advocacia.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Vela a vários Santos

JotaCê

Vereadora chama secretaria de demagoga

JotaCê

Moisés acusa Jorginho Mello de rolo em contrato

JotaCê

Bolsonaro desiste de vir a Santa Catarina com medo de derrota de pupilo?

JotaCê

Moisés diz que bandidos estão lhe atacando

JotaCê

Comeu siri do pala?

JotaCê

Véio da Havan interesseiro?!

JotaCê

Mancha Branca quer expulsar dois vereadores

JotaCê

Era Mazoca

JotaCê

“Seif e Kennedy embolsaram R$ 2 milhões”

JotaCê

Pegorini explica porque virou casaca

JotaCê

Prefeito Fabrício em campanha

JotaCê

Segunda tem caderno especial da Gororoba

JotaCê

Pressão política em cargos comissionados

JotaCê

Jogo de traições na câmara

JotaCê

Bob Carlos quer voltar

JotaCê

Bia Vargas é defensora da diversidade

JotaCê

Todos estavam lá

JotaCê

Todo mundo na Gororoba!

JotaCê

Gelson Rodrigues estará na Gororoba



Blogs

A bordo do esporte

Vela estreia nos Jogos Sul-Americanos no domingo (2)

Blog do JC

Eleições

Blog do Ton

Zezé Di Camargo & Luciano aterrissam em outubro no Expocentro BC

Blog Doutor Multas

5 golpes comuns que você deve ficar atento ao comprar um carro

Blog da Jackie

Spring Party

Blog da Ale Francoise

Tá com tosse aí?

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Jorge Boeira

“A saúde de Santa Catarina está esperando vaga na UTI”

Esperidião Amin

"Eu não quero colocar o Bolsonaro dentro da minha gaiola - que é o que alguns querem, ser o dono do Bolsonaro. Já foram até repreendidos por isso”

Décio Nery de Lima

"Vou retomar os investimentos que o Bolsonaro negou para Santa Catarina”

Jorginho Mello

"O candidato do presidente Bolsonaro é o Jorginho Mello”

TV DIARINHO

Oba! Faltam só 6 dias pra maior festa do pescado do Brasil! Vem aí a Marejada! #marejada #itajai #santacatarina ...



Podcast

Minuto DIARINHO - 30/09/2022

Publicado 30/09/2022 15:40


Especiais

Fique ligado

Confira as orientações, regras e serviços para o dia da eleição

ENTREVISTA

“Já atingimos ponto de não retorno” em algumas regiões da Amazônia, diz pesquisadora

ELEIÇÕES 2022

Partidos em Santa Catarina receberam quase R$ 194 milhões

ELEIÇÕES 2022

Confira quanto cada candidato da região recebeu do fundão eleitoral

Pesquisa DIARINHO

Preço da carne pode variar até 145%



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação