Doria
A vitória de Bruno Covas em São Paulo traz o PSDB e o DEM, vice de Covas, para as eleições de 2022. O governador João Doria (PSDB) é o grande beneficiado da vitória de seu correligionário na maior cidade brasileira.
Boulos
Também Boulos (PSOL) sai vitorioso e se cacifa para 2022 como a grande novidade da esquerda. Será o novo Lula? Só o tempo dirá, mas fez bonito. Já a vitória de Eduardo Paes (DEM) no Rio não me diz nada. Tendo que escolher entre ele e o atual prefeito Marcelo Crivela (Republicanos), só me ocorre um pensamento: pobre Rio. Enfim.
Novidade
Por aqui, a grande novidade não é o segundo turno em que Mário Hildebrandt (Podemos) se reelegeu na galega Blumenau, e em que Adriano Silva (Novo) mostrou em Joinville que Darci de Matos (PSD) é cavalo paraguaio (larga bem, mas não chega).
Desserviço
A grande velha novidade é a volta de Carlos Moisés (PSL) ao comando do governo do Estado após um processo que fragilizou a política catarinense e o combate à pandemia, e não serviu, na prática, para nada.
Sonho de uma noite
Morreu, primeiro, com a ascensão de Daniela Reinehr (sem partido), e agora com o retorno de Carlos Moisés à chefia do governo, a pretensão de um governo tocado pela leleia. Foram idas e vindas, muito blablablá, não deu certo, e o resultado é que a assembleia sai mais fraca, Moisés reassume alquebrado, e a epidemia avança perigosamente no estado. Então, perdeu todo mundo...
Enquanto isso...
Na capital do país, o governo tocado pelo capitão Jair Bolsonaro (sem partido) segue negacionista e errático, com declarações surreais que levam o Brasil ao descrédito internacional. As eleições municipais mostraram que o bolsonarismo sofreu queda e que a onda direitista parece ter amainado. Mas, na opinião desse humilde escriba, vai durar ainda por um bom tempo. Talvez 2022...
Estadista...
Bolsonaro tem seus fiéis seguidores, todos dedicados a acabar com o país. O presidente não gosta da China, não gosta da Europa, e só gosta dos Estados Unidos de Trump, aquele que não existem mais...
Segue errando
Vamos negociar com quem, afinal? Em sua caça improvável a comunistas, ambientalistas, mulheres, homossexuais e a qualquer um que discorde de sua estupidez, o bolsonarismo segue como uma seita. Mas vou fazer o quê?
Italiano
O vereador reeleito da capital do marisco, Everaldo Dal Pozzo, o Italiano (PL), acompanhado do pastor Fábio Israel, visitou a choupana do socadinho escriba. Além de vereador, Italiano é o funcionário mais antigo do Parque Beto Carrero, há 29 anos interpretando o Rei Artur.
Mal interpretado
Italiano, na eleição de 2016, na Penha, quando estava no MDB, fez 884 votos, sendo na época o mais votado. Na eleição de 2020, ficou em oitavo com 293 votos. Pra quem não se lembra, ele emplacou um projeto com relação ao barulho de fogos, entre outros, que foi mal interpretado, onde usaram e abusaram de que ele não queria que os cachorros latissem. E não era verdade.
Fiel da balança
Dal Pozzo acredita que o resultado, também, foi pelo sentimento de renovação e mudança no legislativo, e Penha não foi diferente. Escolheu novos e manteve quem fez um bom trabalho. Italiano diz que era da base e virou oposição ao ir para o PL. Mas que agora não é nem situação e nem oposição, e acredita ser o fiel da balança, por exemplo, na eleição da mesa diretora da câmara. Hummmm...
Prioridade
A informação de que as importantes alças viárias na BR-101 são prioridade pra Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi repassada ao deputado federal Jorge Goetten (PL), na semana passada.
Construção
A construção de alças viárias na BR-101, no acesso à city peixeira, foi tema de uma videoconferência entre o deputado federal Jorge Goetten e uma equipe da ANTT. Goetten conversou com o superintendente de Infraestrutura Rodoviária, André Freire.
Colapso
“Não é novidade para ninguém que, caso não haja novos investimentos, o tráfego no trecho da BR-101 que atravessa Itajaí vai entrar em colapso”, frisou o deputado. O trevo concentra grande movimento nas rodovias, especialmente devido aos caminhões de carga que se dirigem ao porto.
Projeto prioritário
A explicação da ANTT foi de que antes de iniciar novas obras, o foco são as que já estão em andamento, como o Contorno Viário de Floripa. Segundo os técnicos, o projeto das alças viárias terá andamento efetivo em breve.
Otimista
“Eu estou otimista com as perspectivas, temos o coordenador regional, Gilmar Cardoso, bastante engajado e comprometido neste projeto por conhecer a necessidade e urgência de organizar o trânsito no local. Tive a garantia de que será uma obra prioritária em Santa Catarina e confio no trabalho da equipe”, afirma Goetten.
Nova mesa
Foi protocolada na casa do povo da Capital do Ultraleve a chapa pra concorrer à presidência do legislativo de Itapema de 2021 a 2022. Cerca de 10 excelências excelentíssimas da base do governo da prefeita reeleita, Nilza Simas (PSD), assinaram embaixo.
Nomes
O presidente da chapa é o Alexandre Xepa (PP), vice-presidente Wanderley Dias, o Lei (PSD), Raquel Aparecida Josino, a Raquel da Saúde (PSL) como primeira secretária, e Leonardo Arlindo Cordeiro, o Léo Cordeiro (MDB), como segundo secretário.
Sem disputa
O nome de Léo é ventilado como possível líder do governo. Dos 13 vereadores eleitos e reeleitos da câmara, o governo municipal tem 11 na base. Ou seja, não haverá disputa pra eleição da mesa diretora do legislativo. Ser oposição na casa do povo de Itapema vai ser osso...
Boataria
Burburinho corre solto na Capital do Marisco, de que pode ser pedida a derrubada da chapa do Democratas que elegeu os vereadores Mário Marquett e Júnior Reis no pleito do último dia 15 deste sagrado mês de novembro.
Diplomados
Tudo porque teria uma candidata do DEM que teria zerado no pleito. E que, supostamente, teria recebido ajuda financeira de um partido ligado ao governo. Contudo, o DEM rechaça que a candidata não tenha feito campanha e debulha que no tapetão não vão passar. E que os vereadores democratas serão diplomados em janeiro e ponto final.
Oxigenar
Perdigueiros da coluna que se espalham pela terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador aguardam que o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) comece a se mexer, com relação ao novo mandato que se aproxima. Que o prefeito comece a planejar e colocar a nova equipe de imediato. E justamente pra isso: planejar. Traçar estratégias. Oxigenar.
Sumido
Quem andava mais sumido que nota de um real e ressurgiu com vitória de Moisés no impeachment foi o deputado federal Fábio Chiclete, ops Schioquete, que não deu um pio quando Moisés ruiu, mas ficou todo prosa quando homem ascendeu ao cargo novamente. Cômodo né?!