Barbudinho
Segundo bocas de lata metidos a analistas políticos, o novo governo de Volnei Morastoni (MDB) vai refletir o quadro político eleitoral que quase levou o projeto do barbudinho a naufragar, muito por politicagem e, também, por despreparo técnico de vários cargos comissionados em posição de comando.
Pop star
Também o prefeito pop star, Fabricio Oliveira (Podemos), da Dubai brasileira, garantiu, instado por este socadinho escriba em visita que fez a esta choupana, que haverá mudanças no próximo governo. E era mesmo de se esperar.
Política de resultado
Se observar o primeiro mandato de Fabricio, fica claro que o pop star nunca fez muita cerimônia em mexer na equipe para obter o resultado das ações planejadas. Fabrício puxou o bonde do primeiro mandato, cobrou de perto, trocou, quando foi o caso, e o resultado foi um governo realizador em todas as áreas.
Menos política
A maneira de governar de Fabricio, com menos politicagem e mais ação, conseguiu tirar do sonho e do papel, em menos de quatro anos, e com uma pandemia no meio, diversas obras necessárias na Dubai brasileira e que, entrava governo saía governo, não eram feitas...
Novos desafios
Outras obras estruturantes, como o alargamento da faixa de areia da praia Central e a nova avenida Ecopark, estão entre as prioridades do governo que começa em janeiro. Então, concluindo, é muito provável que o governo do pop star seja remodelado para fazer frente aos novos desafios. Quem viver, verá.
Política tradicional
Diferente do perfil do pop star Fabrício Oliveira, apesar de serem os dois prefeitos extremamente trabalhadores, o barbudinho Volnei Morastoni é um político mais tradicional, que leva mais em conta a política na questão de governança.
Nome na história
Mas, dizem as mesmas bocas de lata, que se Volnei quiser fazer frente aos enormes desafios que também Itajaí tem e deixar o seu nome na história, terá que mudar um pouco de estilo e fazer um governo mais técnico do que político.
Barca...
Na edição de hoje do nosso DIARINHO de todos os dias, você confere a tradicional barca que leva os derrotados do pleito e deixa em terra firme os vitoriosos. Vale a pena correr no seu ponto de venda preferido e guardar um exemplar para rememorar. Bora lá!
Sinalizou
O prefeito eleito do outro lado da vala, o empresário Liba Fronza, em entrevista a uma emissora de TV, fez declarações sobre dois importantes projetos de seu futuro governo. Deixar de comprar água do Semasa de Itajaí e promover o alargamento da faixa de areia do Gravatá.
Desafio
Deixar de adquirir o precioso líquido do Semasa, que hoje abastece Navega-City, é um baita desafio. Onde vai buscar água ao município? Talvez em Luiz Alves. Penha também sonha com a água vinda da terra da cachaça. Precisava passar por Navegantes, mas o prefeito cabeça lustrada, Emilio Vieira (Progressistas), nunca deixou.
Imediato
O problema maior da água do outro lado da vala é porque precisa ter mais reservatórios. Se reserva muito pouco. O que vem pela tubulação do Semasa cai direto na rede dengo-dengo. Consumo imediato. Qualquer problema na rede e as pessoas ficam sem água.
Audacioso
E, o outro dado curioso, é alargar a faixa de areia do Gravatá. Dois projetos audaciosos que demandam além de um mandato de quatro anos. Será que Liba, antes mesmo de ocupar a principal cadeira do paço dengo-dengo, já pensa na reeleição?
Debandada
Perder a eleição é super complicado. Não ter jogo de cintura e nem traquejo pra manter a unidade, mais ainda. No PSDB peixeiro, já começou a pipocarem os pedidos de desfiliação. É uma dor. Além de outras situações mais complicadas...
Sangue Novo
Surpresa dessas eleições, o jovem pedetista da Dubai Brasileira, Eduardo Zanatta, é experiente na casa do povo, pois já trabalhou como assessor parlamentar nos últimos sete anos. Zanatta promete atuar na câmara pela justiça social e inclusão das pessoas que buscam melhores condições de vida.
Atucanada?
Outra jovem vereadora da Dubai, Juliana Pavan, tem o berço político do pai, Leonel Pavan, mas para levar o legado pavanista adiante, terá que provar que tem luz própria. A tucana será a única mulher na casa e, segundo línguas aflorada da city, Juliana tem o mesmo temperamento explosivo de Leonel.
Agoniados
Tá tudo agoniado no paço da Vila Operária, na city peixeira. O alcaide VM não tem aparecido. Segundo os perdigueiros da coluna, o prefeito está mais reservado, aproveitando pra traçar metas e planejar um novo mandato.
Com o c... na mão
O problema é que tem quem esteja com o cu na mão. Agoniado, por conta de não saber o futuro. Quer encontrar o VM e dizer o quanto ele é lindo. Dizer que se estrebuchou na eleição e que seu cargo prestou excelente trabalho pra coletividade peixeira. SQN.