Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Furou o zoio?


Furou o zoio?

 

No subsolo do poder a brigaçada pra continuar na teta, ops, nos cargos na prefa de Itajaí, no segundo mandato do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), tem sido ferrenha. Quem tá com a buzanfa na cadeira não quer desgrudar e, quem tá fora, acredita que fez  por merecer pra ocupar um cargo. A brigaçada tá pegando fogo.

Física

Não precisa nem evocar a lei da física para saber que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Além disso, a vitória do atual prefeito faz com que todos digam em alto ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Física

Não precisa nem evocar a lei da física para saber que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Além disso, a vitória do atual prefeito faz com que todos digam em alto e bom som que trabalharam, suaram a camisa e que o triunfo lhes é devido.

Matemática

Contudo, os linguarudos de plantão, sabichões em números, na matemática eleitoral, batem cabeça pra entender como a coligação logrou fazer mais de 10 mil votos do que fez o prefeito Volnei? Fica latente e evidente que muitos roeram a corda. Furaram o zoio na caruda.

Nem te ligo

Na hora do aperreio, na problemática do perrengue da água, entre outros motivos menos nobres, não estamparam a propaganda do candidato a prefeito. Não pediram votos pra majoritária. Faziam cara de paisagem e não defendiam o governo.

Sem a careta

Alguns,  nos perfuretes e propagandas, não tinham a careta da propaganda do Volnei.  Já em carreatas da oposição, havia carangas de candidatos a vereadores da piramidal casa do povo.

Não perdoa...

Eleição não é igual casamento (hoje, também, não se segue o preceito), que tem que estar grudado nos momentos bons e, principalmente, nos ruins. Na derrota, ninguém tava junto, agora na vitória tudo mundo diz que estava unido, votou e trouxe centenas de votos. A política ama a traição, mas não perdoa os traidores...

Tomar a frente

Enquanto o burgomestre barbudinho traça planos e projetos de ações e obras que estão em curso e diz que pretende implementar durante o seu novo mandato, a partir de janeiro de 2021, os perdigueiros assopram que na briga de foice por cargos, quem vai tomar à frente é o vice-prefeito e presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré.

Pança

Marcelo, segundo os puxas, estaria usando a pança para segurar o ímpeto de muitos e separar o joio do trigo, afinal, cargo público não é cabide de emprego. Quem fez o dever de casa, trabalhou, desempenhou, merece permanecer ou sugerir nomes de quem tenha capacidade pra ocupar a referida função. E num é?

Certo?

Os linguarudos (arreda, raça de infelizes), dispararam, sem ficar corados, que estariam certas as trocas na autarquia de água e esgoto, o Semasa, no nosso porto cinco estrelas e no Desenvolvimento Social, entre outras secretarias e autarquias. Hummmm...

Semasa

O Semasa, a coluna já batucou diversas vezes, é o calo do governo (e tirou milhares de votos das urnas). Desde água ruim, até o que aconteceu em plena eleição com a barragem furada, trazendo a maledita cunha salina, até adutora arrebentando sem parar. Estranho é que os problemas pararam logo após a eleição.

Lockdown

Projeto de lei do deputado estadual coronel Mocellin (PSL) quer evitar o “lockdown” sem fundamentação técnica e debate mais amplo. Segundo a matéria, novos fechamentos de atividades essenciais por parte do Estado precisarão ser precedidos de relatórios fundamentados de autoridades competentes e autorização da assembleia legislativa.

Evitar

“O objetivo é evitar situações que acabaram quebrando muitos empreendedores, principalmente os pequenos. Uma quebradeira geral que gerou muito desemprego”, ressaltou o deputado Mocelin.

No prego

Tem quem tenha dívidas de campanha de 2016 em nossa região e não honrou. E esteve nesta campanha de 2020 novamente. Ou seja, se não conseguiu bancar a campanha de quatro anos atrás, vai honrar agora? Complicado...

Não

Fontes da coluna alardeiam que o vereador Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos) da Dubai brasileira, apesar de ter saído do MDB, o MDB não saiu dele. Ele mantém relações próximas com o ex-partido.

Trabalhou

As fontes linguarudas caceteiam que, na eleição para o Conselho Tutelar, quando Marquinhos estava sentado na cadeira de secretário de Articulação, se estrebuchou para eleger a filha da Nena Amorim. Ao sair o resultado, foi comemorar junto com o alto clero do MDB, incluindo a minha musa do olhos verdes, Jade Martins.

Não confiam

Apesar do chamego com o Manda-Brasa, os ex-companheiros não seriam muito fãs do nome dele para a presidência da casa do povo da Dubai Maravilha. Arreda, raça de infelizes. Vocês não vão para o céu.

Nomeado

Além disso, descascam que no gabinete de Marquinhos tem nomeado um ex-assessor do homem do passado, ops, homem pássaro, Edson Periquito (MDB), Alex Fonseca. Ele, inclusive, teria sido sócio de outro braço direito do Pirica, o Marcio Tatu.

Nem a pau

No caso do atual presidente, Omar Tomalih (Podemos),  que também sonha em permanecer na cadeira da presidência, a rejeição é enorme entre as excelências excelentíssimas, servidores do legislativo, secretários da prefa, empresários e até meios de comunicação. Credo!

Espera sentado

Há quem esteja esperando que Omar entregue, agora no fim do seu mandato, o chequito de mais de R$ 3 milhões que ele jura de pés juntinhos que economizou e vai devolver pra prefa dos altos da Dinamarca. Qui coisa, meu povo!

Pico da pedra

Na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, reza a tradição que os derrotados na eleição subam o pico da pedra. O melhor vídeo do pleito foi a galega Jane Steffen (PSL), já derrotada, com um grupo de apoiadores convidando  aoutra derrotada à prefeitura, prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), pra subir com ela o pico da pedra.

Será que foi?

Será que a galega Jane subiu o pico da pedra? Será que a loirosa Luzia foi junto? Camboriú, aliás, tinha quatro vereadoras que encerram seu mandato no natalino mês de dezembro. No próximo mandato serão apenas duas.

Mulheres

Durante o pleito, recebi na minha humilde choupana, várias candidatas da região. Nenhuma delas fazendo parte da cota exigida pela legislação de que nas nominatas cerca de 30% sejam mulheres.

Preparadas

Todas as mulheres que aqui estiveram na busca de uma cadeira nos legislativos, se mostraram preparadas, conscientes da responsabilidade, querendo dar a cara a tapa e de fazer a diferença. Sempre lhes disse o quanto isso me deixava feliz.

Desafio

E que tinham o grande desafio de fazer com que mais mulheres votassem em mulheres. Porque sendo a maioria da população, consequentemente do eleitorado, a presença na vida pública é muito pequena.

Lado a lado

Até porque mulher não tem que estar na frente e nem atrás, mas caminhando lado a lado com os homens. Porque não é o gênero que nos define. Fico feliz que muitas mulheres tenham sido eleitas, mas ainda precisam avançar muito mais pra que a igualdade seja uma realidade e não uma utopia.

Barca

Povo tá doido de curiosidade pra ver quem estará na tradicional barca do DIARINHO que, logo, logo, vai levar a turma dos derrotados pra afundar em alto mar. Já os vitoriosos ficam em terra firme. Nos próximos dias...

Mídia

Rubens Angioletti (Podemos) e Osmar Teixeira (SD), de Itajaí;  Inalda do Carmo (DEM), Camboriú,  Claudio Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), em Tijucas, foram os eleitos que trabalham na mídia. Cláudio, inclusive, já trampou no DIARINHO.

Teste

Um doente de câncer, que preferiu não se identificar, esperou mais de três horas sentado em uma cadeira e acabou saindo do Centro de triagem do Covid, na Dubai Maravilha, sem ter sido testado. Ele tinha vários sintomas.

Saiu

A pessoa acabou saindo da fila para testagem porque não estavam respeitando as normas mínimas de distanciamento, com filas longas e frequentes no local. Triste.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PASSADO ESCRAVOCATA

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

PATERNIDADE

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso

BRA X EUA

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso



Colunistas

Cris na sessão das crianças

JotaCê

Cris na sessão das crianças

Bomba!

Coluna Esplanada

Bomba!

Pacote em defesa de emprego

Coluna Acontece SC

Pacote em defesa de emprego

Shakira no réveillon de BC?

Charge do Dia

Shakira no réveillon de BC?

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem

De Olho no Fisco

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem




Blogs

Autista com diagnóstico tardio

Blog do JC

Autista com diagnóstico tardio

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

A bordo do esporte

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Espaço Saúde

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Pressão alta, como auxiliar?

Blog da Ale Françoise

Pressão alta, como auxiliar?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.