Dever de casa
Quem fez o dever de casa sobreviveu. MDB, PDT, PSC e PSDB fizeram mais de uma cadeira e ocupam a maioria do plenário, seguidos dos demais com um assento garantido. É natural que MDB, PDT, PL, PP e PSDB tenham sofrido reduções em suas bancadas no atual contexto.
Da cultura
Muitos têm comentado com ótima expectativa a eleição de Hilda Deola (PDT). Carismática e integrada com a cultura peixeira, Hildinha chegou pra unir o empenho de muitos colaboradores. Camilo Santiago e o homem do rabo de cavalo, Normélio Weber, apoiaram abertamente Hilda e o trabalho deu resultado. A coluna deseja sorte nessa nova caminhada.
Escudeiro
Nas últimas semanas, com a crise da água em evidência, o vice-prefeito e presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré, resolveu acirrar a disputa. A pedido do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) se aproximou da autarquia e emprestou sua experiência e convivência com o problema do sal para encaminhar soluções.
Deixa pra mim
No momento de dificuldade Sodré sacudiu a pança, ergueu as mangas, engrossou a voz e meteu o dedo na ferida. É nessa hora que quem tem bagagem tem que puxar a responsabilidade e fazer acontecer.
Estancou
Por mais que fosse uma dificuldade eleitoral, o povão queria e merecia o problema da água resolvido. A princípio deu certo e a ferida estancou a tempo de salvar a chapa vitoriosa. Segue a luta, dizem os puxas.
Democratas
A dobradinha do chefe de gabinete do prefeito Morastoni, Giovani Testoni, na condução do Democratas enquanto o Márcio Dedé caía na estrada atrás do voto da peixeirada, deu certo. Giovani cuidou da retaguarda do Democratas que executou uma campanha pacífica e coerente. Tirando um ou outro desalinhado, o DEM fez bonito.
PL
O PL, do boa praça Jorge Goetten e de Osvaldo Gern, sofreu baixas importantes, perdendo a vereadora Dulce do Amaral e o vereador Murilo. Manteve a vaga com Fábio Negão, líder comunitário de comunidades carentes e ativista social. Fábio leva uma nova agenda para a piramidal. Ouviremos falar de uma maneira mais profunda das dificuldades da população mais carente.
Qualificação
Acordos políticos à parte, até mesmo por se tratar de uma reeleição e Volnei já ter dito que quer completar seu ciclo pra depois voltar à medicina, esperamos que ele consiga qualificar ao máximo os cargos, com pessoas competentes pra fazer a máquina andar bem.
Fundamental
Este socadinho escriba sabe que os partidos e militâncias, que ajudaram na vitória, precisam de espaço, vão vir pra cima em busca de mais lugar ao sol. Mas de nada vai adiantar botar gente sem competência pra cargos estratégicos.
Mudar
É só ver o exemplo do Semasa, uma autarquia importante e ocupada nas últimas gestões por uma grande maioria de pessoas sem capacidade técnica. É preciso mudar e Volnei deverá fazer isso!
Na briga
A disputa pela presidência da piramidal casa do povo peixeira já começou, e as conversas não param. As bocas de estopa lascam que o atual presidente, Paulinho Amândio (PDT), vai tentar a ré-reeleição, mas que o barbudinho Júnior Thiago Morastoni (MDB) também estaria na disputa da principal cadeira do parlamento.
Capítulos
Do lado da oposição, parlamentares já articulam o nome do campeão de votos, o galego Rubens Angioletti (Podemos), que nos bastidores já diz aceitar o desafio. Em breve capítulos inéditos dessa disputa...
Anderson
O vereador eleito da Dubai brasileira, Anderson dos Santos (Podemos), visitou a choupana do socadinho escriba. Anderson tem andado pelas ruas, agradecendo a vitória e os votos que lhe foram confiados.
Retribuir
Anderson garante que vai retribuir no legislativo com bons projetos pra beneficiar a coletividade da city praiana. Anderson estava acompanhado do João Colsani, que é vice-presidente da associação de moradores do bairro dos Municípios, e do amigo Willian Civa Neto.
Marlon
O vereador eleito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Marlon Borsatto (Cidadania), visitou a choupana pela primeira vez. Com apenas 22 anos, formado em Relações Internacionais, já passou no Desenvolvimento Social de Camboriú. Marlon promete ser uma grata surpresa no legislativo.
Defensor
Além de Relações Internacionais, Marlon é graduado em Desenvolvimento Regional e voluntário em instituições sociais. É defensor das pautas da educação, empreendedorismo, assistência social e defesa dos animais.
Joãozinho
O ex-secretário regional de Itajaí, Joãozinho Mattos (MDB), visitou a choupana do articulista. Mattos tem circulado estado afora, visando a possibilidade de em 2022 ser candidato a deputado estadual ou federal.
Força
O pai de Joãozinho, ex-deputado federal e ex-secretário de Educação do Estado, João Mattos, foi presença constante na campanha política no meio oeste, onde gravou apoio para 28 prefeitos. Além daquela região, emprestou apoio às candidaturas emedebistas em todo o litoral norte. Hummmmm...
Campanha apática
Ficou complicada a situação do Partido dos Trabalhadores na city peixeira, com uma campanha sem expressão. Não só pelo candidato a prefeito, o homem do níquel quântico superior, João Vecchi, mas, também, pelos candidatos ao legislativo.
Rubia
Os 10 candidatos do PT à piramidal fizeram pouco mais de 1600 votos. A professora Rubia, sozinha, fez 821 votos. Praticamente metade de toda a legenda da sigla. Se houvesse organização do partido, a Rubia, com certeza, conseguiria uma cadeira na casa do piramidal casa do povo. Afinal, dois vereadores entraram com menos votos que ela.
Barca
Leitores do jornal mais lido do sul do mundo, o DIARINHO, é claro, estão ávidos no aguardo da tradicional barca pós-eleição que leva os derrotados pra afundar em alto mar e deixa os vencedores em terra firme. Aguardem!