
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Terceira via

Passarinhos sopraram nozovidos desse pançudinho escriba que é verdade o que venho dizendo na coluna há algum tempo, que o Podemos do pré-candidato, o galego Rubens Angioletti, e o PSL dos pré-candidatos, o entisicado Fernando Pegorini e o bonzinho Edson Lapa, estarão juntinhos não eleição que se avizinha na city peixeira.
Patriotas e Avante
Além dos dois partidos, Patriotas e Avantes, que tem pré-candidatos já apresentados nas redes sociais, mas sem nenhum teste eleitoral, também estariam firmes pra compor a aliança, que teria também intenção de ter o Solidariedade, do outro pré-candidato, o homem da mancha branca Osvaldo Mafra, além do PP do outro (ufa) pré-candidato, o polido João Paulo.
Fecha
De todos, dizem as bocas de tramela, aqueles que mais teriam extrato eleitoral medido em pesquisas internas seriam Angioletti e Pegorini, e o dilema estaria exatamente em quem encabeça a chapa, e também se os demais topariam a dobradinha, já que todos sonham com uma vaguinha na majoritária.
Cenário crescente
Pegorini entrou no PSL na pior fase. Demonstra que é homem de desafios e sua envergadura dentro do cenário político majoritário, mesmo que abaixo de alguns oponentes, é crescente.
Envergadura...
Dos quadros da oposição, se pararmos para analisar, Pegorini é o que mais tem capacidade de recurso. A nominata, se não é a melhor, não seria a pior. Tem tempo de TV e, apesar de ser o mais novinho, é o que tem maior tempo de vivência e experiência da administração pública, cerca de 14 anos.
Vice
A questão do vice, aliás, é um problema pras três principais frentes. A brigaçada no seio do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) a partir da tchurma que quer derrubar, digo, substituir Marcelo Sodré (PDT), já foi revelada aqui na coluna.
Disputa
Mas tem, também, a briga do ninho tucano, já que o pingo d’Ouro, Otto Quintino (PRB), e o polido Joao Paulo (PP), estariam no páreo. Se for o Otto, o Progressistas deve somar a briga no outro ninho, e disputar lugar na terceira via. Quem viver, saberá...
Boataria
A boataria tomou conta da Dubai brasileira, ontem, quando se espalhou por todos os cantos da orla da city praiana que a chapa de oposição teria sido fechada, com o homem pássaro, ex-prefeito Edson Piriquito (MDB), na cabeça e Auri Pavoni (PSDB) de vice.
Furdunço
Rolou uma fofocalhada nos bastidores que Pirica teria aceitado as condições do atucanado Leonel Pavan que é o capo do PSDB pra divisão dos cargos no próximo governo e que teriam batido o martelo, selando a coligação do trio ternura: Periquito e Auri com o apoio do Pavan. Mas a chapa foi desmentida no começo da noite de ontem pelo próprio PSDB.
Volta
Se tal acasalamento fosse confirmado, alguns nomes conhecidos do governo passado estariam de volta, como o ex-secretário de Obras, Elton Garcia, ex-vereador que foi cassado pelos seus pares na última legislatura, ficando inelegível, mas que poderia ocupar um cargo no futuro governo, caso fosse verdadeiro o acordo e o grupo fosse mesmo eleito.
Justificando
Lógico que a maior preocupação do trio Pavan, Periquito e Auri seria achar justificativas para os escândalos que se envolveram nos anos em que ocuparam cargos públicos. Periquito e Auri são réus, ainda, no processo da operação Trato Feito. Ainda bem que foi só fofocalhada, né não?
Seis anos...
Na época Auri foi afastado do cargo de secretário que ocupava na Dubai, através de decisão da dona justa e atendendo pedido do Gaeco, em virtude da mesma operação, que agora, mesmo com o trabalho exemplar do ministério Público da Dubai brasileira, em setembro, completa aniversário de seis anos sem ainda ter sido julgada.
Num entendi
As sessões da piramidal casa do povo continuarão sendo transmitidas ao vivo, mas os vídeos não estarão disponíveis no site, redes sociais e nem no canal do YouTube do legislativo. Decisão esquisita. Outra questão é que as sessões devem retornar às terças e quintas-feiras, às 16h. Deveria ser às 18h. Ou será que é por conta da campanha que se avizinha?
Corretíssimo
Parabéns ao prefeito da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), por ter vetado o projeto insano de um vereador que pretendia penalizar os donos de cães que latem. A proposta se perdeu quando focou na estupidez de dar no lombo dos donos de animais da Penha.
Lei estúpida
Já o prefeito de Curitibanos aprovou lei das excelências excelentíssimas proibindo que se alimente cães de rua, o que repercutiu negativamente país afora. A desculpa do alcaide José Antonio Guidi, o Dudão (MDB), é que isso evitaria aglomerações. Ah, Pai eterno, me ajuda a suportar tanta idiotice desmedida e descontrolada.
Rachadinha
Linguarudos de plantão assopram que a Comissão de Ética da casa do povo da capital do ultraleve estaria escutando assessores e ex-assessores de um vereador por conta de uma suposta rachadinha feita por um vereador. Caso extremamente sério que estaria sendo levado em banho-maria, sem muito alarde, pelas excelências excelentíssimas de Itapema. Qui coisa, meu povo!
Assédio
Vídeo que circulou, na manhã de sexta-feira, nos zapzap da Dubai, denúncia um possível caso de assédio moral, em uma servidora da secretaria de Obras da city praiana, que segundo narra o marido no vídeo, estaria sendo ameaçada por não concordar em votar no pré-candidato a vereador Anderson dos Santos (Podemos).
Perseguição
O esposo ainda filma o receituário e afirma que a esposa estaria sofrendo forte abalo profissional e cita, também, o nome do secretário Osmar Nunes, o Mazoca, como sendo perseguidor das pessoas que estivessem contra os candidatos do grupo da secretaria.
Séria
Acho que a denúncia é séria e compromete inclusive o governo, quando diz que a perseguição política está em curso e que os barnabés comissionados estão sendo cedidos para cabo, digo, cunho eleitoral. O espaço segue aberto para esclarecimentos dos envolvidos.
Decidiu
O vereador John Lennon (Podemos), que alardeava que era pré-candidato a prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, anunciou nas redes sociais, ontem, que estava recuando da pretensão. Ele será candidato à reeleição ao legislativo.
Ramon
O Podemos tem ainda o atual vice-prefeito e galã do feicebuque, Ramon Jacob, que também postula a candidatura à principal cadeira do paço de pedra de Camboriú. Ramon se elegeu junto ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Mas na eleição pra deputado estadual houve uma ruptura entre ambos e o afastamento político aconteceu.
Novela
Rolou uma audiência pública na leleia, na semana que se encerra, para debater a continuidade da “novela” da possibilidade de reativação emergencial do hospital Santa Inês na Dubai brasileira, promovida pela Comissão de Saúde, a pedido do deputado entisicado e bocudo Ivan Naatz (PL).
Impactar
Participaram deputados, vereadores, ministério Público e a secretaria de Estado da Saúde para debater (de novo) as demandas de estrutura no atendimento em saúde na Foz do Rio Itajaí e como a reabertura da unidade poderia impactar positivamente na assistência à população.
Robustez
Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, reativar o Santa Inês seria uma boa alternativa para aumentar o que chamou de “robustez do atendimento hospitalar” da região. Com a esperada adesão do Ruth Cardoso à política hospitalar catarinense – habilitando-o a receber recursos do Estado –, o Santa Inês poderia servir de apoio tanto à unidade quanto ao hospital Marieta, em Itajaí.