
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Que país é esse?

Mas, afinal de contas, presidente, por que sua mulher recebeu R$ 89 mil do Queiroz? Essa pergunta que está bombando nas redes sociais foi respondida pelo presidente a um repórter do jornal O Globo com a expressão do desejo de Bolsonaro de enfiar a mão na cara do jornalista.
Questionamento
Ou seja, Bolsonaro usou da característica grossura, imprópria para um presidente da República, diga-se de passagem, para não responder o questionamento. Ontem, novamente atacou a imprensa, em evento sobre o covid-19, chamando os jornalistas de ‘bundões’.
Novidade?
Nenhuma. Nosso presidente é chegado a esses ataques à imprensa desde há muito. Tinha dado uma acalmada, mas voltou, vai acalmar outra vez, e surtará de novo. Bolsonaro odeia a imprensa porque ela faz perguntas que ele não tem (pelo menos essa é a impressão) como responder. Então a solução é dar patada. Não é só malcriação, é estratégia.
Virou meme
A pergunta que não foi respondida está sendo replicada em milhares de postagens de famosos, desconhecidos, políticos, etc. Mas vai ser só uma ondinha a mais no show de horrores bolsonarista, e daqui a pouco todo mundo esquece. Não acontece nada, e ele sai com outra.
Desde sempre
É assim desde o começo de seu governo. Em toda sua carreira, aliás. Fico aqui esperando ansioso uma nova pesquisa que mostre como anda a aprovação do presidente Bolsonaro depois de mais essa grosseria gratuita.
Cresceu
Não ficaria surpreso se até cresceu. No mês em que o Brasil chegou a mais de 100 mil mortes por covid-19, pesquisa Datafolha da semana passada mostrou que Bolsonaro nunca esteve tão bem, com aprovação crescendo de 32% para 37%. Nessa toada, quando chegarmos a 200 mil mortos (e, torçamos pra que isso não aconteça), a pesquisa deverá mostrar um Bolsonaro imbatível.
A pergunta que não quer calar...
Diante desses fatos, sabedores que somos do mau humor, da grossura e do descaso de Bolsonaro em relação ao que se espera de um presidente da República, já conhecendo Bolsonaro muito bem, e sabendo que ele não vai mudar, a pergunta de 1 milhão de dólares é: quem é esse ser que não se importa com a dor alheia, nem com a falta de compostura, nem com descalabro. Quem é o brasileiro?
Hein?
Quero ouvir sobre a personalidade desse ilustre desconhecido, o brasileiro. Claro que há brasileiros e brasileiros, indiscutivelmente. E o Brasil é um país dividido. Cada mais dividido. Muitas vezes incompreensível.
Calar
Mas diante da indignação que causa cada nova molecagem do presidente, e da consequência nula dessas molecagens em relação a sua aprovação, talvez melhor calar do que falar… Mas Bolsonaro vai passar e a imprensa vai ficar. Pelo menos acreditemos nisso.
ITBI
Depois de longos três anos de enrolação, digo, de discussão, finalmente será votada a lei que que põe fim à novela do ITBI em Itajaí, que vem sendo cobrado muitas vezes pra além do que o contribuinte realmente pagou pelo imóvel.
Duas
É que lá no início desse mandato, excelências excelentíssimas de situação e oposição na piramidal casa do povo peixeira se uniram pra resolver esse problema que já vinha do governo anterior, e aprovaram duas leis.
Justos
Uma das leis é de autoria do barbudinho Júnior Thiago Morastoni (MDB), do entisicado Fernando Pegorini (PSL) e do meio-careca, Fabrício Marinho (Cidadania), que criava critérios mais justos, além de outra do futebolista Níkolas Reis (Podemos) que proibia métodos aleatórios. Ã?
Carcando
Traduzindo, a declaração do contribuinte tem que valer, e não o que a cabeça do fiscal da prefa acha. É assim também que a dona justa tá entendendo, e tá carcando decisão atrás de decisão contra a prefa peixeira, que daqui a pouco vai ter que começar a devolver essa grana pra granfinada que tem dindim pra pagar advogado. E o pobre?
Esquecido
Mas voltando ao início. Essa semana que passou a piramidal casa do povo peixeira votou pedido de urgência pra pautar um terceiro projeto, que tinha ficado pra trás e que também é de autoria do futebolista Níkolas Reis (Podemos) e que foi esquecido pelo presidente Paulinho Amândio (PDT), esse tempo todo.
Ficar de bem
Como é véspera de eleição e ninguém quer ficar mal com o povão, mesmo com orientação do governo pra votar contra, parte da bancada do governo votou pra urgência do projeto, que agora obrigatoriamente tem que ser pautado pra próxima sessão da casa dos nossos heróis legislativos.
Juízo
Esse escriba acha que um dos papéis dos vereadores é aprovar leis pro bem do povão, e essa lei é uma dessas. Todo mundo sabe que é importante arrecadar impostos, mas arrecadar além do devido num pode, num dá e prejudica desde o mais humilde que compra uma casinha financiada, até o grande investidor que acaba fugindo da city. Tomara que as excelências excelentíssimas tenham juízo ...
Te conheço?
Filiados ao PSL alfinetam que o deputado estadual, coronel Onir Mocelin, puxa a sacaria do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas, nem um pio pra defender o governador que também é bombeiro, como Mocelin. Lascam ainda que Mocelin já foi vice-líder do governo na leleia, mas, hoje, faz de conta que não conhece o governador. Qui coisa, meu povo!
Baldi
O professor Walter Baldi visitou a choupana do escriba, ontem, pra informar que é pré-candidato a vereador na Dubai brasileira. É a sua segunda candidatura, sendo que na atual legislatura assumiu uma cadeira na casa do povo ao conquistar uma suplência. Na câmara foi presidente da comissão de Justiça, Redação e membro das comissões do consumir, finanças e orçamento.
Atuação
Baldi tem vasta atuação na área educacional, bem como em cargos públicos. E, pretende focar na educação, como mola propulsora de desenvolvimento. Sua formação é pedagogia e direito e, além de professor, diretor de escolas, foi assessor jurídico da prefa de Camboriú.
Professor
Baldi é, também, professor e pesquisador em Direito Constitucional e Direito da Criança e Adolescente nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Itajaí, a nossa querida Univali.