
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Deputado federal

A
boa notícia para o primaveril mês de setembro é que a região e a Santa & Bela Catarina devem contar com um novo deputado federal pelo período de quatro meses. O empresário e vice-presidente do Partido Liberal catarinense, Jorge Goetten, tem tudo pra assumir, durante a licença do deputado federal Rogério Peninha (MDB).
Demandas
Pelo que se conhece do Jorge Goetten, os quatro meses serão de portas abertas para as demandas de toda região, com projetos, propostas e empenho.
Janela
O ex-secretário de Planejamento da Dubai brasileira, engenheiro Edson Kratz, voltou a estimular a teoria da janela quebrada. Em um post nas redes sociais, Edson denuncia o abandono de obras em edificações na área central da city praiana mais desejada do sul do mundo.
Mocellin defende Bolsonaro
O deputado estadual Coronel Mocellin (PSL) lascou a lenha em sindicato que está espalhando cartazes pelo Brasil atacando o presidente Bolsonaro. Em vídeo, o parlamentar manifestou repúdio ao Sinasefe, que instalou um outdoor em São Miguel do Oeste, terra natal do deputado, acusando o presidente de assassino. Assista o vídeo no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc
Puxou a sacaria
“O presidente desde o início da pandemia tem se preocupado sim em preservar vidas e empregos no Brasil e em Santa Catarina. Destinou recursos federais importantes para equipar os hospitais do nosso estado e está investindo pesado na criação de uma vacina. E tem feito uma gestão transparente e de combate à corrupção”, defendeu o coronel.
Comentário
A observação de Kratz foi postada junto com uma foto da construção de um edifício em abandono, mas o que mais chamou a atenção deste abelhudo foi ver o comentário do ex-secretário de articulação do governo do prefeito pop star Fabricio Oliveira (Podemos), Ary Souza.
Pegou pesado
O advogado Ary Souza, pesou pesado e chegou a chamar o prefeito de imbecil nas entrelinhas, mas usando esse mesmo termo e contextualizando em breves linhas, diz que a esperança de mudança vem sempre nas eleições.
Exemplo
Edson Kratz foi o engenheiro que mudou a paisagem da saudada praia brava, com um moderno residencial que tem até shopping center e praia artificial, bem ao estilo dos encantos de uma das mais ricas citys do planeta, a Dubai.
Mesma coisa?
Linguarudos de plantão questionam o motivo de contratar o engenheiro do Paraná, Jaime Lerner, para contextualizar e elaborar masterplanos na city praiana, enquanto tem aqui os profissionais de engenharia que constroem os maiores edifícios do Brasil.
Lindomar no páreo
O atual vice-prefeito de Penha, Lindomar Schulle (PSD), apareceu como uma alternativa na disputa para a prefa de Penha na eleição de novembro. Lindomar rompeu com o prefeito Aquiles da Costa (MDB), em 2018, após uma sequência de desentendimentos, migrando do PSC para o PSD, fortalecendo a sigla na cidade, que conta com o vereador Silas Antonietti.
Nas conversas
Lindomar é funcionário público no Banco do Brasil e pediu licença pra cair de cabeça na campanha. Ele tá atrás de um vice para bater de frente com Aquiles e Evandro. A ideia de Lindomar, segundo as más línguas, é liderar um grupo com PL, DEM, PSC, Patriotas, PP, Podemos e até o PSDB, partido do ex-prefeito Evandro e atual pré-candidato.
Tá bem cotado
Nas internas, as sondagens dão conta de que Lindomar estaria atrás apenas de Aquiles, numa eventual disputa mano a mano. Aquiles sabe que o seu vice-prefeito é o único capaz de tirá-lo da estofada poltrona do gabinete da Mariscolândia. Lindomar parece disposto a isso e agora busca a união dos partidos de oposição. As próximas duas semanas serão decisivas na Penha.
Encontro
O pré-candidato a prefeito da ex-capital do Jet Sky, Lávio Dalfovo (Podemos), participou de um encontro com a presença do pré-candidato a vice-prefeito da capital do marreco assado e da pronta entrega e administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza (PSDB).
Presença
A reunião também contou com a presença do diretor do hospital de Brusque, Gilberto Bastiani, além do empresário e proprietário da Rock Feller Empreendimentos e a pré-candidata à vereadora Priscila Dauer (Podemos).
Sonho
Na pauta do encontro, uma troca de experiências sobre gestão hospitalar e política. “Evandro se colocou à disposição em ajudar no que for preciso para realização de um grande sonho da população de Balneário Piçarras, a construção de um hospital”, salientou Lávio Dalfovo.
Lançamento
A diretoria executiva do alto tucanato da Dubai brasileira está convidando meio mundo para estreia, digo, lançamento, da candidatura do engenheiro Auri Pavoni pra prefa dos altos da Dinamarca. O ato, que vai ser virtual, vai ser realizado na plataforma MEET, com link aberto para acesso, nesta terça feira, dia 25, às 10 horas.
Virtual
O lançamento de Auri, digo, da candidatura, foi uma estratégia pensada e deve ser acompanhada por adversários plantonistas que nem dormiram direito no final de semana, tremendo de frio e preocupados com os números da audiência, o que pode representar uma arrancada forte ou mixuruca. Os linguarudos alfinetam que tá difícil porque não lota uma Kombi. Arreda, bocudos!
Batalha na leleia
Clima político continua com previsões de chuva e trovoada na leleia para a semana que está entrando. E conforme já era previsto, oficialmente aberto, o processo de impeachment contra o governador-bombeiro Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice, Daniela Reinehr (PSL), estabelece um cenário que tende a ser longo e com batalhas jurídicas e políticas.
Rito
A formação da comissão especial foi parar no STF, que determinou o recomeço do processo por ação da Procuradoria Jurídica da Alesc. Agora, a defesa do governador bombeiro entrou com outro pedido de reclamação no mesmo STF, pedindo mais prazo para defesa inicial e que deverá ser julgada nos próximos dias pelo ministro Barroso. É a batalha em torno do rito oficial a ser seguido.
Articulação
Do ponto de vista político, Moisés faz a articulação para conseguir os 14 votos necessários contra seu afastamento. Seja em uma frente ou outra, a corrida já começou e cada passo será importante para a “degola” ou evitar essa.
Novela
Enquanto não sai a próxima decisão da novela, digo, do STF, a Comissão Especial de nove deputados já foi definida e nesta terça-feira próxima devem ser definidos o presidente e relator com sua instalação oficial.
Empolgante
Até o dia 2 de setembro, o governador tem prazo para apresentar sua defesa inicial. A conferir os próximos capítulos desta batalha política-judicial que tem tudo para continuar cada vez mais empolgante...
Esquentou
Os votos dos senadores Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (Progressistas) derrubando o veto do presidente Jair Bolsonaro, segurando o aumento dos barnabés federais até o final de 2021, deixou muitas otoridades e bagrões da política e da área econômica, cuspindo marimbondos em fogo. O Senado derrubou e a câmara dos deputados, comandada pelo Rodrigo Maia (DEM), manteve o veto.
Convocou
O ministro da Economia, Paulo Guedes, não se conteve e caceteou que o “Senado tinha cometido um crime”. As falas cabreiras de Guedes deixaram Amin com os cabelos ouriçados e ele convocou Guedes pra explicar a expressão.
Complicado
Realmente uma situação complicada, porque frente à situação da maioria da população que rala adoidado e, ganha pouco, não tem garantia de emprego, manter aumentos salariais ao funcionalismo público é algo que tem que ser muito analisado.
Língua é o chicote...
Interessante que uma pá de políticos da região, antes da eleição do Bolsonaro, divulgava o movimento “O Sul é meu país”. Diziam que os estados do sul sustentavam o nordeste e, portanto, defendiam a separação. Agora, aplaudem e divulgam o presidente Bolsonaro em suas aparições na região nordeste. Pois é...