
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Transporte

Os prefeitos da city peixeira, barbudinho Volnei Morastoni (MDB), e o da Dubai brasileira, pop star Fabrício Oliveira (Podemos), além de um representante da prefa de Camboriú, estiveram reunidos esta semana com a direção da empresa Praiana para debater um possível retorno do transporte intermunicipal nas três cidades da região.
Situação difícil
A proposta da empresa, que tem décadas de atuação, emprega bastante gente e passa por um momento extremamente difícil, assim como todo setor de transporte público, é retomar os trabalhos de forma gradativa, seguindo todas as normas sanitárias e de segurança necessárias neste momento de pandemia.
Favoráveis...
Os prefeitos de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú se colocaram favoráveis à volta do intermunicipal pela Praiana, obedecendo todos os regramentos, pois facilitaria a vida de muito trabalhador. Todos aguardam, porém, a liberação por parte do governo da Santa & Bela pra poder retomar o serviço ao povão.
Cenário melhor
A possível flexibilização do transporte intermunicipal vem num momento em que a curva de casos e mortes parece diminuir em toda região da Amfri. Os leitos de UTI, por exemplo, que já chegaram praticamente à ocupação máxima, hoje estão com pouco mais de 50% ocupados.
Decisões difíceis
Os prefeitos sabem que, com relação à pandemia, não tem decisão fácil e essa “bucha” está no colo deles, já que o presidente e governadores têm atuado pouco e lavado as mãos. Se os prefeitos flexibilizam mais, a curva de contágio aumenta. Se restringem mais, a economia recua e o desemprego cresce.
Trapalhadas
Mas, enquanto os prefeitos se estrebucham pra conciliar o trabalho da saúde com a retomada responsável de várias categorias e atividades econômicas, o governo do estado parece só fazer trapalhadas.
Quadras
Um exemplo disso rolou essa semana com as quadras de futebol. Após cinco meses de conversas entre as prefas de Itajaí, Balneário Camboriú e da galega Blumenau, purexemplo, com os donos desses estabelecimentos, estabelecendo protocolos para que voltassem a trabalhar, o governo do estado emitiu uma nota proibindo.
Pegou mal
A iniciativa do estado informando que “não estão permitidos jogos de futebol entre amigos”, pegou muito mal entre usuários e donos de quadra. Muitos se revoltaram com a falta de diálogo do governador-bombeiro Carlos Moisés (PSL) e até ironizaram, perguntando se, caso o jogo fosse entre inimigos, estaria liberado? Ai, ai, ai, que dor!
Corrida
Quem tem corrido contra o tempo, digo, a uma vaga para casa do povo na Dubai brasileira, é o dublê de pastor e empresário Kaká Fernandes (Podemos), que tem participado de encontros e cafés virtuais, mais do que corretor de imóveis.
Alinhado
Kaká está alinhado com o eleitorado religioso e a aproximação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem desde a eleição presidencial, quando Kaká coordenou a Casa Bolsonaro na city praiana, com respaldo de grandes empresários, entre eles Luciano Hang, dono da Havan.
Lançamento
A filha do coronel, digo, do ex-tudo Leonel Pavan, Juliana Pavan (PSDB), anunciou sua pré-disposição para enfrentar as eleições a uma vaga para vereadora na Dubai Maravilha.
Estimulou
Juliana postou recentemente uma foto que deixou estimulado o imaginário eleitoral, ao revelar reunião com o pré-candidato a prefeito dos tucanos, Auri Pavoni... “Esse é um dos meus objetivos: reativar a fé dos balneocamboriuense em relação à política, mostrando que novas pessoas trarão um tempo novo para a nossa cidade”, postou Juliana ao lado de Pavoni e de Pavan.
Não enche...
Na semana que vem vai rolar uma ‘coletiva de vídeo’ dos emplumados para divulgar a candidatura à majoritária. Os desaforados da Dubai descascam (arreda, raça de infelizes!) que o lançamento do candidatura do Auri vai ser virtual, por medo de não encher nem a Kombi da imigração em tempo pandêmico e de descrença na fé, digo, na política.
Apresentou-se
O presidente do PT da city peixeira, Cássio Ubirajara Pereira, se apresentou nas redes sociais, através de um vídeo, contando sobre a sua trajetória política e pessoal. Cássio é casado com a jornalista e professora de comunicação Siliana Dalla Costa e defende causas sociais.
Novo vereador
O terceiro suplente do Cidadania, Eduardo Assis, 37 anos, que disputou por três pleitos uma cadeira estofadinha à piramidal casa do povo, deve assumir, durante a licença do vereador meio-careca, Fabrício Marinho. Serão apenas 30 dias, mas durante este período, Assis pretende focar em projetos ambientais e de crianças e jovens em vulnerabilidade.
Arranca rabos
Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte público coletivo, andou dando uns arranca rabos entre os membros e a empresa durante as últimas duas semanas. Acontece que foram enviadas duas vezes intimação para o dono da Transpiedade, Rodrigo Corleto, para depor na CPI.
Não quis
Na primeira ninguém sabia onde o homem estava, e na última quinta-feira teria rolado a segunda tentativa, onde o servidor da piramidal tentou protocolar intimação por hora certa, mas a empresa se negou a receber.