Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

PSL quer distância da galega...


PSL quer distância da galega...

Os bocas de tramela da política pexêra sopraram nos sensíveis, porém aguçados zovidos deste temente ao Altíssimo, que o PSL de Itajaí não quer nem saber da minha ex-musa, a galega BBB Anna Carolina (PSDB). Segundo os bocudos (arreda, raça! vão trabalhar, pô!) a bronca tem a ver com a forma truculenta e centralizadora da ex-vereadora.

 

Outro nome

Segundo fofoqueiros de plantão, também no PSDB, um grande número de filiados, não aceita mais que a galega e seu pai, o rotundo mal humorado, João Martins, sejam os “donos” do ninho tucano em Itajaí. Pra essa turma, que tem força na cidade, o tempo de Anna já passou e agora seria a vez de outro tucano alçar voos maiores.

Difícil de compor

A teoria ganha força, conforme os bocudos, porque a vaidade de Anna é maior do que qualquer projeto político e ela não aceitaria, por exemplo, deixar de ser a candidata a prefeita pra fazer parte de algo maior, com mais chances de vitória nas urnas.

Caindo

Os fofoqueiros do ninho tucano falam ainda que a popularidade de Anna tem caído nos últimos anos. Além disso, sua rápida passagem pela leleia, sem fazer praticamente nada, a não ser apoiar incondicionalmente o governador-bombeiro Carlos Moisés (PSL), que tá com a moral lá embaixo, contribuem pra esse possível racha interno.

Outro tucano sim

Ainda de acordo com esses lazarentos de boca grande, a composição que uniria a oposição seria com o nome do vereador Robison Martins, ops, Robison Coelho (PSDB), com o vereador Bonzinho Edson Lapa (PSL) de vice, reorganizando o entisicado Fernando Pegorini (PSL) para a coordenação geral da campanha e o galego Rubens Angioletti (Podemos), viria à reeleição.

Galego na piramidal

Inclusive esses arquitetos da política local que desenham e rabiscam sobre os caminhos da oposição, dizem que é preciso pensar para além de uma eleição. Falam que a chapa Robinson (PSDB) - Lapa (PSL) poderia trabalhar o galego Rubens Angioletti como futuro presidente da piramidal câmara peixeira.

Polialiança possível

A conta do matemático político oposicionista lembra o slogan do governo do ex-prefeito de Itajaí, João Macagnan, que dizia que “há lugar para todos”. Robison prefeito, Lapa vice, Angioletti presidente da câmara, e em 2022 o governo apoiaria o Pingo d’ Ouro, Otto Quintino Jr. (Republicanos) à estadual e a galega BBB Anna Carolina pra federal ou vice-versa. Pois agora!

Debinha Malvadeza

O ex-prefeito do outro lado da vala, o Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza, pediu a sua desfiliação do MDB. Ele deve apoiar o sobrinho, o vereador Cirino Adolfo Cabral Neto, o Cirininho Malvadeza, que é pré-candidato a prefeito de Navega-City pelo Cidadania.

Sorte...

O atual presidente do MDB de Navegantes, Fredolino Alfredo Bento, o Lino, que é pré-candidato a prefeito, preferiu não comentar a segunda saída de Deba, que já deixou a sigla, retornou, e agora desembarca, novamente, declarando laconicamente: “Desejo saúde e boa sorte”.

Mais cargos

As crises e brigas também rolam do lado governista da city peixeira. E, pra variar, o que presidentes de partido e futuros candidatos mais querem é cargo. A confusão da vez estaria rolando entre o vereador meio-careca Fabrício Marinho (Cidadania) e o presidente do PSB de Itajaí, Jorge Andrade, o Jorge Negão.

Tudo meu!

Fabrício e Jorge iniciaram o governo agarradinhos, no mesmo partido e na maior harmonia. Porém, segundo fofoqueiros do paço da vila Operária, agora que cada um tomou um rumo, meteram a faca no pescoço do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), exigindo que os cargos sejam mantidos, senão estariam fora do governo.

Caras de pau

Se isso estiver mesmo rolando, seria muita cara de pau de Jorge e Fabrício exigirem do prefeito a “multiplicação dos cargos” e querer que o chefe do executivo resolva agora um perrengue criado por eles. Se eu fosse o Volnei trancava os dois numa sala e mandava só sair de lá depois que se entendessem. É muita cara de pau!

Reuniões

O prefeito barbudinho Volnei Morastoni começou a promover reuniões com cuidados, distanciamento, água benta, digo, álcool gel,  com os pré-candidatos a vereadores de várias siglas. Os encontros devem rolar no Tiradentes. Além do papo de pertinho, há quem garanta que arestas devem ser aparadas.

Zoio no zoio

Contudo, ainda tem presidente de partido que não tá contente com as reuniões na chique casa do todo poderoso secretário da Fazenda, Erico Laurentino, como a que aconteceu no último sábado, com mandachuvas de siglas acasaladas no atual governo.

A sós...

Tem dirigente que não quer estar no ajuntamento das siglas na hora de saber se o prefeito Volnei vai lhe pegar pela mão e fazer juras de amor e, mesmo com distanciamento da pandemia, estarão fechados na reeleição. Quer falar de maneira solo com o alcaide, olhar no zoio e, a partir daí, anunciar que o amor vai durar mais quatro anos. O amor é uma coisa linda... 

Despedida

Em clima de despedida, o vereador Pedro Francez (PL), anunciou a sua aposentadoria, digo, que não vai mais disputar à reeleição na casa do povo da Dubai Maravilha. Aparentemente magoado, Pedro disse que estava abrindo mão de sua candidatura, por conta da renovação da política e que estaria apoiando um pré candidato que também é seu assessor, do PDT.

Fiel

Pedro Francez parece que foi atingido em cheio pelo seu próprio partido e a absolvição do galo da Barra, vereador Asinil Medeiros (PL), também causou grande desgaste na imagem do parlamentar que chegou a agradecer o seu antecessor Dão Koedderman.

Deu as costas

Foi Dão que hoje comanda o MDB que nomeou, digo, indicou, Pedro Francez na marcenaria do município e assim que Francez se elegeu, com apoio de parte do eleitorado de Dão, deu as costas ao Olindino. Francez gostou da maciez da cadeira estofadinha.

Sucessor

Não seria surpresa a estocada no bucho de Flávio Tironi (PSD) para candidato a prefeito pela situação, na ex-capital do Jet Sky. Atual vice prefeito em duas legislaturas, Tironi era o candidato natural da coligação com PSDB de Piçarras. Experiência como vereador por dois mandatos, trabalho, dedicação e lealdade, o abobrão reunia condições de vitória.

Fritura

Acontece que durante esses oitos de vice, o prefeito Leonel “Viajão” Martins não esconderia de ninguém que não queria Flávio como seu sucessor em Piçarras. Leonel teria carta branca dentro do próprio PSD, com a nora, irmão da nora, pai da nora e uma renca de comissionados na executiva, para fazer o que bem entendesse. 

Dormiu de touca

O pior é que Tironi nunca cuidou do próprio ninho. Quando assumiu a presidência do PSD, o próprio vereador Antônio Pedro, o Tempero, teria afirmado entre populares que iam queimar o vice-prefeito e arrancá-lo da presidência da sigla. Acreditando que tudo seria numa buena, o vice levou a apunhalada pelas costas.

Reação

Um tempinho atrás, numa entrevista, Tironi disse que não sendo o cabeça de chapa iria para a casa. Agora, os orelhas compridas querem saber se a estocada dos traíras vai fazê-lo bater os pés. Segundo os entendidos, Flávio Tironi só não é candidato a prefeito se não quiser. Muita gente está falando que foi muita sacanagem do Leonel, que teria conduzido o rapazola para o buraco.

Há tempos

Essas movimentações dentro do PSD piçarrano seriam  históricas. Entre os anos 2012 e 2014, quando o então, Sérgio Maia, o Serginho, presidente da câmara, vinha forte como candidato a prefeito, coisas aconteceram.

Dramalhão mexicano

Os linguarudos lembram de suposto roubo de cofre do parlamento, sítios pegando fogo, rachadinha e o escambau. O vereador pegou mais de 70 anos de cana. O PSD local mais parece um dramalhão mexicano com altas pitadas de terror. Eita povo bocudo!

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

MDB mulher

JotaCê

MDB mulher

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Jackie Rosa

Casamento da Bruna e Duda Cunha

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Charge do Dia

Cães atacam moradores do loteamento São Pedro

Moro no front

Coluna Esplanada

Moro no front

Parceria com o BRDE

Coluna Acontece SC

Parceria com o BRDE




Blogs

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Espaço Saúde

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.