
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Impossível

Parece que se ainda existia alguma chance de a oposição na city peixeira se unir em torno de uma candidatura para as eleições municipais ao paço da Vila Operária, essa chance ficou nula.
Coveiro da Anna
O coveiro político, digo, o pai da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), o polêmico Joao Martins, do nada atacou o pré-candidato do Podemos, galego Rubens Angioletti, o presidente da sigla, futebolista Níkolas Reis, e o presidente de honra Paulinho Bornhausen.
Ataques
Os ataques do rotundo ranzinza João Martins foram num grupo de zapzap que tem uma pá de gente de todas as cores e preferências políticas.
Vai mandar
Pois rapidinho já começaram a rolar os prints e os comentários que no caso de uma vitória da galega, é o papi quem vai mandar, igualzinho da outra vez...
Enterrar mais uma
Diz ainda a turma de bocudos que a grosseria com possíveis aliados não é a primeira na história da família e nem vai ser a última. João Martins pode ter sepultado de uma vez por todas a chance de uma dobradinha PSDB/Podemos que tinha tudo para ser competitiva. Oh, dor...
Salvo
Ontem, fez um ano da decisão judicial que brecou o processo de impeachment do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. O alcaide estava com a corda no pescoço e pronto pra ser apeado da cadeira, se não fosse o trabalho do advogado Marcelo Vrenna, que mostrou ao judiciário que o processo estava incorreto e Elcio não tinha culpa no cartório.
Boca na zorelha
Hoje, o prefeito Elcio comemora a entrega de importantes obras em Camboriú. Pavimentação de trocentas ruas da cidade, melhorias em praças, áreas da saúde. E, além de tudo, melhorou o relacionamento com as excelências excelentíssimas da casa do povo. Ah, e tem a barnabezada, feliz da vida, por conseguir manter a sua boquinha...
Blindado?
Tem presidente de partidos políticos de sustentação ao governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) que aplaude o burgomestre no enfrentamento da pandemia, na busca pela saúde e por salvar vidas, frente ao pestilento coronavírus.
Contudo...
...acreditam que o alcaide tem que arrumar um tempinho pra tocar a questão da eleição que se avizinha. Conversar com os presidentes das siglas, definir alianças, enfim, falar sobre política e eleição. Chamar um por um, com todo cuidado pra um papo que se não for bem de pertinho, seja cara-a-cara.
Blindado?
Tem presidente de partido que fala pelos corredores que o prefeito tá blindado. Que tem puxas no seu entorno que lhe dizem que tá tudo certo, lindo, maravilhoso. Que a reeleição é certa, não precisa se preocupar com nada. E, com isso, falar com o prefeito se tornou algo quase impossível. Sério?
Atentar
É preciso se atentar que não existe eleição ganha, certa. Eleição que se pode contar como vitoriosa. O último pleito demonstrou pelos números o que representa cada voto. E, cada voto, também, tem o fato da participação das siglas que se acasalam em um projeto. Engajamento de todos. Daí...
Fio do bigode
Até porque e, infelizmente, na política, a palavra, o apertar de mão, o acordo, honrando, como diriam os mais vividos, no fio do bigode, não vale nada. Ou seja, compromisso assumido, palavra honrada na política é para poucos.
De longe
Há quem diga que após a confirmação nos bastidores de que seria o vice na reeleição do alcaide barbudinho, o presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré, estaria mais tranquilão e deixando de lado figuras, como o presidente do PSB peixeiro, Jorge Andrade, o Jorge Negão, que não estaria mais afinado, porque teria sido meio que esquecido, abandonado. Credo!
Quer ir
Outra história que circula nos bastidores é que o presidente do partido do peixinho, o PSC, Fabio Rezes, o Fabinho com cargo no Semasa, tá doido pra picar a mula e cair no colo da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB). Na campanha de 2016, Fabinho tava agarradinho com a galega porque a ordem veio de cima pra baixo...
Infeliz
É que dizem que Fabinho, apesar de fazer juras de amor ao prefeito barbudinho, não conseguiu emplacar nenhum cargo no governo. O PSC tem apenas ele no aquário governista e, como não se acha um peixe Beta (que tem que ficar sozinho, caso contrário come os outros...), acredita que a sigla deveria ter sido brindada com cargos pra poder participar.
Brigaçada
Lógico que tem, também, a brigaçada do PDT e PSC já que muitos cargos no governo que eram de seguidores brizolistas e se mandaram para o PSC e hoje são pré-candidatos a vereador. O PDT não perdoou. E, também, se os cargos eram do PDT é complicado entregar para o PSC. Baita balaio da confusão.
Voto
A grande verdade é que o PSC do escorregadio Fabinho tem uma das melhores nominatas pra vereança. Ou seja, tem voto e pode contribuir com o trabalho a favor de uma majoritária. Por isso é preciso atenção. Ou não?
Galega tá firme
A loirosa Luzia Coppi (PSDB), ex-prefeita da minha amada Camboriú, movimentou o tabuleiro e os bastidores da política de Cambura na semana que passou. A galega participou de diversos programas de rádio, chamou o diretório do PSDB para uma reunião e mandou mensagens de zapzap confirmando que é pré-candidata à prefeita.
Tom propositivo
Quem imaginou que a galega faria um discurso de “quanto pior melhor” pra cima do atual prefeito Élcio Kuhnen se enganou. Luzia tem sido ponderada nas suas entrevistas, afirmando que sabe a dificuldade que é estar na gestão de uma cidade como Camboriú.
Ponta da língua
Contudo, quando instada a comparar os governos, a galega tem na ponta da língua números e dados que, segundo ela, demostrariam que o seu trabalho teria sido muito melhor do que do atual governo. Será que será?
Formando Grupo
Já na reunião virtual dos tucanos, a loirosa pediu empenho de todos na defesa do legado do partido para a cidade, lembrando que muito do que aconteceu no atual governo é fruto do que foi plantado no passado. Luzia também começou a organizar a montagem do plano de governo, recorrendo aos técnicos simpáticos à sua pretensão de voltar a comandar a prefa da capital da pedra.
Carisma
Enquanto tem pré-candidato que aposta em postagens patrocinadas para tentar mostrar popularidade nas redes sociais, há também quem venha usufruindo do carisma natural e mostrando sua força em busca de ingressar no pleito de novembro. Fábio Silva, o Fábio do Posto, vem se tornando uma figura chave na disputa da cadeira mais almofadada de Balneário Piçarras.
Pré...
Filiado ao PSD, ele já é considerado pré-candidato a prefeito pela sigla. Pelo menos, um deles. Ainda precisa convencer o atual vice-prefeito e também pré-candidato a prefeito, Flávio Tironi, que por conta da sinceridade demasiada, caiu na linha da impopularidade após tecer comentários sobre os novos valores do IPTU.
Acasalamento
Numa possível coligação, há um casamento quase que consolidado com o PSDB. Resta saber quem será o cabeça de chapa. O nome de Fábio ganhou força nas últimas semanas, após os anúncios oficiais de pré-candidatos a prefeito.
Fiel da balança
Nos corredores da capital catarinense do Jet Ski, há quem diga que Fábio é o fiel da balança eleitoral, capaz de deixar o pleito em pé de igualdade numa chapa baseada na continuidade de trabalho – mas com renovação de ideias. Fábio vem respeitando as questões hierárquicas do partido, mas se preparando para uma possível surpresa.
Tá agarrado
O ex-secretário de (In) Segurança do outro lado da vala, em Navega-City, Johnny Coelho (Progressistas), em contato com a coluna, afirma que é pré-candidato a vereador e que o seu pré-candidato a prefeito é o atual mandatário, Emílio Vieira (Progressistas).