
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
O alvo

O prefeito de Itajaí, barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que virou notícia e até alvo de piadas na imprensa nacional e internacional, por não explicar direito a inscrição de Itajaí numa pesquisa nacional que inclui a ozonioterapia, por via retal, entre as ações de combate à covid-19, também tem sido o alvo preferido da classe política local.
Alvoroçados
O episódio deixou os pré-candidatos alvoroçados, todos querendo detonar Volnei e, consequentemente, o trabalho feito em Itajaí pra combater essa pandemia mundial, que até agora ninguém tem muita ideia de como enfrentar.
Reconhecimento
O problema pra esse pessoal é que, piadas à parte, o povão tem percebido que o prefeito tá se esforçando ao máximo pra tentar salvar vidas. Mesmo sendo idoso e pertencendo ao grupo de risco, Volnei trabalha dia e noite pra ajudar as pessoas.
Todas as frentes
Volnei pede pros itajaienses se cuidarem, usarem máscara, respeitarem o isolamento, distanciamento, entre outras ações importantes, como também é um dos principais responsáveis pelo aumento de leitos de UTI no hospital Marieta, que atende os casos graves.
Na lida
Todos sabem que o coronavírus ainda não tem vacina ou medicamento cientificamente comprovado, mas o prefeito de Itajaí prefere tentar ajudar, do que se omitir, e oferece ao povão medidas profiláticas, como a cânfora e a ivermectina.
Feitiço contrário
Seus adversários políticos locais parecem orquestrar movimentos semelhantes e tentam desqualificar todas essas ações. Mas só ficar apontando o dedo e criticando não tem dado mais certo e o feitiço tem virado contra o feiticeiro.
Povo cabreiro
Minha ex-musa BBB, Anna Carolina Martins (PSDB), por exemplo, parece ter começado oficialmente sua pré-campanha, com mais postagens e vídeos bem produzidos. Mesmo assim, a loira tem apanhado em suas próprias redes sociais ao criticar o prefeito. Ai, ai, ai, que dor!
Que surra!
Entre as pancadas, a turma lascou que a galega só aparece em época de eleição, que só crítica e não faz nada pra ajudar as pessoas nesse momento difícil e até que aproveitou a catástrofe no Líbano pra fazer sensacionalismo e relacionar com um projeto de terminal de combustíveis em Itajaí.
Crítica pela crítica
Outros pré-candidatos, especialmente vereadores de oposição com mandato em andamento, também tem tomado porrada do povão. Na verdade, nessas horas difíceis, a comunidade vai analisar muito bem quem realmente está preocupada com ela. A galera da crítica pela crítica tem tudo pra perder espaço neste pleito.
O único?
O ex-vereador de um catatau de mandatos e campeão de votos, Maurílio Moraes, divulgou que é pré-candidato a vereador do Progressistas peixeiro. Maurílio tem uma eleição tranquila, certa e, pode ser o único da sigla a se consagrar à cadeira na piramidal casa do povo.
Chorar na rampa
Lógico que não se pode desmerecer os outros postulantes na nominata do Progressistas. Mas o único que teria um pouco mais de votos seria o Tristonho, ops, Tonho da Gradem que, aparentemente com a chegada de Maurílio e os outros com menos votos, pode ficar chorando na rampa da piramidal casa do povo. Oh, dor!
Cumé que é?
O Pai Atanásio quase tem um troço. O veio não consegue largar o vício de fumar aqueles charutos fedorentos e, agora de máscara, quando soube que o presidente da casa do povo da Dubai brasileira, Omar Tomalih (Podemos), propôs uma emenda à Lei Orgânica pra diminuir de 19 vereadores pra 11 e ainda revelou que a economia anual seria de mais de 15 milhões de reales, ele surtou...
Pianço
Pai Atanásio teve uma ataque de pianço, uma tosse medonha. Fiquei com medo de que ia ter um troço e ir dessa pra outra... Lembrou que este pançudo escriba revelou os valores das gratificações da câmara de Balneário Camboriú e, na época, teve quem ficasse fulo da vida e desmentisse o temente ao Altíssimo. Além disso, o vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), tinha feito essa proposta que não avançou.
Politicagem
A emenda do Omar soou pra muitos como demagógica e politiqueira, com intuito eleitoral. Afinal, só agora em cima do pleito, se coçou pra reconhecer que a câmara só com oito excelências excelentíssimas tem um custo de 15 milhões anuais? Quinze milhões só com oito!
Pra refrescar
O vereador futebolista da piramidal casa do povo peixeira, Nikolas Reis, que é o mandachuva do Podemos, também já propôs a redução dos atuais 21 pra 12 vereadores. Nikolas foi mais coerente porque faz tempo que propôs e ainda fez uma mea-culpa reconhecendo que o aumento de cadeiras foi um erro, sendo um dos apoiadores no passado de 12 pra 21.
Quantidade não é qualidade
A proposta de Nikolas também não andou. Apesar de que foi acordado lá atrás que dos atuais 21 heróis legislativos que só nos trazem alegria (ou não?), serão no próximo mandato em 2021, cerca de 17, com a diminuição de quatro cadeiras.
Diminuir
É claro que o articulista é favorável que se diminua a quantidade de cadeiras na Dubai Maravilha, enfim, em todas as citys da Santa & Sofrida Catarina. Até porque a defesa de alguns de que ‘quantidade’ seria representatividade não demonstrou ‘qualidade...’
Blocão de oposição
O caldo político da Mariscolândia começou a dar liga pro lado da oposição ao prefeito Aquiles da Costa (MDB). Essa semana vários partidos contrários ao governo emedebista se reuniram para debater uma possível união.
Ajuntamento
Tavam na reunião: PSDB, PSD, PL, PP, PRTB, DEM, PSC e Podemos. O grupo tem figuras carimbadas, como o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes, os ex-vereadores Jefferson Custódio (Podemos) e Felipe Schmidt (DEM) e o atual presidente da câmara de Penha, o pomposo Isac Hamilton da Costa.
Daqui pra frente
O grupo ainda não bateu o martelo sobre os nomes da majoritária e se pretende se reunir semanalmente para alinhar o pensamento em torno do blocão de oposição. A turma da prefeitura ficou louca da vida quando soube do encontro, já que o único jeito de tirar Aquiles da prefa seria uma eleição mano a mano. A tal terceira via é tudo o que o Aquiles tá querendo: quanto mais dividir, melhor pra ele.
Será mesmo?
Tem gente que acredita na terceira opção, a tal única via viável. O caminho na Penha deve se desenhar em torno de duas candidaturas, com chances reais de um enfrentamento Aquiles X Evandro. O movimento nos bastidores é intenso, apesar da pandemia, e as reuniões com grande público, apesar de proibidas, tão rolando a torto e a direito. Em ambos os lados.
Cassação do papa-anjo
A piramidal casa do povo terá, no prazo de 15 dias, que realizar uma nova sessão de cassação do vereador papa-anjo, ops, teacher Acácio da Rocha (DEM), por conta de ação pública que foi ajuizada pelo Gabriel Zanon e Dante Gervasi.
Inconstitucional
Tudo porque a juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, que é titular da Vara da Fazenda Pública, Execuções Fiscais, Acidentes de Trabalho e Registros Públicos da comarca peixeira, considerou inconstitucional os dispositivos do Regimento Interno do legislativo que permitem ao vereador se abster do voto.
Flagrantes
Na época, os vereadores, entisicado Fernando Pegorini (PSL), futebolista Nikolas Reis (Podemos) e galego Rubens Angioletti (Podemos), pontuaram sobre a situação e as flagrantes irregularidades. A dotôra Sônia lascou na sua decisão que teve despreparo na condução da sessão e até ‘abuso de poder’. Ai, ai, ai que dor!
Anulou
Com a decisão da magistrada, a sessão do dia 15 de maio deste problemático 2020 foi declarada nula. A câmara de vereadores tem 15 dias de prazo para convocar nossos heróis legislativos pra uma nova sessão pra analisar a quebra de decoro parlamentar.