
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Assombro...

O mundo se chocou na terça-feira com a notícia de que Itajaí faria aplicação de ozônio em casos positivos de coronavírus. O assombro não foi pela estratégia, mas pela forma como ela seria executada: pelo reto.
Qual o problema?
Com a mesma naturalidade que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) anunciou o procedimento durante a live no feicebuque o assunto deveria ser encarado por todos. Afinal, nada mais é do que uma técnica tradicional na medicina, aprendida nos laboratórios das universidades e executada em todo o mundo.
Desinformação
Porém, o que observamos é uma tempestade de preconceito, desinformação e tentativas de descredibilizar todo o trabalho que Morastoni vem desempenhando. Embora muitos questionem a comprovação científica das ações adotadas até aqui, a aplicação do ozônio seria uma ação para justamente promover um estudo científico.
Estudo científico
Itajaí está se inscrevendo para participar de uma pesquisa científica nacional que vai avaliar os resultados do uso da Ozônioterapia em pacientes com covid-19. Esse estudo já está sendo desenvolvido nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Incoerência
Então, espera aí, querem que só sejam aplicados métodos cientificamente comprovados, mas Itajaí não pode contribuir com os estudos que validam esses métodos? Tem alguma coisa errada nesse discurso.
Bons resultados
Ensaios clínicos realizados no exterior, inclusive, já apontam resultados benéficos como menor tempo de internação, melhor quadro clínico, redução da inflamação pulmonar e proteção das células em relação aos danos causados pelo vírus.
Por que não?
São justamente esses bons resultados com o ozônio que norteiam a pesquisa em andamento no Brasil e o a decisão do prefeito Volnei Morastoni pelo desenvolvimento do estudo na nossa amada city peixeira.
Desconhecimento
Até o ministério Público parece que foi pego pelo desconhecimento e recomendou que a aplicação do ozônio não ocorra em Itajaí. Faltou o órgão se informar melhor sobre o que se trata a iniciativa, que faz parte de um estudo científico e que respeita uma série de critérios.
Animado
No campo do humor a sugestão de Volnei varou o mundo. O intrépido pai Atanásio saiu do armário, digo, da quarentena, e perguntou todo cheio de graça pra este articulista pançudo, quando começaria o tratamento. Ele lembrou que teria que fazer as 10 sessões, como é sugerido pelo alcaide. O socadinho tirou da reta, dizendo que prefere tomar ivermectina, pois tem o corpo fechado.
Contra o cuvid-19
O veio Atanásio foi logo caindo na real ao perceber que na sua frente já estão na fila as primeiras cobaias que vão “ceder” aos encantos, digo, ao tratamento contra o cuvid-19, ops, covid-19 que promete atacar o maledito vírus de baixo pra cima...
Fininho
Dizem os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!), lá no paço da Vila Operária, que as primeiras aplicações vão ser testadas no vice, Marcelo Saldré, ops, Sodré, no procurador Gaspar Laus, no Erico Laurentino, da Fazenda, no Evandro Neiva, do Turismo, no Robson da Codetran, no Rodrigo Duarte, da Saúde. A lista é grande, não cabe em um só edição da coluna.
Oposição também
Os vereadores da oposição também não podem reclamar, o entisicado Fernando Pegorini, o atucanado Robson Coelho, o galego Rubens Angiletti e o futebolista Nikolas Reis, pelo histórico de atleta, também teriam sido os primeiros convidados ao teste, digo, ao tratamento que se não ajuda, também, não atrapalha, dizem os eufóricos apoiadores do ozônio introdutório. Ui!
Na fila
As bocas de caçapa lascam ainda que, na piramidal casa do povo, já chamaram o papa-anjo, ops, teacher, Acácio da Rocha (DEM), pra filmar os primeiros testes do ozônio lascado, digo, introduzido e, o Otto Quintino, o Pingo d’Ouro (Republicanos), vai ajudar na aplicação pelo seu conhecimento como farmacêutico. Oh, dor!
Querem?
Até o ex-secretário de Obras, o narigudo Tarcísio Zanelatto, a eterna biruta de aeroporto, Tito Arruda, e o Calinho Canela, que tomaram ivermectina pra aumentar a imunidade, matar lombrigas e garantir contra o coronavírus vão ser convidados pra levar, digo, aplicar o ozônio. Afinal, todo cuidado é pouco e se é pra prevenir e garantir, diz pai Atanásio, tá valendo. Eu, hein...
Carcar de Kombi
O rotundo ranzinza João Martins, depois da notícia da sugestão de aplicar o ozônio no toba do povo, mesmo com um cateter fininho, resolveu pegar a Kombi que montou pra viajar por aí e pretende, junto com a filhona, minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), sair por este mundão de meu Deus.
Recadão
O Podemos de Balneário Camboriú mandou um recadão ontem aos desavisados que produzem fake news e difamação política na Dubai brasileira: não vai deixar passar em branco e vai responsabilizar na dona justa eleitoral os produtores e divulgadores de contrainformação e calúnias.
Quebra de sigilo
Em coletiva do partido, o Podemos informou que a Justiça Eleitoral de BC determinou a quebra de sigilo de perfis anônimos que distribuíam notícias falsas da administração municipal e atacavam a honra do prefeito e outras pessoas, com nítido objetivo eleitoral.
Identificados
Com as informações fornecidas por determinação da Justiça junto ao Facebook e Instagram, foram revelados os verdadeiros operadores dos perfis investigados, De Olho em BC, e Novas Ideias Mil Grau. Em comum, todos apoiadores do ex-prefeito Edson Periquito, entre eles ex-funcionários da prefa de seu governo. Ixi!
Nome aos bois
Os responsáveis pelas páginas de fake news, segundo a investigação do Podemos, amparada pela decisão judicial, são Rafael Amâncio, Jefferson Kalinowski, Kako Garcia e Felipe Albertini Costa. Segundo o advogado do Podemos de Balneário Camboriú, Nilson Bittencourt, o primeiro passo para responsabilizar quem produz e espalha fake news é identificar essas pessoas. Ele diz que o partido seguirá nessa linha.
Recordar é viver
Vale lembrar que em 2016 foi determinado pela justiça, em uma ação semelhante, quebra de sigilo de um site anônimo que difamava o então candidato Fabrício Oliveira. A revelação foi um escândalo na cidade, pois os computadores da prefeitura eram utilizados para produção de conteúdo de ódio, produzidos por Artur Miranda, nomeado de Periquito na comunicação do município. Brincadeira.
Torra x torra
A deputada estadual bonitona e líder stand by do governo da Santa & Bela, Paulinha da Silva (PDT), ainda nem recebeu o dindim das emendas parlamentares impositivas da leleia e está promovendo um verdadeiro bazar político, do tipo torra x torra e ao estilo Silvio Santos: “quem quer dinheiro?”
Banda
A bela deputada Paulinha, que costuma falar baixinho, esteve na semana passada circulando pela Amfri e, só na Dubai brasileira, deixou cerca de 100 mil reais para uma banda marcial que ainda nem existe.
Moeda
No cenário político, alguns plantonistas da discórdia, lascam que o dinheiro das emendas dos deputados estaduais seriam parte da salvação do mandato do governador Carlos Moisés (PSL), na leleia e que muitas das excelências excelentíssimas tem gasto o dindim das emendas, antes mesmo de prometer, digo, receber.