
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tríplice

A pré-candidatura do vereador galego Rubens Angioletti (Podemos) à cadeira mais estofada da Vila Operária parece que vai ganhando força. É que sopraram nozovidos desse pançudinho escriba que dia desses tanto o Avante do também pré-candidato Patrick Dauer como o Patriotas do outro pré-candidato Adão Bittencourt, em reunião, fecharam um “trio de três” pra disputar a eleição.
Sustenta
A pergunta que não quer calar é sobre quem seria o vice do Angioletti, que pelo jeito é unanimidade entre as siglas, se um dos pré-candidato ou outro que viria de outra sigla que eventualmente somasse ao grupo. A turma que tava na reunião faz boquinha de siri, mas admite que há outras conversas em pauta.
Tempo
Tá certo que a prorrogação da eleição deste problemático 2020 deu tempo pra tchurma das siglas seguir conversando, dizem os sabichões que sopram pra coluna, mas o tic-tac do relógio não para.
Conquistar
E, se partidos como PSL, PP, e Solidariedade, purexemplo, que também lançaram pré-candidatos, se não forem conquistados de uma vez por uma das três forças políticas (MDB, PSDB E PODEMOS, não necessariamente na mesma ordem), podem lançar uma quarta ou quinta candidatura que favorece, com certeza, o governo.
Capital
As lives têm sido instrumentos importantes para capitalizar o eleitorado matematicamente. Os conteúdos exibidos a vivo nas redes sociais têm trazido até pessoas de renome, para falar sobre temas do cotidiano. Uma dessas lives despertou a atenção dos matemáticos plantonistas.
Prestígio
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), na última live que fez, teve cerca de 60 pessoas participando ao vivo. Já o ex-prefeito Edson Periquito (MDB), conseguiu reunir cerca de 120 visualizações momentâneas, na live que promoveu na última sexta-feira. Apesar de que cativar eleitores pelas lives, aparentemente, não vai dar certo...
Estímulo
A matemática das lives está sendo usada para estimular os eleitores a participar nas redes sociais, mas se os números continuarem baixando, é um sinal de que até o público não suporta mais assistir live e ficar em casa.
Febre
Essa febre das lives é passageira, assim como as duplas sertanejas já têm abandonado este recurso, com expectativa de baixa em cerca de 70% do público que prestigiava este conteúdo. O cenário exige reinvenção dos métodos de cativar o eleitor, aqueles que conseguirem essa equação, estarão matematicamente eleitos, pelo menos nas redes sociais.
Resposta
Essa semana volta a ser decisiva na casa do povo das obras intermináveis e dos prazos perdidos, com o pedido para que o processo de cassação do vereador Asinil Medeiros, o galo da Barra (PL), volte ao plenário, por solicitação dos vereadores Patrick Machado (PDT) e Lucas Esgotado, ops Gotardo (Novo).
Se correr...
O presidente da casa, Omar Tomalih (Podemos), deve dar uma resposta sobre o pedido formal das excelências excelentíssimas. Nos bastidores do poder legislativo, os linguarudos de plantão, lascam que se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.
Medida
O que mais chama a atenção deste temente ao Altíssimo é que a CPI das Obras inacabadas e intermináveis da casa do povo, mofa com a pomba na balaia e está comemorando aniversário sem nenhum resultado aparente e sem expectativa de prazo para acabar.
Sei lá, entende?
Enquanto a Comissão Processante que colocou o galo da Barra de molho e que tinha os vereadores Elizeu Pereira (MDB) e Juliethe Nitz (PL) perdeu o prazo apertado para apresentar a denúncia . Dois pesos e duas medidas...
Definição
A semana também vai ser decisiva para definir as chapas majoritárias para eleição de novembro próximo. O prazo das convenções chegou ao limite, assim como chega o mês de agosto.
Tenso
Como diz um amigo meu, é a hora de separar os homens das crianças. Nos bastidores o clima mais tenso segue com o prefeito Fabrício rumo à eleição e a indefinição sobre o vice-prefeito Carlos Humberto, presidente do PL.
Se contrariar
A raça da língua estirada debulha que o vice Carlos Humberto, desaparece da prefa, digo, do cargo, toda vezque é contrariado. Parece até que aprendeu com o Claudio Dalvesco que só aparecia na paço para pegar o salário no final do mês. Apertem os cintos, pois o vice sumiu.
Rubia
A conhecida professora da rede pública da city peixeira, Rubia Cristina dos Santos (PT), lançou na semana que passou a sua pré-candidatura à uma estofada cadeira na piramidal casa do povo. “Uma vereadora deve fiscalizar o poder executivo e também legislar: criar leis que deixem a cidade mais humana, mais justa. Uma vereadora deve ter um olhar além,” contextualiza Rubia.
Quase
Os perdigueiros da coluna assopram que na semana que passou o vice-prefeito da city peixeira e presidente dos seguidores dos preceitos brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré, quase causa uma rebelião na base governista. Tudo porque Marcelo marcou uma reunião presencial dos candidatos a vereador dos partidos com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Tiriricas...
Os partidos DEM, PSB, PSC e Cidadania ficaram tiriricas da vida. Incoerência fazer uma reunião com aglomero de pessoas. O combinado na reunião dos presidentes das siglas era primeiro cada partido conversar, individualmente.
Prioridade
Coisa que até agora não aconteceu. Até porque a prioridade tem sido o enfrentamento à covid-19. Com isso, foram pra cima do Marcelo que cancelou a reunião. A maioria tá achando que Marcelo tá querendo aparecer em cima das siglas.
Fazer moral
Até, ontem, lascam, estava cobrando estrutura para os candidatos, estava junto nas reivindicações, agora que a vice para o próximo pleito, estaria, praticamente garantida, quer fazer moral com o Volnei e com os seus próximos.
Rabo de foguete
Imagina o rabo de foguete que iam jogar no prefeito. Comércio fechado, restaurantes ferrados, cara de eventos falido e para fazer política pode ter reunião de pessoas? Mesmo com máscara e algum distanciamento não ia cair bem.
Vai ser fogo
Sabichões da política peixeira lascam que o entisicado vereador e presidente, Fernando Pegorini, e seu colega de partido e na piramidal casa do povo, o bonzinho Edson Lapa, estariam viajando, porque se não tiverem chance não terão as suas candidaturas bancadas 100% como imaginam. Partido não rasga dinheiro, caceteiam.
Difícil
Esses mesmos sabichões disparam que o PSL está numa situação difícil, porque vai apanhar do bolsonarismo. Vai apanhar da esquerda. Vai pegar toda a rejeição do governador Carlos Moisés. E vão brigar com o ex-vereador do nível quântico superior, João Vequi, que é pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. Será que será?
Círio Vicente
Tristeza pelo falecimento do advogado Círio Arnoldo Vicente, ex-vice prefeito de Itajaí, procurador aposentado e com grande participação no meio político da city peixeira e da região. Os sentimentos do articulista à família enlutada.
Punição
Como algumas pessoas fazem questão de negar o coronavírus e se recusam a usar máscaras, talvez, a única solução, a exemplo de outros municípios, como a galega Blumenau e Rio do Sul, seja a aplicação de multas pela desobediência. Afinal, não se trata de proteger a si, mas, também, a outras pessoas. Se falta empatia e sobra desrespeito, tem que doer no bolso.
Enfrentamento
O senador turco careca Esperidião Amin (Progressistas) destinou R$ 200 mil de emenda parlamentar em um recurso de R$ 2,8 milhões para a capital do ultraleve combater o maledito coronavírus. Amin destacou que os recursos foram em atendimento da bancada da sigla na casa do povo, formada pelos vereadores, Fafá, Alexandre Xepa e Zulma.