
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Porto complicado

O cabo de guerra no porto de Itajaí, aparentemente, é mais complicado do que a nossa vã filosofia imagina. Demonstra que o atual superintendente do nosso terminal cinco estrelas, Marcelo Salles, parece querer medir forças com quem lhe nomeou para o cargo, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Demissão desmotivada
E não tem nada a ver com a sindicância que teria sido aberta para apurar os atos de Marcelo Petrelli e a questão da ivermectina. Além da demissão da procuradora do porto de Itajaí, Silvia Wanderlinde feita pelo superintendente Marcelo Salles e que o prefeito pediu e depois determinou a reintegração ao cargo... Uma baita profissional que tem labutado na manutenção do porto público.
Influência?
Os linguarudos de plantão caceteiam que tem muito a ver com o coordenador executivo de controle interno, auditoria, transparência e ouvidoria, Gustavo Coelho Engel, que para alguns tem forte influência sob o superintendente do porto, Marcelo Salles, e do qual o prefeito pediu a cabeça.
Bate no peito
Há quem diga que Gustavo é indicação do vereador Robson Coelho (PSDB) e que faz questão de bater no peito pra que todos escutem que a excelência de oposição foi quem avalizou sua nomeação no porto de Itajaí. Sério?
Agressiva
Até o Sindicato dos trabalhadores da Administração, Capatazia, Empresas Operadoras Portuárias e Administrativos em OGMO nos Portos e Retroportos Públicos e Privados de Itajaí, Laguna e Navegantes (Sintac), em ofício ao superintendente Marcello Salles, levou ao seu conhecimento inúmeras reclamações, pela conduta agressiva, desrespeitosa e até vulgar por parte de Gustavo.
Sindical
O Sintac diz que apesar do servidor ser um membro sindical, já haviam lhe alertado que seu destempero não era compatível com a função. Além do ofício lascar que Gustavo Coelho já foi por inúmeras vezes responsabilizado civilmente e administrativamente por conta de sua conduta, tida como desrespeitosa. Bizolhe no Blog do JC, os documentos – HYPERLINK “http://www.diarinho.com.br/blogdojc” www.diarinho.com.br/blogdojc.
Acha que é prefeito?
Até um ‘abaixo assinado’ teria sido elaborado pra defender as atitudes de Salles, que não aceitou o pedido do prefeito de exonerar o servidor e depois, em um segundo ofício, em que o alcaide determinou a exoneração, Marcelo teimou em descumprir, alegando que o funcionário cumpre com excelência suas atribuições. Salles acha que é prefeito, foi eleito, tem voto e é indispensável pra ocupar a função de superintendente?
Dinovo
Foram dois ofícios, o narrado acima e outro, onde o Sinta acentua a presunção de assédio moral coletivo e individual e falta de urbanidade, colocando que é impossível se omitir, devido inúmeras denúncias e cobranças de que estariam acontecendo atos de terrorismo psicológico aplicados por superiores/chefes.
Peraí
Quem nomeou o superintendente Marcelo Salles foi o prefeito Volnei Morastoni. É dele a autoridade maior. Não se pode querer dar uma de Moro, alegando daqui a pouco que o alcaide estaria interferindo na gestão do terminal. A grande verdade, mesmo Salles sendo um nome respeitado no meio portuário, é que há muitos outros bons nomes que podem comandar o porto...
Suporte aos militares
Diante do avanço do coronavírus entre os agentes da segurança pública, o deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL) protocolou essa semana um projeto de lei que cria uma indenização para os policiais e bombeiros militares que estão atuando na pandemia. Justo.
Navega na Facisc
O presidente do Democratas do outro lado da vala, em Navegantes, o empresário dengo-dengo Rinaldo de Araújo, foi eleito vice-presidente da Região Vale do Itajaí da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
Liba
A eleição de Rinaldo em uma associação que vai além do outro lado da vala pode ser bastante benéfica para a campanha do pré-candidato a prefeito de Navega-City pelo Democratas, o empresário Liba Fronza.
Parceria
Os dois são amigos de longa data e companheiros no associativismo. Enquanto Rinaldo foi presidente da Associação Empresarial de Navegantes (Acin), Liba fez parte da gestão como vice-presidente. Lembro que Liba foi presidente da Acin, onde mantém laços fortes até hoje, incluindo o atual manda-chuva da associação, Verner Dietterle.
Quebra tudo
O fato é que Liba formou um grupo forte com o empresariado ao seu lado, o que pode lhe dar forças para sobreviver ao quebra-pau político dengo-dengo e dar um chega pra lá nos marajás da cidade.
Não entendeu
O secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, entrou em contato com este socadinho escriba pra esclarecer que o vereador entisicado Fernando Pegorini (PSL) parece não ter entendido bem o que ele quis dizer em grupos de zapzap, com relação aos investimentos do governo do estado.
Nada de hospital
Neiva lascou que nunca foi favorável a hospital de campanha na city peixeira, assim como toda a classe turística da cidade. O que ele fez foi pedir pra que o governo do estado usasse os mais de R$ 70 milhões que gastaria naquela obra suspeita em investimentos reais pra saúde dos itajaienses.