
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Alerta...

Matéria publicada pelo DIARINHO nosso de cada dia, no sábado, alerta para a possibilidade do aeroporto de Navegantes ser prejudicado no edital de concessões dos aeroportos do bloco sul por conta de movimentação política e de empresários paranaenses que conseguiram colocar no edital deles uma nova pista para o aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Bom pra eles, ruim pra nós...
Oportunidade
O edital de concessões de aeroportos é uma oportunidade para que o aeroporto de Navegantes consiga também uma nova pista, mais moderna e apta a receber aviões de grande porte e voos internacionais, tanto de carga quanto de passageiros, o que traria um incremento expressivo para a região do Vale do Itajaí. Como consequência viriam desenvolvimento econômico, emprego e renda.
A hora é agora
Sem atuação política que puxe brasa pra nossa sardinha, o aeroporto de Navegantes corre o risco de continuar um aeroporto pequeno, com poucos voos, e a maioria das operações sendo feitas nos aeroportos de Floripa e Paraná.
Se mexer
Ou, em outras palavras, vamos ficar chupando o dedão. Com a palavra a bancada catarinense e as associações empresariais da região da foz e do médio Vale do Itajaí. Todo mundo tem que se mexer, pô!
Defesa
Revendo os pronunciamentos da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), enquanto esteve sentada na cadeira estofadinha da leleia, pude perceber que a suplente de deputada falhou na missão de salvar o governador bombeiro do processo de impeachment.
Vidraça
Anna defendeu com unhas e dentes o governador, chegou a dizer que Moisés é um homem correto e não poderia ter sua imagem manchada por um processo de impedimento enquanto ela fosse deputada, mesmo que por um período curto.
Pedra
Essa dupla personalidade política de Anna assustou muita gente. Na city peixeira para ela nada presta. Persegue o prefeito barbudinho espumando ressentimentos eleitorais sem considerar a luta que o mesmo vem enfrentando contra as investidas de Moisés desde a guerra dos incentivos fiscais.
Dois pesos
Moisés abandonou a obra da bacia de evolução, tentou levar a pesca para o sul do estado, tentou acabar com os incentivos fiscais locais para fomentar sua terrinha no sul do estado, criou o hospital de campanha fantasma, comprou respiradores milionários fantasmas, mas mesmo assim Anna Carolina afirma que ele é um homem correto e que honra Itajaí.
Interesses?
Diante da defesa “incondicional” do governador por parte da galega, resta ao povo peixeiro pensar...Desespero por apoio da máquina do estado para uma eleição usufruindo de poder econômico e político? A troco de que? Defender o indefensável para alguém que se diz pelo certo custaria quanto para Itajaí?
Vaquinha
Os comerciantes da Dubai brasileira resolveram fazer uma vaquinha para arrecadar fundos e doar para o município e propiciar a abertura de leitos de UTI. Eles se propuseram a arrecadar 80 mil reais. Bela atitude dos comerciantes.
Ajuda
A ajuda é sempre bem-vinda, principalmente para demonstrar a união dos comerciantes nesse momento tão difícil de pandemia, mas na prática esse valor de 80 mil pouco ajuda para manter UTIs. Balneário gasta mais de 60 milhões por ano com o Hospital Ruth Cardoso.
Acorda
O mais impressionante no meio disso tudo foi o vereador Leonardo Piruka (PP), aquele que não conseguiu prestar contas da campanha eleitoral, cobrando o governo do prefeito prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) por algo que ele nem sabia... Que era uma vaquinha feita por empresários.
Sono
Com cara de quem tinha acabado de acordar, Piruka alega no vídeo que a prefa estaria fazendo uma vaquinha. Ele foi desmentido por vários comerciantes que inclusive disseram que jamais haviam tratado qualquer coisa com alguém do governo e que era uma ação deles em prol da cidade e das pessoas. E que o vereador deveria deixar de fazer politicagem em tempo de pandemia. Oh dor!
Nos dedos
Na própria postagem, Piruka recebeu uma saraivada de críticas. Alguns comentários o vereador deletou rapidinho, mas ontem o Sinduscon lançou nota de repúdio ao vereador, afirmando que a tal vaquinha não foi pedida e não tem a participação do poder público.
Ainda nos dedos
A turma na Dubai Brasileira anda P da vida com o vereador Piruka. O homem, inclusive, tem defendido, para claramente puxar o saco dos donos de bares e restaurantes, que eles não fechem e que tenham ainda horário estendido. Piruka parece ignorar a gravidade da pandemia e o fato de que a city não tem mais capacidade de atender em suas UTIs, seja na rede pública ou na privada.
Minando o CH
Há uma corrente na Dubai Brasileira que quer minar a chapa FO-CH, que seria o prefeito pop star, Fabrício Oliveira, e o vice Carlos Humberto. Quem prefere que a chapa vencedora de 2016 não vingue são justamente pessoas que temem que CH assuma o manche em 2022, quando, supostamente, o prefeito Fabrício, maravilhado com Brasília, queira concorrer a uma estofada cadeira no congresso.
Dupla
Há quem diga que FO e CH praticamente não se falam. Falam o necessário, mas não ficam de tricô. Quando acionado pelo prefeito pop para alguma missão, o vice-prefeito o atende de imediato.
Sintonia fria
Há uma sintonia fria entre os dois. Ambos sabem que em 2016 um foi fundamental ao outro para conquistar o posto de chefe supremo dos altos da Dinamarca, porém CH e FO sentarão para uma conversa próximo da eleição.
Pegou mal
Ficou feio para a presidente do sindicato dos servidores municipais de Camboriú (Sisemcam), Luciana Sobota, lascar verdadeiro fake news afirmando que o prefeito, vice-prefeito, presidente do legislativo e os abobrões secretários da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador iam ter aumento em seus subsídios e que os servidores iriam ficar ‘no hora veja’.
Se manifestou
A presidente em exercício da casa do povo, a galega Jane Stefenn (PSL), chegou a divulgar nota sobre a manifestação da presidente do sindicato dos barnabés, esclarecendo que não teve nenhum tipo de aumento, mas revisão anual.
Verdade
Jane se mostrou perplexa pelos comentários de Luciana Sobota e conclamou que ela expresse a verdade. Deveria, no mínimo, gravar outro vídeo pra explicar que não era verdade o que explanou. No mínimo.
Cerol
O vereador Murilo Pereira (PL) fez um requerimento sobre a problemática do cerol e ensejou debate na piramidal na sessão de ontem. É um caso sério. Nada contra o hábito saudável de soltar pipa, mas inaceitável que se use ainda cerol, que além de machucar pode até matar pessoas e animais.
Liba
No outro lado da vala, nesses dias, o coordenador microrregional do PSL, vereador entisicado, Fernando Pegorini, deu um plá com membros do PSL e DEM navegantino, e com um grupo de empresários que apoiam a pré-candidatura de Liba Fronza. Tudo indica que Liba Fronza terá um vice do PSL para concorrer às eleições municipais se seu nome se confirmar nas convenções.
Lacrada
A casa do povo da capital do ultraleve fechou as portas até o próximo dia 2 de agosto. Foram realizados 78 testes e destes 30 positivaram para o maledito coronavírus, o que levou à paralisação das atividades.
Todo cuidado
A coluna já citou e o DIARINHO, também, que os legislativos têm sido um verdadeiro caldeirão para que o covid-19 se alastre. A exemplo de Itapema, Itajaí, entre outros legislativos, também, precisam repensar sessões presenciais até o trabalho dos servidores que podem se contaminar e serem vetores nessa pandemia.
Lançou
O entisicado jornalista e funcionário público, Romulo Mafra (PT), lançou a sua pré-candidatura à uma cadeira estofadinha à piramidal casa do povo peixeira. Romulo diz que seu intuito é ser um pré-candidato de esquerda ao legislativo, discursando que o sistema falhou, que a elite não tem representante e que o povo deve representar a si mesmo.