
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Aniversário sem festa

Nesta segunda-feira a linda Balneário Camboriú, a Dubai brasileira, capital catarinense do turismo, completa seus 56 anos de emancipação, Será sem festa ou banquete, isso devido ao maledeto vírus. A hora, é claro, é de cuidado, mas não custa saldar o povo acolhedor da cidade linda e inovadora. Parabéns, Balneário Camboriú!
Pronta pra voar
Mas se não tem festa, não quer dizer que não tenha novidades. A Dubai brasileira segue pronta pra “voar” depois da pandemia, com muitas atrações e obras que põem a cidade num outro patamar. O prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) mostra a que veio e puxa a fila de inovações e obras na city praiana. A oposição geme na rampa.
Gira-gira
Com roda-gigante chegando da China e começando a ser montada no pontal Norte, que ganha ainda um molhe novinho em folha, balneabilidade, um rio Marambaia quase tinindo, essa região da cidade irá se constituir em breve no novo cartão de visitas da Dubai brasileira.
Se preparando
Mesmo lutando contra o coronavírus, como as outras cidades da região, inclusive com ações de destaque estaduais, o ritmo de obras não para, e seguem a todo vapor. Ganhos importantes de mobilidade, como há muito não se via na Dubai brasileira, como o elevado da Quarta avenida, a nova avenida Panorâmica, o prolongamento da Quarta avenida chegando à rua 3700, asfalto novo em toda a cidade.
Ações
No sábado, a prefa da Dubai brasileira, juntamente com entidades de classe, promoveu ações de conscientização sobre uso de máscaras pelas ruas e sinaleiras num belo movimento de cidadania.
Conscientização
As pessoas têm que se conscientizar que, ou elas respeitam as regras sanitárias, ou a epidemia não vai ser contida e as soluções terão que ser mais duras, o que é ruim pra economia das cidades. Ou não é?
Pra terminar
A verdade é que a Dubai brasileira, comandada pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira, dá banho na prevenção, no tratamento e no combate a epidemia do novo coronavírus. Montou hospital com 26 leitos de UTI exclusivos pra covid-19, laboratório de testagem, fiscalização, conscientização, punição dos excessos, barreiras sanitárias, a cidade faz de tudo.
Não pode tudo
É injusto o contribuinte de Balneário Camboriú pagar a conta, principalmente da saúde, de outras cidades da região. Enfim, vamos deixar pra lá, que é dia de, apesar de pandemia, comemoração. Comemoração pelo muito feito e pelo destaque nacional e até internacional que Balneário Camboriú dá à região. Parabéns a todos!
Oposição
O lançamento da pré-candidatura do entisicado Fernando Pegorini e do bonzinho Edson Lapa, ambos do PSL, a prefeito e vice, com o aval do manda chuva mor do partido na city, deputado Onir Mocelin, caiu bem nas redes sociais, e não é por menos, os dois têm seus eleitores e simpatizantes. A tendência é só melhorar.
Mas ...
O problema enfrentado pela dupla, no entanto, segundo os metidos a sabichões que insistem em dar seus pitacos pra coluna, é que com as candidaturas postas da minha ex-musa-BBB Anna Carolina (PSDB), do polido João Paulo (PP), do galego Rubens Angioletti (Podemos), do Patrick Dauer (Avante), do ex-vereador do nível quântico superior, Joao Vequi (PT), ufaaa, e até outros por aí, vai ficar difícil tirar o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) da cadeira mais estofada da Vila Operária.
Desunião
Tá certo que desses aí, seguem os entendidos, têm aqueles que vão acabar compondo como vices ou coisa assim, e o número deve se reduzir, mas às vésperas da eleição, essa quantidade toda de pré-candidatos assusta e desanima a peãozada dos partidos de oposição, que torcem pros seus caciques se entenderem de uma vez.
Live
No dia de hoje, purexemplo, o galego Rubens Angioletti, que tá levando a sério sua pré-campanha, vai fazer a famosa live no feicebuque com o sabichão de porto seco, Eclésio Silva, que foi diretor da Multilog e é ex-presidente da Associação Empresarial peixeira. Nem ele, nem o entisicado Pegorini e menos ainda a BBB Ann Carolina parecem estar de brincadeira.
Tirar
Sem espaço pra esse catatau de pré-candidatos, dizem ainda os entendedores sabichões, o único jeito é alguém tirar o corpo fora para o bem da city, e esse alguém tem nome e sobrenome, e seria a própria galega Anna Carolina.
Terno de posse
É que, mesmo teoricamente Anna sendo a que mais tem voto, dizem, é também aquela que falhou em juntar a tchurma da oposição. Cada movimento que a moça faz, lascam, é um que carca fora do projeto. Com a galega na disputa, finalizam, pode o Volnei comprar o terno.
Vergonheira
Ontem, tinha aglomero de pessoas na praia Brava, como se estivessem em pleno verão. Também tinha gente curtindo o domingo na praça da Beira Rio. Uma vergonha pra essas pessoas que desprezam a vida (suas) e, principalmente, de outras pessoas. Não custa repetir: é preciso cuidar de quem se ama e daqueles que a gente não conhece. Criem vergonha na cara!
Não tem o que fazer
Quase todo fim de semana, tem manifestação de meia dúzia de gatos pingados pró governo Bolsonaro. O que é desnecessário, afinal, será que não sabem que Bolsonaro já é presidente? Além disso, muitas pessoas em cenas de aglomeração e sem máscaras. Se o cara quer correr risco, direito dele, mas muitos desses podem contaminar quem tá se cuidando. Lamentável.
Comandante sem infantaria
Tido como um comandante aquartelado e sem o poder de organizar uma equipe de infantaria eficiente para as funções básicas de ataque e defesa, como uma das missões primárias da arma no campo de batalha política, o governador Moisés deve sofrer uma semana mais intensa de pressões, segundo constam os bastidores políticos.
Esquentar
A principal deve vir do parlamento, onde o clima já começa a esquentar por conta das respostas do governador Moisés, enviadas as 15 perguntas formuladas pela CPI dos Respiradores, respondidas e liberadas no fim de semana.
Não sabia
Como de praxe, o governador disse, em resumo de linguagem mais oficialesca, que não sabia de nada, não ouviu nada e não autorizou pagamento antecipado dos tais R$ 33 milhões para a compra dos 200 respiradores sem garantia de entrega e que até hoje, em sua grande maioria estão “voando por aí“. E que determinou a investigação assim que soube...
Insustentável
Só que o relator da CPI dos Respiradores, entisicado deputado Ivan Naatz, líder da oposição e do PL na leleia, enumerou algumas contradições nas respostas do governador, principalmente em relação a datas citadas que não fecham com a realidade dos documentos em poder da CPI. Ele tem lascado, via redes sociais, que “Carlos Moisés mentiu ao povo catarinense, e que sua situação é insustentável e que o chegou o momento de a Assembleia Legislativa dar uma resposta à Santa Catarina.” Ui!
O bocudo se refere direta e indiretamente tanto ao poder da CPI que pode analisar um possível pedido de afastamento do governador, como dos cinco pedidos de impeachment que estão tramitado desde o ano passado e que não tem andado, segundo outros bocudos de plantão em função de interesses políticos internos diante de possível eleição indireta para substituição de Carlos Moisés e a vice, se for o caso ....
Cara de pau...
Outro tradicional opositor que abriu a boca foi o deputado Kennedy Nunes (PSD) que chamou em alto e bom som, numa entrevista televisiva que o govenador “é um cara de pau” e que sabia de todo o processo sim, pois teria pedido dica ao Tribunal de Contas do Estado sobre como proceder, recebeu orientação e não cumpriu....
Reação
No meio deste tiroteio, consta, porém, que o governador estaria ensaiando uma reação e reforçada, prometendo não mais ficar tão na defensiva e sair para o ataque a partir desta semana. Ele teria algumas “cartas na manga”. Moisés, deve tentar buscar de forma mais intensiva o tradicional diálogo com o parlamento, o “feijão com arroz político “que sempre teimou em não fazer desde o início do seu mandato. Diante desta verdadeira guerra política de ataque e defesa, a semana promete ser quente ....