
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PSL

Os vereadores, entisicado Fernando Pegorini que é presidente do PSL da city peixeira, acompanhado do seu colega de bancada e de partido, o vereador bonzinho Edson Lapa, visitaram a choupana do socadinho escriba, ontem. A dupla estava acompanhada do deputado estadual, coronel Onir Mocelin.
17
O trio do PSL veio falar sobre a pré-candidatura em chapa pura do partido ao paço da Vila Operária, tendo Pegorini na cabeça e Lapa de vice. O anúncio oficial se deu através de uma live, às 17 horas do dia 17 pra marcar o lançamento das candidaturas.
Conversando
Tanto Pegorini, quando Lapa e Mocelin, enfatizam que a convenção do PSL deve consagrar a chapa pura, mas que seguem conversando com a oposição e mais pra frente com a situação. Lapa, animado, expõe que a chapa pura é o melhor caminho. Pegorini, cheio de afagos à Lapa, adianta que o vice será muito importante e que seu colega da pré-chapa é um verdadeiro irmão.
Cabeça
O pré-candidato Pegorini, questionado sobre o leque de candidaturas, afirma que os outros postulantes podem se agregar ao projeto, deixando claro que apesar do discurso de que estão liberados de egos e vaidades, não abrem mão da cabeça de chapa.
Líder
Bem com este humilde articulista havia previsto ontem, através do pai Atanásio, a líder do governo Moisés, não é mais líder. A deputada Paulinha da Silva deixou a liderança esta semana, após ter tomado cloroquina, digo, juízo.
Tubaína
Nem Paulinha e nem o governo fizeram declarações sobre a saída, mas este temente ao altíssimo descobriu, nos bastidores, que ninguém quer pegar a liderança, pois dizem que não adianta ser líder na assembleia, sem um líder no governo. “Apertem os cintos que o líder sumiu!”.
3/4
Nos bastidores da leleia, por onde a coluna deste escriba tem circulado com frequência, também circulava a informação de que o governador Carlos Moisés, já coleciona 30 desafetos, digo, deputados, que votariam sim pelo impeachment, se fosse hoje.
Nunca, neste estado...
O governador-bombeiro Carlos Moisés com o governo em chamas, não teria neste momento, mais que 10 parlamentares ao seu lado, coisa inédita na política catarinense. Nunca antes um governador foi tão odiado, digo, abandonado.
Elevados patrimônios
O empresário e vice-presidente do PL catarinense, Jorge Goetten, tá defendendo que se crie um imposto emergencial pra que se cobre de bancos e grandes fortunas um imposto emergencial. “Tenho cobrado muito a solidariedade da classe política com a redução de seus salários durante a pandemia, da mesma forma que vem ocorrendo com o trabalhador,” defende o empresário que é também político.
Andar de cima
“A cobrança de mais impostos sobre grandes fortunas e sobre os mais ricos é outro ponto que defendo desde o início dessa crise, e que acho fundamental neste momento,” enfatiza Goetten, destacando que “agora é hora de mexer nessa ferida. O andar de cima também tem que pagar o preço”, descasca, e com razão.
Tristeza
Os pêsames do articulista à família do presidente da câmara de vereadores de Camboriú, o Zeca Simas (DEM), que faleceu vitimado pela covid-19. Acreditei que ele iria sair dessa e que teríamos ainda muitos embates no campo das ideias. Muito triste esse desfecho.
Amin fala do complexo portuário
O senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) se pronunciou na sessão do Senado Federal, na última quinta-feira, para destacar o crescimento do complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. O parlamentar da Santa & Bela Catarina acredita na retomada do crescimento econômico se for acompanhado de um processo de reindustrialização inteligente e da valorização da agroindústria.
Cresceu
“O porto de Itajaí cresceu, na ordem de 10% em seu movimento, especialmente de exportação, no primeiro semestre, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Eu quero que esses dados sejam compartilhados porque isso lança uma esperança para todos nós de que a retomada do processo econômico, se for acompanhada de um processo de reindustrialização inteligente e da valorização da agroindústria, nós temos grande chance de sair desse tombo econômico que estamos tomando, protegendo a estrutura do sistema empresarial,” destacou Amin.
Luz no túnel
“Produtos da indústria catarinense, como móveis e derivados de papel, tiveram um incremento na exportação da ordem de 100% em relação a igual período do ano passado. Carnes tiveram 43% de crescimento em relação ao primeiro semestre do ano passado. Portanto, há luz no fim do túnel e eu quero compartilhar essa esperança fundada em dados concretos”, finalizou o turco Amin.
Pretensão
O empresário e ex-superintendente da Fundação de Esportes da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Altamir Montibeller, em uma live, essa semana, afirmou que tá conversando com todos, mas a pretensão é ser pré-candidato a prefeito, por defeitos da atual administração de Camboriú.
Estratégia ruim
Apesar de não formalizar críticas fortes ao governo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), Montibeller parte para uma estratégia ruim em seu sonho de chegar ao paço de pedra. Se distanciando de uma possibilidade de ser um futuro vice.
Possibilidade
Afinal, com tantas coisas saindo, asfalto pra todo lado e outras obras e a pretensão de Elcio de ser candidato a deputado, poderia ser mais estratégico, pensar em estar junto, com possibilidade de assumir no futuro.
Não se movimenta
Os olheiros que se espalham por Camboriú não observam movimentações da ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) de disputar o paço. Márcio Rosa deve ser o candidato dos emplumados.
Na disputa
A vereadora galega Jane Stefenn (PSL) reiterou dias destes que é pré-candidata à prefeita e não abre mão. Seu colega de parlamento, o vereador com nome de cantor John Lennon (Podemos), em um vídeo, também, afiançou que tá no páreo. Podemos ter dois pré-candidatos a prefeito, John e o atual vice-prefeito e galã do feicebuque Ramon Jacob
Repetir
Quem ainda corre por fora é o vereador Fabiano Olegário (PDT), filho do falecido ex-prefeito Edson Olegário, o Edinho Galo. Quem vai sair beneficiado é o prefeito Elcio na busca por sua reeleição. Existe a possibilidade curiosa que se repita as candidaturas de 2016, em Camboriú, tendo na cabeça de chapa, Elcio X Márcio X Montibeller.