
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pau roncando

A vereadora para mais de metro da Dubai Maravilha, Juliethe Nitz (PL), tá fula da vida com o seu companheiro de parlamento e de partido, Pedro Francez (PL). Juliethe entrou na dona justa contra seu companheiro de sigla pra rever a situação do cargo da mesa diretora da casa do povo.
Comissão de Ética
Os linguarudos de plantão assopram que Juliethe anda espumando e não pretende deixar passar batido a situação e que pode, inclusive, colocar Pedro Francez na comissão de ética, porque aparentemente, ele teria dito que tava tudo certo com a vereadora na mudança da mesa, o que não representaria a verdade.
Medão?
Apesar de que a comissão de ética na câmara da Dubai vai do nada a lugar nenhum... Dizem que o Pedro Francez, depois dessa cagada toda, anda com medo de andar na rua, por conta da vereadora com marido bravo e violento. A política ama traição, mas não perdoa os traidores... A raça de boca de tatuíra caceteia que não é a primeira vez que Pedro Francez trai seus companheiros pra se manter no poder. E que teria feito isso com o ex-vereador de quem foi assessor Dão Koedermann (atual presidente do MDB). Fez isso com o vice-prefeito Carlos Humberto e, agora, com a vereadora Juliethe. Arreda, raça de infelizes, bocudos infernais...
Reconhecimento
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) anunciou na última sexta-feira os homenageados com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, 2020. Entre os homenageados está o empresário Júlio André Ruas Tedesco, do Grupo Tedesco em Caçador, entre outros empreendimentos, como o Parque Unipraias, Marina e Atracadouro na Dubai Maravilha. Justo o reconhecimento.
Num é?
Sobre essa história das nossas amadas excelências excelentíssimas da Casa do povo peixeira terem que devolver parte dos salários por estarem participando apenas de uma sessão ordinária por semana, sabichões de outros costados garantiram pra coluna que não é bem assim. Falam que o subsídio dos vereadores não serve apenas para pagar a presença nas sessões, como os famosos jetons da JARI, por exemplo. Eles podem até devolver, mas por uma questão moral, e não legal, defendem os iluminados. Então tá...
Encontro
Linguarudos plantonistas da discórdia alheia atestam para este colunista, que o ex-tudo, coronel Pavan, digo, Leonel Pavan (PSDB), teria visitado o secretário de Planejamento da Dubai Maravilha, o galego aposentado e pescador, Rubens Spernau. O encontro teria rolado no palácio, digo no paço dos altos da Dinamarca.
Programa
Após o encontro que rolou recentemente, até o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) teria participado de um programa televisivo apresentado pela filha do atucanado, digo, Leonel, a também entisicada Juliana Pavan, na TV do Pavan, ops, Panorama. Teve quem questionasse ao ver Fabrício dando entrevista na emissora. Será namoro ou amizade?
Previsão
Apesar do teor da conversa entre o galego e o coronel não ter sido divulgado, solicitei ao pai indefectível e inoxidável pai Atanásio que pudesse fazer algumas previsões sobre o futuro incerto e político da Dubai e o veio, que é de pouca conversa, respondeu: “deixaram o Auri na mão, novamente...” Será? Meu Pai eterno!
Refresco
Só pra refrescar a memória do nobre leitor destas mais do que estrebuchadas linhas, o galego Rubens Spernau embarcou no governo Fabricio, no dia em que Pavan dava entrada na UTI, por conta de um AVC.
Traição?
As primeiras palavras pronunciadas por Pavan, meses após a sua recuperação, foi de “traição”, alegando que Spernau não havia consultado o partido e que teria assumido sem consentimento da sigla. Também acabou ficando que era só mágoas do Mazoca, Osmar Nunes, que também teria aceitado embarcar na canoa governista sem o aval dos tucanos.
Universitários
A pergunta que não quer calar, é como o sabe tudo, o melhor, melhor do mundo Auri Pavoni, se sente vendo o presidente de honra do seu partido, alinhando politicamente com o adversário? O espaço segue aberto aos interessados...
Teste
A bela assessora de imprensa da Emasa da Dubai Maravilha, Renata Furlanetto, entrou em contato com este pançudo escriba, em pleno sábado, para atestar que os servidores da autarquia estão sim recebendo orientações e testagens da Covid.
Seletivo
Renata confirmou, porém, que os assintomáticos não estão sendo testados. Conforme este colunista havia divulgado, os servidores estavam cabreiros com tantos casos positivos e queriam todos passar por testagens, não apenas os que apresentam algum sintoma.
Promessa
Como que o próprio prefeito pop star, Fabrício Oliveira, anunciou a testagem em massa em toda a população, e nem aos barnabés que estão na linha de frente estão sendo testados? Como perguntar não ofende, onde estão os 150 mil testes quer seriam adquiridos e foram alarmados pela administração dos altos da Dinamarca?
Tá junto
O presidente do PSL peixeiro e vereador entisicado, Fernando Pegorini, falando em seu nome e do seu colega de bancada na piramidal casa do povo, o bonzinho Edson Lapa, disse que independentemente de questões políticas ou partidárias, está junto com o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Emenda
Pegorini anunciou que o presidente do PSL na Santa & Bela Catarina, deputado federal Fábio Chiclete, ops Schiochet, destinou uma emenda de 500 mil reales que deve cair na conta da prefa peixeira, essa semana. Ele já comunicou ao prefeito a boa nova.
Erro
Essa questão de servidores públicos municipais, estaduais e federais que receberam o auxílio emergencial do governo federal de 600 reais, anda provocando situações complicadas. Teve um monte que publicou relação de nomes consultando Google, sem conferir o cpf, colocando como se fosse servidor, caso apenas de homônimo.
Quem tem, tem medo
E tem ainda uma pá de nomes que não saiu na lista bendita dos irregulares, mas recebeu e é servidor efetivo ou comissionado, estando com medo de novas divulgações. O medo tinha que ser do ministério Público.
Juridiquês
Falando em questões do direito, tá rendendo a retirada do requerimento do galego Rubens Angioletti, que é pré candidato a prefeito pelo Podemos. Os servidores envolvidos chegaram a travar verdadeira batalha pela verdade mas redes sociais. Mas a verdade é que só tem uma verdade. Quem define isso é o presidente da Câmara, e todo o resto é aconselhamento.
Ibope
A falta de pulso da mesa tá é dando Ibope pra oposição, que aproveita da falta de habilidade política de quem é técnico pra deitar e rolar pra cima do governo que já poderia até ter respondido às perguntas do edil, coisa que a população que não tem nada que ver com o juridiquês parlamentar quer porque quer saber.
Namoro ou amizade
A última sessão da piramidal casa do povo peixeira foi marcada pela tranquilidade que não se via há algum tempo. O vereador futebolista Níkolas Reis (Podemos) chegou a dizer que era fã do seu algoz barbudinho Júnior Thiago Morastoni (MDB).
Live
A fala de Nikolas veio como retribuição às palavras elogiosas do próprio Thiago em live promovida pela jornalista Maria do Carmo e pelo advogado Rafael Martins, que tá fazendo um sucesso danado no feicebuque.
Volnei também
Mas Níkolas não se limitou a elogiar o filho e fez referências também ao tempo em que andava lado a lado do pai, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB). O vereador lembrou da gestão que os dois fizeram para trazer o Instituto Federal de Santa Catarina aqui para a city peixeira, do quanto isso foi importante para a qualificação dos jovens e pra economia em geral.
Bonito mas ...
A atitude foi bacana, mas é difícil imaginar que daí saia algum tipo de casamento. Níkolas Reis é um dos principais articuladores da campanha do galego Rubens Angioletti, e quer porque quer tirar o ex- aliado da cadeira mais estofada do paço da Vila Operária.