Uma denúncia levou a Vigilância Sanitária de Itajaí e o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) a fiscalizar dois bares da orla da praia do Atalaia, na manhã desta segunda-feira. A denúncia apontava que a fossa do banheiro de um dos bares estaria vazando na areia da praia — o que foi confirmado pela equipe liderada pelo diretor da Vigilância, Silvio Schaadt.
O bar fiscalizado fica à esquerda, na segunda rampa de acesso da praia. No local, os fiscais encontraram a fossa cheia, com o esgoto escorrendo em direção à areia. Além disso, a cozinha estava em ...
O bar fiscalizado fica à esquerda, na segunda rampa de acesso da praia. No local, os fiscais encontraram a fossa cheia, com o esgoto escorrendo em direção à areia. Além disso, a cozinha estava em situação precária, o estabelecimento não possui alvará de funcionamento e está envolvido em um processo judicial que pede sua retirada do local.
Continua depois da publicidade
Segundo Silvio, os donos têm 48 horas para contratar um caminhão limpa-fossa e resolver o problema. Enquanto isso, o banheiro do bar está interditado. A cozinha deve ser limpa e adequada em até 24 horas.
Outras pendências, como a carteirinha de saúde dos funcionários, devem ser regularizadas em até 10 dias. Caso as exigências não sejam cumpridas nos prazos determinados, o bar será interditado.
No bar à direita da segunda rampa de acesso, a situação da fossa estava regular, mas a cozinha apresentava problemas de higiene. O responsável recebeu prazo de 24 horas para adequação. “Não houve interdição hoje, mas vamos retornar nesta semana para verificar as melhorias. Se não forem feitas, vamos interditar”, adiantou Silvio.
Essa foi a primeira ação da operação Verão Seguro, que retorna nesta semana com fiscalizações em bares, food trucks e restaurantes das praias de Itajaí, molhe e avenida Beira Rio. “Vamos analisar a limpeza, armazenamento dos alimentos, validade dos produtos, documentação, carteirinha de saúde dos funcionários, banheiros, entre outros itens”, destacou Silvio. A operação será intensificada a partir desta terça-feira, com novas vistorias em estabelecimentos do Atalaia e outras praias.