Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Moleza...


Moleza...

Advogados sabichões andam fuçando a legislação municipal para cobrar de volta aos cofres públicos pelo menos a metade dos salários das nossas excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo. Segundo os homens da lei, os vereadores teriam que fazer duas sessões por semana, virtuais ou não. Ui!

Lei orgânica

Dizem os entendidos que na lei da city os edis teriam que trabalhar duas vezes por semana, mas por conta da pandemia estão fazendo uma só sessão, enquanto que as demais casas da região cumprem suas tarefas mesmo que em conferência digital.

Boca de siri

Quando a coisa mexe no bolso dos vereadores peixeiros, eles fazem boca de siri. Até a oposição, que gosta de cantar em verso e prosa a moralidade e a transparência, não abre o bico nessas horas em que o bolso fica ameaçado. Daí todo mundo se abraça. Será que alguém vai tomar providências ou vão esperar a dona justa meter a canetada e resgatar a dinheirama do povão?

Justo

Se estão trabalhando a metade do tempo que já é só dois dias por semana, nada mais justo que recebam só a metade dos seus salários. A piramidal casa do povo é muito bem equipada com estrutura de TV de ponta e tranquilamente poderia ter suas sessões virtuais para atender as exigências da pandemia. Né?!

PSDB da Dubai

O presidente do PSDB da Dubai Maravilha, Gilson Menzel, e o Marcos Saraiva, que é diretor de Comunicação da sigla, visitaram a choupana do socadinho escriba ontem. Gilson é jornalista, com passagens em órgãos de comunicação do estado eaté da Bolívia, onde exerceu várias funções, principalmente na área de marketing e comercial. Estudou psicologia e é estudante de Direito.

Desafio

Gilson já foi candidato a vereador, militou na política no passado ao lado do atucanado Leonel Pavan, nos tempos de PDT e PSDB. Aceitou o desafio de comandar a sigla com o intuito de promover o crescimento do partido e abrir portas pra dialogar com outras siglas que fazem oposição ao prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), fazendo questão de se colocar como amigo.

Projeto

O mandachuva do PSDB diz que o grande erro do prefeito Fabrício é ter um plano de governo, mas não ter entregue o que prometeu. E a cidade precisa.

Empregos

“Precisamos de gestão e o PSDB tem um projeto de cidade, não de quatro anos, mas de pensar e preparar a cidade pra 20, 30, 40 anos à frente, enfatiza o bagrão do PSDB, emendando que Balneário Camboriú precisa de empregos e renda. Investir em educação e  ter um gestor e não um síndico que manda trocar uma lâmpada quando queima, no mais do mesmo.

Sim e não

O presidente emplumado afirma que o caminhar do PSDB está com o Partido Progressista e isso já foi passado aos pré-candidatos a vereador. Não que as portas estejam fechadas ao MDB, entre outras siglas que, Gilson, garante ter boas conversas.

Auri e Pavan

Fala que o PSDB quer estar no processo e tem os nomes de Auri Pavoni e Leonel Pavan, apesar de acreditar que o ex-prefeito e ex-governador, não deve ser candidato, pelos menos tem reafirmado que não deseja estar no pleito, pois estaria vivendo o melhor momento, curtindo dos netos, curtindo casa na praia, sítio, enfim, vivendo, brinca Gilson.

Amor & ódio

Gabriel Castanheira reassume o comando da secretaria de (In) Segurança da Dubai Maravilha, na próxima segunda. A informação divulgada, logo cedinho, no Blog do JC, provocou rebuliço.  Grande parte da populaçãoanda amedrontada com os altos índices de insegurança na cidade,  e apalude o retorno. Já a classe política  torce  o nariz. Castanheira desperta amor & ódio.

Prosegur de sempre

Quem acompanha a coluna há quase 20 anos, sabe que procuro não comentar sobre a minha vida particular. Mas sou obrigado a retornar a algo que é o famigerado impacto de vizinhança. Peço escusas por comentar. O problema do estacionamento da empresa de transporte de valores, a Prosegur, que fica ao lado da choupana deste temente ao altíssimo.

Nada ao lugar nenhum

Codetran pintou uma faixa de pedestre lá na Benjamin Dagnoni, no Rio do Meio, na zona rural da city peixeira. Não sei se tava sobrando tinta, porque a faixa leva o nada a lugar nenhum. Fica bem na frente do criadouro de pintos do ex-secretário de Obras, o narigudo Tarcísio Zanelatto. Será que foi ele que mandou, ops, pediu?

Óleo diesel

O pior, o mais maléfico dos combustíveis fósseis pra saúde é o óleo diesel. A sua composição pode causar câncer de pulmão, problemas neurológicos, entre outros graves malefícios. E aí está a questão. Os caminhões da Prosegur ficam com a ‘traseira’ virada pra casa/choupana deste pançudo e alguns motoristas ligam o motor e ficam jogando a fumaça tóxica pra casa deste por longo tempo.

Esquecem do mundo?

Alguns destes motoristas (e não se pode generalizar) ficam ‘limpando’ o veículo com o motor ligado por minutos, minutos e minutos. Dá-lhe fumaça tóxica em uma falta de respeito com o vizinho, empesteando o ar e trazendo um risco tremendo de causar problemas de saúde a terceiros.

Torrando combustível

Gastando combustível à toa? Com toda a tecnologia, precisa esquentar motor ou o caminhão é velhão? Será que o gerente não enxerga tal prática que incomoda e prejudica, porque inúmeras vezes foi solicitado pra que parem com essa prática? Que liguem os veículos e saiam. Se fosse barulho, cheiro, não incomodava. Incomoda é a poluição, a fumaça tóxica que provoca graves doenças.

Coronavírus

Vários servidores do Emasa da Dubai Maravilha, segundo perdigueiros da coluna, testaram positivo para o coronavírus. O que tem preocupado quem trampa na autarquia e fica com medo de ser contaminado ou transmitir o maledito vírus, é que não está sendo feita uma testagem.

Abandonado

Leitor da coluna, em contato com o socadinho escriba, questiona o fato de o prédio anexo à delegacia Regional de Itajaí estar abandonado. O que tem feito com que esteja sendo depredado e saqueado, purexemplo, tendo janelas surrupiadas. E  isso  numa obra quase finalizada no centrão da city peixeira.

Bateu de frente

O vereador Claudinei Loos (MDB), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, bateu de frente com o presidente do legislativo, Zeca Mandão, ops, Simas ((DEM), que disse que escutou de prefeito (?) da Amfri que o prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), não tava nem aí pra questão do coronavírus.

O que fez?

Loos quis saber o nome do prefeito que falou tal coisa e o presidente Mandão disse que só falava no ouvido dele. Claudinei subiu o tom e disse que o prefeito Elcio tem trabalhado e se dedicado no combate à covid-19. Seria interessante saber o que a gestão de Mandão fez pra colaborar com a cidade e o enfrentamento da doença.

Prática infeliz

Com a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do então deputado estadual do Rio de Janeiro, hoje senador Flávio Bolsonaro (PSL), em uma investigação do ministério Público referente a ‘rachadinhas’ na leleia carioca, volta à tona essa prática nefasta.

Vergonha

Infelizmente, tal prática é muito comum no poder legislativo, onde vereadores e deputados (sem generalizar), contratam assessores que, pra estar no cargo, são obrigados a dar uma parte do vencimento ao ‘dono’ do mandato.

Nem se fala

Vereador, então, não se fala. Há muitos anos, uma ex- excelência excelentíssima da região ficava com o cartão do banco de seus assessores e ao sacar ‘comia’ uma parte e devolvia outra ao barnabé. Outros eram obrigados a depositar na conta do parlamentar. E tinha outros que ficavam com um percentual de salário de indicado na esfera do executivo. Uma vergonheira.

Difícil

A grande dificuldade de punir esse ato criminoso é de que quem é vítima dessa prática nefasta, tem medo de denunciar. Muitas vezes aceita a situação porque precisa trabalhar. Aceitar, também, é se omitir e contribuir com essa pratica criminosa. Alguém duvida que muitos assessores e cargos indicados não estejam sofrendo, tendo que fazer ‘rachadinhas’ na região?   


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Transição cidadã

Coluna Esplanada

Transição cidadã

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Costureiras tomam calote de empresário

Charge do Dia

Costureiras tomam calote de empresário

Coluna Exitus na Política

Nacionalismo, patriotismo, protecionismo

Bafão com o Egovaldo

JotaCê

Bafão com o Egovaldo




Blogs

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Espaço Saúde

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.