
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Parabéns, Itajaí!

A nossa querida e bela Itajaí completou ontem 160 anos de emancipação político-administrativa e 200 anos de colonização. Em função da pandemia do coronavírus, os tradicionais eventos como corte do bolo pelos bairros, ‘enforcamento coletivo, digo, casamento coletivo, Festa do Peixe e inúmeras outras atividades não puderam ser realizados.
Live dos artistas
Com a necessidade de distanciamento social a celebração dos 160 anos de Itajaí foi feita por meio de um show online, que reuniu na tarde e noite de domingo 34 artistas da city peixeira. A live foi promovida pelo movimento Respira Itajaí e retransmitida no Facebook da prefa e do Café Maestro.
Louvável
A ação, além de levar muita música e cultura aos itajaienses, teve também o objetivo de arrecadar fundos pros profissionais da área artística, que foram bastante afetados pela pandemia. Uma bela iniciativa em prol dos nossos artistas.
Exposição
Outra iniciativa bacana foi uma exposição online organizada pela fundação Genésio Miranda Lins, publicada nas redes sociais do Museu Histórico. A mostra virtual “Itajaí 160 Anos – Você Faz Parte dessa História” reuniu imagens que, além de contar pequenas partes da história da city peixeira, também narram a vida do povo.
Pujante
A verdade é que Itajaí, até o início da pandemia, vivia um grande momento econômico. Porto recuperado e batendo recordes de movimentação, obras por toda a cidade, geração de empregos, abertura de novas empresas e expectativa de voltar a ser o maior PIB da Santa & Bela. Que os tempos difíceis passem logo para retomarmos ao rumo do crescimento.
Intensificar o combate
O prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), realizou na tarde de domingo uma reunião importante pra avaliar as projeções da covid-19 pras próximas semanas na city peixeira e também na região da Amfri. A situação preocupa e tudo leva a crer que o combate ao vírus será intensificado.
Relatório estadual
O encontro teve como referência um relatório preliminar do governo da Santa & Bela, com análise do cenário da pandemia na região. Estiveram presentes, além do povo da prefa, representantes dos hospitais Marieta, Pequeno Anjo e Unimed.
Mais mortes
Os dados apresentados mostram que, das sete macrorregiões do Estado, a da Foz do Rio Itajaí apresenta o maior número de óbitos: 41 no total, sendo 17 em Itajaí, o que liga o sinal de alerta em toda a região.
Pode restringir
O documento provoca ainda uma reavaliação da prefeitada da região com relação ao cumprimento das medidas sanitárias e de restrições de público que acompanharam as flexibilizações das atividades econômicas, sugerindo maior rigor aqui na Amfri pra tentar conter a pandemia.
Análise detalhada
A prefa peixeira receberá informações mais detalhadas deste documento nos próximos dias. Volnei pretende analisar a situação em conjunto com os prefeitos da Amfri e com o governo do Estado, bem como com representantes da sociedade, pra tomada final de decisões.
Estratégia regional
Uma coisa ficou clara na reunião. A estratégia precisa ser regionalizada. De nada adianta Itajaí adotar medidas mais restritivas se do outro lado da vala, em Navegantes, purexemplo, onde quase 20 mil pessoas trabalham diariamente na city peixeira, não fizer nada pra combater o vírus. O esforço deve ser conjunto pra surtir efeito.
Último aviso
O prefeito Volnei disse que o ideal é não precisar voltar ao amplo isolamento social, mantendo apenas os serviços essenciais, mas isso vai depender da contribuição de todos no cumprimento das medidas básicas. São importantes o isolamento e distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos e objetos.
Aglomerações
A verdade é que hoje só se fala em coronavírus em todo o mundo e as pessoas sabem muito bem o que deveriam fazer pra se proteger. Só que tem um mundaréu de gente que não tá nem aí. E, o pior, coloca em risco outras pessoas.
Juízo
Infelizmente, a necessidade econômica e até mesmo as falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), incentivando os cidadãos a irem pras ruas, dificultam ações de controle, hoje fundamentais pra não sobrecarregar o sistema de saúde e garantir atendimento a todos.
Vergonha alheia
A casa do povo da Dubai Maravilha não se calou diante das graves denúncias da vereadora Juliethe Nitz (PL) e optou pelo ataque como a melhor forma de defesa. Todos gritam e ninguém se entende.
Roubaram
Parte da nota segue abaixo: “A vereadora declara também que os colegas lhe “roubaram” o cargo, valendo-se do momento no qual ela se dedicava à maternidade, na condição de puérpera, para lhe apunhalar pelas costas, entre outras opiniões pessoais.” Leia a nota completa no Blog do JC – HYPERLINK “http://www.diarinho.com.br/blogdojc” www.diarinho.com.br/blogdojc