
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Custo e benefício

Teve vereador da casa do povo da Dubai Maravilha bufando com este articulista pançudo em função da divulgação dos números, digo, das despesas de gabinetes das vossas excelências. Alegam que as informações seriam fake news que teriam sido disparadas pelos zap da vida.
Tudo
Este colunista foi até generoso em ter falado sobre o custo, ops, o gasto de cada gabinete, com a folha de pagamento dos funcionários, não incluindo aí despesas como telefone, café, materiais para expediente, diárias ou outros custos decorrentes do dia-a-dia. Quando o custo de cada gabinete/vereador é desde o salário do parlamentar, até assessores e indicados...
Fake
Em um áudio em um grupo de zapzap, o vereador Gelson Rodrigues (Cidadania), líder do governo, chegou a dizer que estavam produzindo fake news. Em contato com o escriba, disse que os números não batem e que são inverídicos.
Alterou
E que, ontem à tarde, iriam até a delegacia fazer um BO contra quem criou e disseminou o que chamam de fake news. Diz que vão entrar com processo criminal e cível contra quem teria alterado os números divulgados.
Todos
Questionado se colocar no gasto, além dos seus assessores, indicação na estrutura da câmara, fecharia o valor, Gelson lascou que o indicado não seria seu funcionário e sim da câmara. No entendimento deste humilde escriba todos são servidores do legislativo.
Gastam mais
Voltando ao áudio explicação de Gelson no zap, ele chegou a afirmar que tinha gabinete que gastava muito mais que o seu, admitindo o exagero das despesas e que logo vai aparecer quem seriam os responsáveis pelos maiores gastos. Admitindo que tem gastadores, sim...
Promessa é dívida
Gelson, que é líder do governo, chegou a prometer no áudio que este articulista guardou como “recordação”, que o presidente Omar Tomalih (Podemos) vai colocar um baita telão em frente da câmara, com os gastos individuais de cada gabinete, para mostrar os verdadeiros recordistas dos gastos públicos.
Transparente
O mínimo que se pode esperar de um político é transparência e que ele cumpra com suas promessas. Vou cobrar o telão (apesar de que vai aumentar os gastos aos píncaros da lua). Vou sugerir que se os vereadores estão ansiosos em mostrarem seus gastos que o telão seja instalado logo. Além de outras medidas.
Link fácil
Que nossos heróis legislativos promovam também um link fácil de acesso na página do legislativo balnear, informando mensalmente, sem ter que fazer pesquisas de nível universitário no portal da transparência para encontrar algo que deveria estar em destaque.
Coragem
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), propôs a diminuição de 19 para 13 vereadores. Projeto que foi engavetado. Retirem da gaveta. Se for colocar os seis vereadores a menos e seus assessores e as despesas decorrentes, diminuiriam 36 pessoas e o valor da economia seria de R$ 3 milhões/ano. Quero ver se os mesmos que dizem que foram na delegacia prestar queixa sobre as denúncias, assinam essa proposta.
Desafio
Ao dizer que sou um dos maiores combatedores de fake news, desafio aqui o presidente, Omar Tomalih, a trazer a público quanto a casa do povo gasta com servidores, mensalmente, incluindo os terceirizados. O número pode passar de 150 trabalhadores. Aposto que tem bem mais gente lá na câmara do que trampando na mega loja da Havan, um das maiores lojas na Santa & Bela.
Cabide
Só no gabinete do presidente são oito funcionários, sendo cinco assessores e três indicados com salários que somam mais de 60 mil por mês, somando o salário do vereador que é quase R$ 16 mil por mês.
Num tem
No gabinete do Gelson Merísio, ops, Rodrigues, são três assessores e um indicado, que chegam ao custo de mais de 40 mil ao mês, com o salário do parlamentar. Mas, se o vereador diz que não, que tem mais colegas seus de parlamento que gastam mais e seu (s) indicado não entra na cota...
Esgotou?
Onde andará o vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), que é tão moralista e não se manifesta sobre a situação que se apresenta? Gosta que se enrosca de apontar o dedo e, fazer discurso moralista, mas quando se trata de seus pares, ele se cala, em claro corporativismo.
Tudo lá
Não coloquei os nomes para não expor os servidores, mas tenho tudo de forma documental. Se mais alguém quiser insistir que é ‘fake’... Tá lá no portal da agonia, ops, transparência, com cargos e salários de vereadores e servidores.
Medida
É preciso cortar na carne se quiser dar o exemplo. Ainda mantenho o desafio, se não for pedir demais, que a câmara informe para este temente ao altíssimo, quais as medidas de economia ou para recuperação dela que foram tomadas pelos nossos heróis legislativos?
Aguardo
A prefa dos altos da Dinamarca cortou dos próprios salários do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) e do alto escalão. E o legislativo o que tem feito para ajudar a amenizar os efeitos da crise durante a pandemia? Aguardo.