Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bateu tristeza


Bateu tristeza

Logo agora que bateu o frio de gelar canela parece que não vai mais rolar o convescote no solar do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, ali no São Judas, city peixeira. O vice tentou montar um grupo no seu entorno pra cacifar e dizer ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) que tava tudo certo e nada combinado.

 

Saíram

O próprio PDT, que é comandado pelo Marcelo Saldré, ops, Sodré, deixou o grupo e carregou junto o PSB do Jorge Andrade, o Jorge Negão,  que dizem que faz tudo que o Sodré manda. Quem teria, também, deixado o bendito grupo seria o Wilson Rebelo Júnior, o Rebelinho.

Ficaram

Algo surreal já que quem propôs o tal grupo foi o próprio Marcelo. Teriam ficado juntinhos e com apoio irrestrito ao prefeito, o Dedé Gonçalves do DEM; topetudo Osvaldo Gern, com o vice-presidente estadual do PL, Jorge Goetten; Cleiton Roberto do Cidadania e o Fábio Rezes, o Fabinho do PSC.

Queria

Na verdade, Sodré queria marcar uma reunião com o prefeito Volnei mostrando que ele estaria capitaneando e seria o articulador das siglas que estão agarradinhas com o atual governo. Fez uma reunião e tinha esperança de que o alcaide estaria na segunda, o que não aconteceu.

Aglutinador

Marcelo, que é mais ensaboado que um jundiá, queria pontuar que a discussão das futuras alianças, espaços, etc e etc, passaria por ele. Mas não deu certo. O complicado é o presidente do MDB, o Rebelinho, que, também, teria espirrado, talvez, pra mostrar que não está sob as asas do prefeito.

De mal

Agora, nada daquele feijãozinho amigo, regado a um guaranazinho diet, numa noite fria de sexta-feira, com muito papo. Na última reunião e parece, única,  (ou não?), Dedé, Fabinho e o Rebelinho não deram as caras. Lógico que não é um Belém, Belém, pra nunca mais ficar de bem. É uma birrinha de quem não tem pra onde correr...

Retomando

A hotelaria está retomando suas atividades e o turismo em nossa região começa a dar sinais de reação, dentro dos procedimentos que atendem ao decreto estadual. O Parque Unipraias, na Dubai Maravilha, por exemplo, está pronto para voltar às atividades.

Manteve

O Unipraias não mandou ninguém embora e, enquanto estava com as portas fechadas, aproveitou para elaborar protocolos completos de segurança, bem como treinamento de seus colaboradores, para seguirem um rigoroso padrão de serviços para proteger a todos, tanto os turistas como os funcionários, de qualquer contato ou contágio.

Cuidados

Uma das novidades que o Parque implementará nos próximos dias é o Túnel de Ozônio, nas estações da Barra Sul e Laranjeiras, que contribui na desinfecção de locais de alto fluxo, utilizando o gás ozônio que é injetado na água em um reservatório.  A água é borrifada nas pessoas na forma de spray. Um dos maiores equipamentos turísticos do sul do Brasil que só nos traz orgulho.

Ganhar no tapeão

O presidente da casa do povo da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Zeca Mandão, ops, Simas (DEM), continua querendo ganhar no tapetão e em pleno ano eleitoral quer criar um fato. Zeca mandou para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a falecida Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das lajotas. Referente a aquisição de lajotas e meio-fio pras ruas de Camboriú.

Normal

O TCE, através do conselheiro Herneus de Nadal, teria oficiado o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), o sumido vice-prefeito e galã das redes sociais, Ramon Jacob (Podemos), e o ex-secretário de Obras, Eliomar Getúlio Pereira, pra prestarem esclarecimentos. O que é normal pra qualquer prefeito do Oiapoque ao Chuí, responder ao TCE.

Perseguição

Zeca passou os últimos anos abrindo CPI, até Comissão Parlamentar Processante (CPI) e nada foi provado. Não estou aqui pra defender prefeito Elcio (seu puxas que o façam), mas é um dos poucos prefeitos da região que não responde a ação perante o Ministério Público.

Ui!

Zeca, novamente, tenta levar a eleição pra esfera judiciária em benefício de grupo político. Já que sob seu comando, alardeiam as bocas de conflito, a câmara de vereadores tem sido levada do nada ao lugar nenhum, tendo um mandato pífio, anêmico. A raça da língua estirada diz que a única coisa que Zeca fez foi gritar no parlamento. Sem grandes ações e projetos de relevo para o povo de Camboriú.

Cortina de fumaça

Enquanto Zeca tenta criar fato político pra prejudicar o atual prefeito, esquece de explicar porque torrou os tubos em uma reforma da sede da câmara de vereadores. Porque não estrebuchou valores como foi feito pelos legislativos da região pra ações de combate ao maledito coronavírus?

Não explica

Zeca Mandão, ops, Simas, não explica, purexemplo, porque autorizou viagem da vereadora galega Jane Stefenn (PSL), em plena pandemia pra Brasília, sem ninguém no congresso, gastando uma baita grana. Zeca se cala, no barulho dos motores, sobre a necessidade de tantos motoristas no legislativo...

Silêncio sepulcral

Na ânsia de jogar a eleição pra esfera judicial, Zeca parece esquecer e não fez nenhum esforço pra Operação Terra Prometida andar. Esse um processo pesado. Com ex-vereador e ex-prefeita presos. Com evidências de distribuição de terrenos e muita grana para se alterar o Plano Diretor.   

Expectativa

Os depoimentos mais esperados na CPI dos Respiradores, na Santa & Bela, estão previstos para tarde desta terça-feira, na leleia, onde vão falar os ex-secretários Douglas Borba e Helton Zeferino. Também está previsto o depoimento da secretária responsável pela compra e que foi a primeira a ser exonerada com as denúncias.

Pedido

Ontem, o deputado Ivan Naatz (PL), protocolou na leleia o pedido para a quebra de sigilo judicial, nos depoimentos dos ex-secretários, Zeferino e Borba, pois teria citações nos depoimentos que podem levar o processo para o STJ, devido o foro privilegiado do governador Carlos Moisés, que a cada dia vai se complicando mais e não consegue trazer uma resposta sobre os respiradores.

Partido

A situação do governador é tão delicada, pessoal e politicamente, que Moisés teria se desligado até do PSL, onde construiu uma espécie de “forte”, mas acabou ruindo a fortaleza, com as exonerações da diretoria do porto de São Francisco do Sul, por indicação do presidente do partido, Fábio Chiclete, ops Schioquet e Lucas Esmeraldino. Moisés parece experimentar do mesmo veneno que destilou ao criticar Bolsonaro quando deixou o PSL, guardadas as devidas proporções.

Bacia de evolução

A primeira atracação de um navio de 334 metros no complexo portuário do rio Itajaí-Açu tá dando o que falar na city peixeira e adjacências. É que quem pagou pelo fim da obra foi Itajaí, mas a atracação aconteceu em Navegantes.

Linguarudos

A turma de futriqueiro da beira do cais diz que a bacia de evolução era pra ser onde hoje é a Portonave, e que Itajaí faz de tudo para ajudar os vizinhos dengo-dengos, e nada pra se ajudar. Os navios vão continuar atracando lá e não tem nem previsão de atracarem aqui. Arreda, bocudos!!!

Importante

Se a atracação foi em Navegantes isso não importa, porque todo mundo ganha. É advogado, despachante, importador, exportador, contador, transportador, etc., que estão por toda a região. E além disso, como lembrou um dos líderes da oposição na casa do povo peixeira, o futebolista Níkolas Reis (Podemos), “este foi um dos momentos fundamentais de união entre governo municipal e oposição”.

Ou seja

É que se não atracar agora, ao menos fica a infraestrutura pronta para permitir que a arrendatária vá ao mercado e busque essas linhas, fazendo Itajaí ganhar ainda mais. Da parte desse colunista, os parabéns aos envolvidos, dos governos passados e deste, que se empenharam por essa obra tão importante.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Transição cidadã

Coluna Esplanada

Transição cidadã

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Costureiras tomam calote de empresário

Charge do Dia

Costureiras tomam calote de empresário

Coluna Exitus na Política

Nacionalismo, patriotismo, protecionismo

Bafão com o Egovaldo

JotaCê

Bafão com o Egovaldo




Blogs

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Espaço Saúde

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.