
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Voando

O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto ou não?) foi o convidado para o Entrevistão do DIARINHO. Sabatinado pela jornalista Franciele Marcon, descreveu as ações, obras, intenções e razões de seu governo que chega ao quarto ano de mandato voando, com um portfólio de dar inveja a muita gente.
Ligadaço
Tendo comandado uma virada de ano histórica na Dubai brasileira, momento em que Balneário Camboriú frequentou com grande destaque a mídia regional, estadual e nacional, não tem como não dizer que a cidade subiu de patamar. De grande destino turístico catarinense, agora é um dos melhores destinos nacionais. Bom para a região.
Conquistas impressionantes
Ao longo de seus anos de governo, Fabricio se voltou para questões pra lá de relevantes, como meio ambiente, segurança, infraestrutura, novos atrativos turísticos. Cuidados com a cidade deram ao prefeito pop star a condição de apresentar uma temporada de mar limpo, policiamento integrado nas ruas, água nas torneiras, esgoto na rede ampliada e a cidade tinindo.
Bom exemplo
Fabrício trouxe para a Dubai brasileira uma série de requisitos necessários a uma gestão desejável, num momento em que o país parece regredir no discurso administrativo, sempre o mais do mesmo. Teve peito para enfrentar o problema de décadas do Rio Marambaia poluído tomando a decisão de fiscalizar, multar e lacrar os poluidores. Resultado: balneabilidade 100%.
Zona de conforto
O pop star botou de pé o desejo da população de polícias integradas numa conquista até onde sei inédita no país e que foi bombardeada lá atrás pelos que se dizem os novos ‘novos’, mas representam o velho do velho do velho. Resultado: uma conquista turística inédita. Segurança pesa, e muito, na hora de decidir onde se vai passar férias. Ou não?
Grandes obras
Com o alargamento da faixa de areia da Praia Central quase lá, elevado e prolongamento da 4ª avenida andando, avenida Panorâmica, asfalto novo, plano cicloviário consistente, rede de esgoto em 98% da cidade, água abundante onde nunca teve, e um cuidado especial com as pessoas, veja os vários braços do programa Abraço, Fabrício tinha muito o que contar e contou. O Entrevistão bombou em BC e região. Confere no site do DIARINHO.
Vai romper
É grande a expectativa da coletiva de imprensa do prefeito Aquiles da Costa (MDB) da Mariscolândia, amanhã, terça-feira, na câmara de vereadores de Penha, quando vai falar sobre o “futuro” do abastecimento de água e saneamento básico da city. Perdigueiros da coluna garantem que o alcaide vai romper com a atual concessionaria, Águas de Penha. Eitcha!
Abriu mão
O pré-candidato a vereador peixeiro, Matheus Provesi Tolentino (PSDB), postou um vídeo em suas redes sociais afirmando que, caso seja concretizada sua candidatura, não usará um centavo de dinheiro público em sua campanha, ou seja, vai abrir mão do fundo partidário. Para Matheus, renovação política não tem a ver com a idade, ou o fato de ser novo na política, e sim com atitudes.
Fundo
Quando havia o financiamento privado, o político tinha que vender a alma para empresários inescrupulosos. E, não adianta, campanha tem que ter recursos e o Fundo Público Eleitoral proporciona que tenhamos candidatos bem mais independentes.
Financiamento público
Apesar de ser um tema pra lá de espinhoso é preciso refletir sobre o financiamento público, caso contrário só teremos candidaturas de quem tem café no bule. Ou seja, quem não tem dindim nunca poderá levar suas ideias, participar e se eleger num cargo público.
Problema
A dificuldade do Fundo Eleitoral é que quem vai definir e dividir os valores será a executiva nacional de cada partido, que vai mandar os valores para onde tem voto de interesse e nos grandes centros. As pequenas cidades, seus partidos e candidatos vão ficar à mingua, chupando o dedão do pé.
Fode truque
O novo local de trabalho, ops, de reuniões políticas do sumido ex-prefeito da Dubai brasileira, Edson Periquito, é seu Fode truque, que fica na avenida do Estado Dalmo Vieira, e que ultimamente virou salão de reunião da oposição ao pop star.
Salário
Isso tudo seria normal se o Piririca não tivesse sido nomeado como assessor parlamentar do senador Dário Berger (MDB), em Brasília, e em dezembro recebeu mais de 18 mil reais para ficar fazendo política na Dubai Brasileira. Oh, dor!
Um por todos
O que mais chama atenção nas reuniões é a diversidade dos participantes, além do anfitrião, estavam na última o melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, os vereadores Leonardo Piruka (PP) e o dublê de vampiro italiano Nilson Probst (MDB), além do comandante do helicóptero de Ouro, Evaldo Hoffman.
Só faltou
Os linguarudos dizem que tá grande a fome pela volta ao poder na bendita reunião. Na foto só faltou o atucanado e dançarino Leonel Pavan (PSDB). Será que não foi ele que tirou o retrato? Meu Pai do céu que bocudos, arreda, arreda!
Saco cheio
O que a grande maioria dos políticos ainda não entendeu, com o resultado das últimas eleições, é que o povo tá de saco cheio de “ajuntamento” para tentar ganhar as eleições a qualquer custo.
Voltar às origens
Os linguarudos de plantão alardeiam que o prefeito Emilio Vieira (PSDB), do outro lado da vala, Navegantes, estaria propenso à retornar as origens e bater asas do ninho tucano, retornando ao Partido Progressista. Hummmmm...
Conversando
Quem também estaria em ritmo acelerado de conversas do outro lado da vala é o ex-vereador Fredolino Alfredo Bento, o Lino, que é pré-candidato a prefeito do MDB. Consta que Lino tem batido papos com esquerda, direita e centro...
Rasante
O deputado estadual Ivan Naatz (PV, por enquanto) deu uma rasante, na semana que passou, pela terra da pedrada, Camboriú e a Dubai, Balneário Camboriú, ampliando contatos políticos e administrativos, além de tratar da destinação de emendas parlamentares.
Um plá
Em Camboriú, visitou a prefa e deu um plá com o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), hipotecando seu apoio a projetos turísticos do município, já que o deputado é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da leleia.
Cortesia
Na visita de cortesia à prefa da Dubai brasileira, Naatz conversou com o vice-prefeito, Carlos Humberto, quando tratou de assuntos políticos ligados ao crescimento e participação do PL, seu futuro partido, a partir de fevereiro, nas eleições municipais do ano que vem, na região do vale do Itajaí.
À disposição
Também se colocou à disposição do município para contribuir em projetos turísticos e ambientais, como no caso da transformação da praia de Taquarinhas em parque estadual. Há projeto de sua autoria que tramita na Alesc, ou em forma de doação -concessão ao município via Caixa Econômica Federal, atual proprietária da área.
Proveitosa
O deputado, futuro Liberal, Naatz, considerou a conversa proveitosa e analisou ainda que o início de ano é um período favorável para discutir projetos e ações que serão prioridades políticas e administrativas em 2020.