JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Finalmente
Na tarde de ontem, no paço da Vila Operária, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), juntamente com o novo secretário de Segurança de Itajaí, Rui Garcia, teriam assinado a ordem para a guarda Municipal, finalmente, ir à rua. A posse de Rui rola na manhã desta quarta-feira.
Sexta
Segundo perdigueiros da coluna, toda a guarda será apresentada à sociedade peixeira em ato na praça da igreja Matriz, na próxima sexta-feira, a partir das 10 da manhã. As carangas equipadas e a força toda paramentada sai em carreata pelas ruas da city peixeira.
Longa caminhada
Os guardas, treinados pelas polícia civil e Militar, também receberam treinamento em trânsito para operarem em qualquer situação de rua, sempre integrados às forças de segurança do estado.
Plano A
O secretário Rui, experiente delegado por 42 anos, deve iniciar o processo de integração com a sociedade imediatamente. O foco de monitoramento serão as escolas e ambientes de fragilização principalmente de nossas crianças e jovens. Tudo será paulatinamente integrado para que a sociedade se sinta protegida e acolhida. Agora vai!
Arquiteto
Dizem os especialistas em política local que a manobra do prefeito pop star Fabricio Oliveira (PSB?), de guinar, digo, conduzir Marcos Kurtz (PMDB) para secretaria de Articulação, foi mesmo uma arquitetura política de grande efeito, pois acabou acertando dois coelhos com a mesma cajadada, derrubando o Periquito do galho, opa, do manda-brasa, e ainda anulando uma possível vinda do comandante Evaldo para o DEM.
Reboque
Tudo muito bem articulado e não foi pelo Marquinho Kurtz, new articulador, mas sisqueceram do mais importante, combinar com o presidente estadual do Democratas na Santa & Bela, João Paulo Kleinubing.
Consentiu?
Será que o manda chuva do DEM consentiu que a sigla estivesse na base do governo municipal, ou já teria outros planos para o DEM da Dubai? Um dos planos poderia ser uma candidatura própria na city praiana, o que em tese, forçaria uma composição maior do partido, no mínimo, podendo ser vice na majoritária e não mais ficar a reboque.
Gatilho
Conduzir Marcos Kurtz para a Articulação, expôs publicamente a ferida aberta no manda-brasa, que ainda não se curou da eleição passada e demonstra a fragilidade que o MDB ficou, desde o início do governo do prefeito Fabricio. Com cinco vereadores, o partido tem a maior bancada da casa do povo, mas está dividido ao meio, assim como a força da sigla.
Bóia
Periquito só tem uma chance, bater azas do ninho que o abrigou por dois mandatos como prefeito, mas que teve apenas 9% de aceitação, digo, da preferência do eleitorado na última disputa do paço da Dinamarca. Até a Jade Martins dos belos zoios verdes disparou do MDB, o último a sair que feche bem as portas e apague as luzes.
Caminho
Ainda com o caminho incerto, as fontes deste humilde escriba garantem com as mãos em posição de reza, que se Evaldo estiver no DEM, o vereador emedebista de carteirinha, Nilson Probst, vai estar também. Jura?
Incerto e duvidoso
Ai, meu Pai eterno, o cenário da Dubai, além de incerto e duvidoso, parece a cada dia mais disputado por personagens e partidos. Nas próximas colunas vou pedir auxílio ao pai Atanasio para tentar clarear um pouco os nomes e cenários possíveis ao paço municipal, um dos mais disputados da Santa e Bela.
PSD inativo
Recebi a visita do ex-candidato a vice-prefeito, o advogado Artur Ama todo mundo de Jesus, que fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. Questionado sobre o PSD, Artur revelou que a sigla está inativa na city peixeira. Ou seja, não tem ninguém no comando de nada. A dama de ferro, Eliane Rebello, que anda sumida, não manda mais nada.
Prometeu
Artur lembrou que esteve, ano passado, conversando com o então presidente estadual, o deputado estadual Milnton Hobbus que prometeu procurar o diretório local que era provisório. Fato noticiado pela coluna há época. Será que o atual presidente Antonio Ceron, vai se coçar?
Candidato
Questionado se pretende ser candidato em 2020, Artur diz que será candidato, sem dizer pra qual cargo. O que se sabe é que vem sendo procurado por várias siglas e tem um grupo forte em seu entorno.
Níkolas emplaca?
Na city peixeira a aposta é que o vereador futebolista Níkolas Reis (PSB, quase saindo) deve ser quem vai tocar o Podemos em nome do Paulinho Bornhausen. Nos bastidores ele diz não ser candidato à reeleição e a majoritária é uma incógnita. Se é assim, fica mais fácil formar uma nominata competitiva para fazer bancada na piramidal.
O que ele diz
Em contato com a coluna, o edil fala em vários nomes importantes que devem se agregar tanto aqui como na região. E que o Podemos terá muita importância no pleito que está por vir. Então tá.
Juntar tudo
Níkolas reafirma, também, a ideia da formação de uma frente ampla de partidos e lideranças para vencer o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) na próxima eleição. Difícil vai ser juntar essa turma toda, mas ele diz que dá...
Poucas & boas...
- O zapzap do vereador Marcelo Achutti, o Quero (PP), teria tido clonado. Ele saiu de todos os grupos, apagando a conta. – O vereador Nilson Germano (PP) assumiu por 35 dias, a cadeira da piramidal, por conta do estado de saúde do Calinho Mecânico (PP). Ele visitou a choupana ontem. – O tenente-coronel Evaldo Hoffman, foi destaque no programa Fantástico, da Rede Globo, por seu trabalho, frente a Polícia Rodoviária Estadual. – O ex-prefeito da Dubai brasileira, Edson Periquito, estaria analisando sua saída do MDB. – A 13ª Gororoba do JC acontece no mês de agosto. Aguardem!
Rachado
O PSOL peixeiro está em formação. Recentemente foi formado o novo diretório. O presidente é o jovem publicitário Kauê Krischnegg Pereira. O grande problema, segundo partidários da sigla, é que já começou rachado. Vários professores que estavam na sigla, se afastaram do partido.
Mulherada
O problema, dizem, é que um grupo de mulheres pra lá de empoderadas, tomou o rumo das discussões na sigla, o que invés de unir, afastou lideranças no PSOL. O pessoal reclamou que as mulheres não seriam muito democráticas e teriam centralizado as discussões e o posicionamento.
Problematizam tudo
E que a mulherada problematiza tudo e a macharada da sigla estaria com receio de dar um pio e ser considerado machista, entre outros rótulos. Credo!
Articulação
Quem estaria saindo, diz que tem um povo engajado, mas que estariam enxergando uma articulação pra catapultar a advogada Juliana Castro Ayres pra majoritária. O professor Nahor Lopes quis formalizar alianças com siglas de esquerda e teria sido demonizado. O professor do IFSC, Eric Araújo, também teria sido hostilizado.
