JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Leleia agitada
Dois momentos marcaram a movimentação na Assembleia Legislativa da Santa & Bela Catarina, ontem, após a divulgação de nomes ligados à casa nas ações da Operação Alcatraz, deflagrada pela polícia Federal.
Especulações
Pela manhã, agitação total nos bastidores e muitas especulações pelo caso que envolve até o chefão e presidente da casa, deputado Júlio Garcia (PSD). E, pela tarde, calmaria total em função de que ninguém queria arriscar nenhum palpite público já que os desdobramentos da operação ainda estão acontecendo.
Advogado
Apesar da polícia Federal alegar sigilo na investigação para não divulgar nomes, consta na mídia estadual que o advogado Nelson Castello Branco Nappi é um dos 11 presos. Ele que trabalha no prédio descentralizado da leleia na avenida Mauro Ramos, e seria um dos sete procurados por força de mandados de prisão preventiva.
Contratos fraudulentos
Nappi é atualmente diretor de tecnologia da Alesc, mas chegou a atuar em governos anteriores como secretário-adjunto de Administração. Segundo a PF, da pasta estadual saíram contratos entre 2009 e 2018 apontados como fraudulentos para contratação de serviços de tecnologia e de terceirização.
Detido
O advogado Alessandro Abreu, que trabalha na defesa de Nelson Nappi, disse que ainda não teve acesso ao inquérito. O diretor de Tecnologia da Alesc está detido na sede da superintendência da PF, na capital manezinha.
Presidência
Segundo a PF, houve mandados de busca cumpridos na residência e no sítio do presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia (PSD). A assessoria do parlamentar disse que só vai se manifestar quando tiver mais detalhes sobre a investigação.
Sem confirmação
Surgiram boatos sobre a prisão do ex-presidente da Casa, ex-deputado, galego Gelson Merísio (sem partido), e do seu cunhado e ex-secretário da Fazenda do estado, Antônio Gavazzoni, mas nada foi confirmado até o final da tarde.
Apoio antecipado
Já o deputado verdolengo Ivan Naatz (PV) foi o único que se antecipou e manifestou, via twitteer, redes sociais, seu apoio ao presidente Júlio Garcia (PSD). Escreveu que “Diante dos episódios da Operação Alcatraz, envolvendo o presidente da Assembleia Legislativa, quero manifestar meu total apoio e solidariedade ao deputado Júlio Garcia reconhecendo sua nobre e respeitável carreira política. No fim, é a verdade que vai prevalecer”.
Braço
Os bastidores fervilham e a última informação que circula nos bastidores é que o vice-prefeito e presidente dos seguidores peixeiros, Marcelo Saldré, ops, Sodré, estaria procurando uma sigla pra ser um adendo do PDT.
PSB brizolista
Com a saída de Paulinho Bornhausen do PSB, e provável saída dos vereadores, o futebolista Nikolas Reis e do galego Rubens Angioletti que tem tudo pra aportar no PSL, Marcelo estaria tentando pegar a sigla na city peixeira. Para controlar a sigla, a estratégia seria tentar emplacar Jorge Andrade e Odivan Wivaldo Linhares, o Mamão, que sairiam do Cidadania para comandar o PSB brizolista.
Elcio o apático
Enquanto o mundo gira, e mais do mesmo acontece na prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) segue apático, desidratado pelas denúncias e o governo parece que encolheu. Não se sabe ou se escuta nenhuma ação. Silêncio...
Ir pra luta
Não foi pra isso que o povo de Camboriú elegeu o prefeito-médico que parece até que se arrependeu de ter ido à luta e conquistado o sonho de muitos que é governar a cidade, onde nasceu ou vive. Tem muita coisa a ser feita. E não se trata de recursos e nem de discursos, mas de atitude. E o prefeito não tem e não toma.
Ratalhada
Uma das ações pontuais seria passar o rastelo e botar pra correr um monte de gente que nada contribui com a administração. E a ratalhada que quando tudo isso começou sinalizou que ia pular do navio.
Estranho
Interessante citar que o vice-prefeito Ramon Jacob (PSB) que, também tá no rolo das pedras, tem como advogado Lucas Zenatti e Juliano Cavalcante, que vem a ser o defensor da ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB).
Coincidência
Os insensatos espalham que é muita coincidência o advogado, ex-procurador da prefa da Dubai, no tempo do galego Rubens Spernau (PSDB) e que advoga pra prefeita defender o vice que anda brabinho e, sonha, em ser prefeito. Oh, gente bocuda, Pai eterno!
Tapetão do tapetão
A situação aparentemente é: Ramon estaria se movimentando como oposicionista e pretende ser oposição de fato. Esperançoso que Elcio seja cassado e possa assumir a cadeira estofadinha do paço da pedrada.
Mandão, aqui não!
O sonho que vem sendo acalentado pelo presidente da câmara, o Zeca Mandão, ops, Zeca Simas (PSD), de sentir a maciez da cadeira palaciana tá sendo tolhido por Ramon. Ou seja, quer que Zeca continue mandão, apenas no legislativo...
Visita
Os presidentes do PRTB de Penha, Gustavo Machado, e de Navegantes, Leandro Silva, o Tigrão, visitaram a choupana, ontem. Gustavo, que é advogado e comunicador, se apresentou como pré-candidato a prefeito da capital do marisco, em 2020.
Partido do Mourão
Gustavo já foi candidato a vereador na terra da galegada, Blumenau e a deputado federal. E também esteve nas fileiras do PSL, mas como o partido tá uma bagunça, pulou fora e engrossa a fileira do PRTB que é o partido do vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Martins Mourão.
Progresso
Gustavo disse que sua visão é de que existe um grande campo de ação pra trazer progresso e desenvolvimento à cidade. E que isso, hoje, não acontece, debulha. E lamenta que exista um vácuo de relacionamento entre o parque Beto Carrero e a prefeitura. E culpa o atual prefeito Aquiles da Costa (MDB).
Bela atitude
Exemplar a atitude da rede Fort Atacadista que ao inaugurar sua nova loja em Cordeiros, na city peixeira, invés de torrar dinheiro com fogos de artifício, pegou os valores e destinou a Ong Amor Animal pra ajudar a bicharada. A barulheira medonha dos fogos faz muito mal aos animais. Parabéns!
Na Espanha
O ex-candidato a prefeito e ex-vereador da Penha, advogado Felipe Schmitt, o Felipinho (DEM), está estudando Gestão Municipal, em Madri, na Espanha. Deve retornar na semana que vem pra prestigiar a posse dos vereadores peixeiros, Dedé Gonçalves (secretário de Obras), e Acácio da Rocha no DEM, em evento na city peixeira
Merenda
O vereador com nome de cantor da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, John Lenon (PSDB), em fiscalização no Centro de Educação Infantil CAIC do Monte Alegre, constatou que tá faltando uma porrada de ingredientes pra fazer a merenda da alunada. Um absurdo!
Ainda rende
A audiência pública sobre as obras do binário da Fazenda, que colocou fogo na relação entre o governo e a comunidade, segue dando o que falar. Quanto mais o governo tenta se explicar, mais complicada fica a relação com osmoradores.
Povo resiste
Apesar de entender a importância de melhorar a mobilidade, o povão tem criticado - e muito - o projeto. Na comunidade cresce a incerteza sobre o valor que será pago por seus imóveis, conquistados com anos de muito suor e trabalho duro. Dizem pelas bandas da Fazenda que enquanto os preços dos imóveis diminuem, a rejeição ao governo aumenta.
E a base?
Apesar de os puxas insistirem que a manobra para a realização da muvuca foi da oposição raivosa, a audiência passou pelo crivo de todos os parlamentares. Inclusive os vereadores da base de sustentação do governo morastônico aprovaram a audiência.
