JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Atrapalhar?
Nos bastidores da política peixeira tem se falado muito de uma possível estratégia da oposição pensando nas eleições do ano que vem. O objetivo seria atrapalhar e atravancar ao máximo todas as obras municipais que estão por vir, pra que o governo não consiga realizar as melhorias necessárias e os opositores possam colher os frutos disso.
O deputado federal mais votado da Santa & Bela, Hélio Costa (PRB), ao lado do deputado estadual e, presidente do o estado, Sérgio Motta, garantiu à diretora geral do Marieta, irmã Mércia Lemes, que vai em busca de recursos pra compra de um aparelho cardiológico que custa R$ 2 milhões
Quanto pior, melhor?
A estratégia, se concretizada, é um verdadeiro absurdo porque fará com que toda a cidade perca. Que itajaiense não quer melhorias na sua rua, no seu bairro, mais mobilidade urbana ou mais qualidade de vida? Todos querem. Quem atua contra isso certamente faz parte do falado grupo do quanto pior, melhor, que parece estar se estruturando.
Binário
Os linguarudos de plantão lascam que um bom exemplo disso se viu na audiência pública que rolou esta semana, na piramidal casa do povo peixeira, pra tratar de um futuro binário da Osvaldo Reis, que hoje não tem projeto pronto, muito menos licitação de obras ou prazo pra começar.
Assustador
A reunião foi organizada pelo vereador de oposição Fernando Pegorini (PP) e quem teve por lá garante que foi assustador ver moradores da Fazenda achando que a prefa iria botar suas casas abaixo no dia seguinte.
Desserviço
Populares que estiveram na piramidal relataram que, semanas antes da audiência pública, os vereadores Pegorini e Robison Coelho (PSDB) foram ao bairro Fazenda pra “alertar” a população sobre o futuro binário.
Amedrontaram
Sem nenhum conhecimento sobre prazos e projetos, os edis só teriam amedrontado as pessoas, como se elas fossem perder suas casas. Um verdadeiro desserviço contra a própria cidade, alfinetam linguarudos.
Valorização
Com duas ligações, este socadinho escriba ficou sabendo que o binário da Osvaldo Reis (que não tem nem projeto pronto) poderá valorizar ainda mais aquela importante região da cidade.
Melhorias
Sem projeto também não há traçado definido e penso que é de uma imensa irresponsabilidade tentar botar toda uma comunidade contra um governo que quer proporcionar melhorias.
Quem quer obra?
Se for bispar por toda a city peixeira, acredito que todas as comunidades serão unânimes em querer obras que impulsionem o desenvolvimento de sua região e melhorem a qualidade de vida. Os boca de caçapa palacianos lascam que quem trabalha contra isso, certamente, não pensa no bem do povão de Itajaí.
Cair no colo
Coçando o cocuruto e pensando aqui com meus botões, a estratégia de tentar brecar o maior número possível das obras de mobilidade do governo Volnei Morastoni (MDB) faria com que, numa não reeleição do barbudinho, todo esse esforço feito por ele caísse no colo de alguém da oposição. Seria como “virar os zoinhos” usando o instrumento alheio.
Nova política?
Bocudos de plantão dizem que, pelo desespero da comunidade da Fazenda e pelas caras de felizes dos vereadores de oposição após a audiência pública do binário da Osvaldo Reis, a estratégia do quanto pior, melhor, vem dando certo.
Perde
Pena que quem perde com tudo isso é a própria população, que pode ter obras importantes brecadas. E ainda querem falar que são da nova política, lascam os fofoqueiros. Ai, ai, ai, que dor!
Omar
Apesar deste corcundinho escriba ter ouvido horrores da administração do presidente da casa do povo na Dubai, uma turma vem pra fazer a defesa do homem e dizer que eu teria que bispar mais sobre o fã número um da turma da Mônica, Omar Tomalih (PSB, por enquanto).
Economia
Desde janeiro o presidente da casa do povo da Dubai faz malabarismos para economizar. Nas comissões, poucas nomeações e somente nomeações temporárias. Segundo os mais próximos, Omar quer devolver ao erário público mais de R$ 1 milhão por ano.
Superado
O ex-prefeito, homem pássaro, Edson Friniquito, ops, Periquito (MDB), andou dizendo que esperava ser superado, ao se referir ao governo do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB). Uma verdade tem que ser dita, enquanto Pirica esbraveja e o seu agora amigão, o atucanado Leonel Pavan (PSDB), critica, o governo se encastela...
De volta
Depois de um período de descanso e reflexão o prefeito pop star, Fabrício Oliveira, se enfurnou com seus assessores mais próximos no gabinete. A conta será finalizar os nós críticos da administração. A conversa é séria e cabeças devem rolar. 2020 tá aí.
Não tem tempo
O prefeito Fabrício não tem mais tempo. Precisa agir e em muitas frentes. Fazer com que o governo deixe esse estado de letargia, de fazer mais do mesmo. Precisa de ações. Não pode se ater apenas ao propalado engordamento da faixa de areia.
Sumidões
Pré-candidatos aos altos da Dinamarca, os prefeituráveis Marcelo Docinho, do PSL, e o comandante Evaldo Hoffman, sem partido, sumiram das redes e das ruas na Dubai Brasileira. Há quem diga que o excesso antecipado de aparições da dupla estava só os deixando cada vez mais longe do pleito de 2020. A inexperiência e falta de habilidades são as principais características.
Fogo amigo
Os 10 dias de permanência do vice-prefeito Carlos Humberto (PR), pelos altos da Dinamarca, teve fogo amigo. Primeiro, foram ripas colocadas cercando coqueiros no centro da Dubai, queimando o secretário de Obras, Mazoca. Depois, ainda mais grave, a suposta nomeação irregular de um fiscal sanitário que deveria ser efetivo e não é.
Doidura?
Circulou informação nos bastidores de que o deputado federal, Rogério Peninha (MDB), teria sido convidado pra pular para o PSL e ser candidato a prefeito da Dubai brasileira, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Não se sabe se foi o padre dos balões que espalhou tal coisa, ou se há algum fundamento...
Estrebuchar de volta
O Tribunal de Contas da União (TCU) quer que o ex-prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro (PT), devolva aos cofres públicos meio milhão de reais. Tudo porque, segundo o TCU, o asfalto que foi besuntado na avenida Governador Celso Ramos seria de má qualidade. Oh, dor!
JARI milionária
Ao se referir aos pagamentos aos membros da JARI o vereador Bonzinho Edson Lapa (PR) debulhou na tribuna da casa do povo que “a JARI milionária” é o mais novo escândalo que assombra o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni.
Coisa antiga
Lapa reconheceu que a JARI é importante e o trabalho ali realizado é necessário. Mas criticou a forma. Os membros da JARI são indicados pelo prefeito. A maioria já está em cargo comissionado recebendo em média 11 mil reais por mês e por atuar na JARI recebe mais uns 70 mil reais por ano.
Grudados na cadeira
O Bonzinho pontuou, também, que tem gente ali há muuuuuitos anos... Esse que é o problema. Até porque, a coluna, também defende a importância da JARI. Só acredita que gente com mais de 20 anos grudadinho, colado com durepox na cadeira é pracabá!
Imoral
Na tribuna, Lapa disparou “Pode ser legal, mas é imoral. É absurdamente imoral. A cidade não aguenta mais imoralidade na política. O Brasil não aguenta mais. “Ah, Lapa, mas é legal”. O apartheid, o holocausto, a escravidão e o colonialismo eram legais. Legalidade é uma questão de poder, não de justiça. Não dá mais para o Poder Público institucionalizar a imoralidade,” disparou.
Petardos
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Plano Diretor que corre na casa do povo dengo-dengo do outro lado da vala, Paulo Rodrigo Melzi, o Paulinho Meia Praia (PSD), e o relator Murilo Cordeiro (PT), segundo os linguarudos de plantão estariam sofrendo perseguição por governistas. Sério?!
