JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Santo presente
Uma das principais atrações do aniversário de Itajaí foi a reabertura da Igreja Imaculada Conceição, a nossa Igrejinha Velha. Show de fogos, música, corte da fita e a primeira missa foram realizados na sexta-feira festiva.
Igreja reaberta
Foram cinco anos com as portas fechadas, mas o prefeito Volnei Morastoni (MDB) conseguiu entregar ao povo esse importante equipamento histórico e cultural, que ajuda a contar os 158 anos da história de Itajaí.
Crescimento
Foi no entorno da igrejinha que a cidade cresceu e se desenvolveu. Expandimos a partir da ocupação ao longo do rio, de onde ainda hoje tiramos tantas riquezas.
Dedicação
Preservar esse patrimônio é zelar pela história de Itajaí. É elogiável o empenho da administração municipal pra que nossa primeira igreja mantenha elementos originais e permaneça aberta. Mandaram bem!
Protesto mirrado
Também durante o corte do bolo rolou um pequeno protesto de servidores públicos pedindo negociação e que o prefeito atenda os servidores. O manifesto foi organizado pelo Sindfoz e na humilde opinião deste socadinho escriba rolou no momento errado.
Realidades distintas
As pessoas comuns não entendem como uma classe que tem seus salários pagos em dia, já recebeu o reajuste da inflação neste ano e ainda ganha todo tipo de gratificação, como biênio, triênio, licença prêmio, entre outros, consegue ameaçar um estado de greve logo após o Brasil parar com a greve dos caminhoneiros e os municípios registrarem quedas de mais de 30% em suas arrecadações.
Mais e mais
Ao que parece, a turma do presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, não está nem aí pras contas da city e a realização de obras públicas. Querem mais e mais, o que pode gerar a antipatia do povão que paga os servidores públicos e malemal tem direito a receber um salário mirrado nas empresas onde trabalham.
Sessão solene
Vinte e uma pessoas receberam homenagens na piramidal casa do povo na sessão solene da última quinta-feira que marcou o aniversário de Itajaí. Alguns foram reconhecidos como filhos dessa terra, com o título de Cidadão Itajaiense. Outros homenageados com comendas por méritos como saúde e educação.
Tentou
Um dos homenageados foi o dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, que na oportunidade foi apresentado ao vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT) que tentou convencer Hang de que o estado (no caso a prefa) não está inchado. Que falta gente na esfera pública.
Catequisar
Além disso, Sodré tentou catequisar o empresário, que não tem papas na língua pra dizer o que pensa, de que o melhor nome pra governar o país, no ano que vem, é o do brizolista, Ciro Gomes. Luciano escutou, mas pela fisionomia, não se convenceu.
Aproveitou
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), disse que não ia se estender, mas aproveitou o ensejo pra tecer falas sobre sua administração, as realizações e desafios. Além de reverenciar a memória do recém-falecido, ex-governador Konder Reis.
Puxada no bigodudo
O presidente do legislativo, Paulinho Amândio (PDT), falou que não lhe entendessem mal, mas que a cidade começou a se desenvolver após o governo do ex-prefeito Amílcar Gazaniga, sendo seguido por Arnaldo Schmitt, João Macagnan, Jandir Bellini e Volnei Morastoni.
Pedinchou
Amândio aproveitou pra pedinchar empenho do prefeito Volnei para com a questão da mobilidade urbana e citou a problemática questão dos trevos de acesso à cidade, como Reinaldo Schmithausen e Abraão João Francisco, a Contorno Sul, que tem atormentado e prejudicado os itajaienses.
Lucas
O vereador Fernando Pegorini (PP) que tem feito uma oposição inteligente contra o atual governo, chegou perto do prefeito Volnei e lhe revelou que seu futuro filho terá o mesmo nome do rebento do alcaide. “Thiago,” questionou o prefeito?” “Não, Lucas,” respondeu Pegorini.
Apoio
Vereadores questionaram a informação da coluna e blog do JC, de que o chefe de gabinete, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, foi ameaçado e, de que iria deixar o governo.
Ameaçado
Nelinho não fala sobre o ocorrido, mas circula informação de que as ameaças foram fortes e graves. O que não se entende é se seriam por conta da sua função pública. Nelinho chegou a afirmar que vai deixar a vida pública e se dedicar à iniciativa privada. Caso de polícia, com certeza.
Tristeza
A tristeza do evento que marcou homenagens foi a informação de que logo após a sessão, o vereador e dublê de pastor, Calinho Mecânico (PP), passou mal e foi direto para o hospital, Marieta. Teve um AVC que lhe comprometeu a fala e o lado esquerdo do corpo. O articulista torce por sua recuperação.
Quem planta, colhe...
O ex-reitor da Univali, que foi demitido por justa causa, Mário César dos Santos que é o presidente da Associação Comercial, estava praticamente só no plenário. Foi citado, mas, infelizmente, como plantou em sua gestão o isolamento da nossa universidade maior, não deram muita bola pra sua presença.
Saudado
Enquanto do outro lado do plenário, o atual reitor, Valdir Cechinel, o Sábia, e o ex-reitor José Roberto Provesi, eram saudados e cumprimentados por todos. Aliás, o atual reitor com sua humildade, empenho e inteligência tem dado novos rumos a Univali. Se a tivesse recebido em melhores condições, então...
Evolução
Na Maravilha do Atlântico, corre a boca miúda, de que o ingresso do ex-prefeito, galego Rubens Spernau (PSDB) no governo dos altos da Dinamarca, teria até feito com que o deputado atucanado Leonel Pavan saísse do hospital.
Surtiu efeito
Dizem os intérpretes que se o efeito Spernau já surtiu até melhora do quadro de saúde do deputado líder dos tucanos na região, imagina o que não vai fazer com a cidade, questiona um puxa!
Roda
Na mesma roda de fofoca, digo, de conversas, os otimistas afiançam que Pavan não vai ter o tempo hábil para recuperação e na tentativa de captar o eleitorado do Coronel, digo, Leonel, há possibilidades de o partido lançar o esquadrão de reforço para disputar uma cadeira na leléia.
Não está
Com isso tentando angariar votos para a sigla com nomes como: Junior Pavan, Aldemar Bola Pereira, Moacir Schmidt e até o suplente Kaká Fernandes. O Moacir da Antártica não estaria em um bom momento eleitoral, respondendo denúncias na justiça.
