JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Um em mil
Vereador futebolista Níkolas Reis (PSB) está esta semana em Zurique, na Suíça, participando de um Workshop sobre Educação e Segurança Pública. O parlamentar, que tem se mostrado um baita CDF, foi um dos 20 selecionados entre mais de mil inscritos no Brasil.
Vereador CDF, Níkolas Reis, ao lado do ricaço e dono da Ambev, Jorge Paulo Lemann, no 1º dia do Workshop “construindo uma agenda para a educação e segurança pública” promovido pela Fundação Lemann em parceria com a Universidade de Zurique, Suíça
Conhecimento
A sociedade brasileira tem cobrado qualificação dos políticos, mas parece que poucos estão dando bola pros desejos do povão. Níkolas é uma exceção e tá de parabéns!
Otto se manifesta
No dedilhar desta coluna o vereador Otto da Farmácia se manifestou em missiva sobre comentários do socadinho escriba de sua pré-campanha à deputado estadual. O texto completo pode ser lido no Blog do www.diarinho.com.br/blogdojc
Pau pegando
Tem educador, ex-manda chuva da Educação da Mariscolândia, que vai se incomodar com a dona justa. Tudo por que o ex-abobrão usou o fecibuque pra dar pau nas duas vereadoras papa-marisco, alegando que elas não defendem os fessores.
Bronca
O perrengue começou porque o especialista alegou que as vereadoras e professoras, Juraci e Regiane, votaram contra a reposição salarial em 2017, mas as nobres edis provaram que votaram a favor e garantem que vão acionar a dona justa pois, segundo elas, internet não é terra sem lei. Oh, dor! Oh, vida!
CPI
A coisa promete pegar fogo na capital do Marisco na próxima terça-feira. Tudo porque o ex-abobrão, Evandro dos Navegantes (PSDB), foi convocado para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a dívida do Ia casa do povo. Resta saber se Vando vai comparecer. Hummmm…
Pré-candidatura
O barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB) colocou o nome à disposição da executiva do partido em Itajaí, como pré-candidato a deputado estadual pras eleições deste ano.
Oficialização
A oficialização rolou em reunião na noite de segunda-feira e, apesar de não ter pegado ninguém de surpresa, foi comemorada pelos bambambãs da sigla.
Estado de olho
Ontem, a notícia foi anunciada em rádios e rapidamente bombou nos grupos de zapzap. Prova de que não será necessário esperar as convenções pra ter Thiago Morastoni oficialmente como candidato.
Correu atrás
É que o MDB estadual já correu pra se inteirar dos fatos e fazer o levantamento dos dados do barbudinho júnior, incluindo o número que ele vai querer usar.
Amplo apoio
O celular do vereador também bombou com as felicitações de gente graúda do MDB estadual. Figuras que estiveram bastante por essas bandas nos últimos meses e não só apoiam Thiago, como contam com a jovialidade dele pra angariar votos nas disputas pra deputado federal, senador e governador. Tá phodendo!
Bom momento
O prestígio dos Morastoni no cenário eleitoral está cada dia mais evidente no mundo político. Sem alarde, o barbudinho júnior vem se cercando de um time de peso que deve trabalhar em sua campanha. Gente variada, com abertura irrestrita, desde as camadas mais populares até os altos círculos da região.
Condições de disputa
A batalha promete não ser fácil e será travada contra candidatos daqui e contra os forasteiros de outras partes de Santa Catarina que sempre ganham voto em Itajaí.
Uma pá
E, também, contra o grande número de candidatos que não se elegem nem com reza braba, mas tiram voto de quem tem chance, comum de rolar na city peixeira, como os já mencionados aqui na coluna.
Menos candidatos
Pra Itajaí não ficar sem representante novamente e ter que implorar apoio, seria importante um movimento suprapartidário pra garantir deputados estaduais e federais da city peixeira, que não elegemos há muito tempo.
Da city
Até mesmo a imprensa e entidades deveriam alinhar o discurso pro povão ter consciência de votar em quem é daqui e tem chance de se eleger. Independente do nome, que seja bom pra Itajaí.
Conquistas
O prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), tá na capital federal com reivindicações importantes pra Itajaí. Ontem, em audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após muita cobrança, foi anunciado que a city peixeira será contemplada com obras na BR-101.
Pontes
Nas próximas semanas, a Autopista deve começar o trampo de duas pontes nas marginais na rodovia, uma sobre o Itajaí-mirim velho e outra sobre o rio Canhanduba, ambas no sentido norte-sul.
Dedicação
Ainda neste mês, Volnei deve participar de uma audiência pública pra discutir com o povão outras obras necessárias, como as dos trevos de acesso à cidade, das marginais da 101, da liberação permanente do acesso à Itaipava, entre outras. Desde o começo da gestão, o prefeito tem se debruçado nas questões viárias pra melhorar a vida do povão que depende das estradas pro vai e vem.
Presidenciáveis
O Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no próximo dia 11 a 14 de junho, terá a presença de seis pré-candidatos à presidência que sonham estar com os glúteos alojados na cadeira atualmente ocupada pelo presidente com cara de mordomo de vampiro Michel Temer (MDB).
Blábláblá
O evento que acontece no Centrosul da capital manezinha, já tem a confirmação de Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos), Flavio Rocha (PRB), João Amoêdo (Novo) e Aldo Rebelo (Solidariedade). O blábláblá rolará a partir das 9h30 no dia 13.
Vem cá
Além da oportunidade de falar pra prefeitada catarina, segundo o presidente da Fecam, o prefeito barbudinho de Itajaí, os presidenciáveis receberão uma ‘carta compromisso com Santa Catarina. No documento vão constar os maiores desafios enfrentados pelos prefeitos, incluindo o reflexo da greve dos caminhoneiros.
Pautas
Além da abordagem frente às paralisações, os pré-candidatos terão em pauta o Pacto Federativo e as reformas tributárias; investimentos em infraestrutura, tecnologia e inovação; ampliação e manutenção dos serviços nas áreas de saúde e educação. Enfim, pauta é que não falta...
Gororoba do JC
Vem aí a 12ª Gororoba do JC, em setembro.
