Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Cego em tiroteio?


Cego em tiroteio?

Pesquisa DataFolha mostrou que 87% dos entrevistados foram favoráveis à paralisação dos caminhoneiros e, na mesma pesquisa, também 87% disseram não estar dispostos a arcar com o custo do acerto feito pelo governo para pôr fim à greve. Mas vai pagar, querendo ou não...

Cachorro de batalhão

A grande adesão popular à greve provou algumas coisas que já se desconfiava: o brasileiro está p. da vida com os políticos e acredita em solução fácil. O povo está disposto a seguir e aderir a qualquer movimento que lhe permita expressar a putice da cara.

Considerações

Mas não é bem assim. Não existe solução fácil para o momento atual. Aos que acham que um governo militar seria a solução, bom lembrar que isso seria um retrocesso descabido e insano.

Paz na caserna

Um golpe militar não se faz da noite para o dia. E mesmo que se fizesse, não se vê qualquer reação das Forças Armadas no sentido de validar esse “desejo” manifesto por alguns radicais de direita e outros tantos inocentes úteis. Ao contrário, as manifestações de militares são pela manutenção da ordem democrática.

Apoio zero

E se, hipoteticamente, se consolidasse no Brasil um governo militar, que apoio ele teria dos outros países do mundo democrático? Nenhum! É clara e inequívoca a posição da maioria dos governos ocidentais contra ditaduras. O governo militar, pós 64, no Brasil, foi possível graças a um contexto histórico que não existe mais. Ainda bem!

Outro lado

A esquerda sofreu revés sério e que levará muito tempo para cicatrizar. Suas principais lideranças foram envolvidas em corrupção e seu principal líder está na cadeia. E não se tem notícia de levante capaz de tirá-lo de lá, a não ser juridicamente, e dentro das regras da normalidade democrática.

Os fatos

O que se vive hoje no Brasil, um cenário aberto a radicalismos, se deve a um governo fraco e sem legitimidade. Também desanimam as notícias de corrupção descarada em todos os níveis. Inexiste um plano consistente de salvação nacional apresentado por algum partido ou grupo político. Tiraram as nossa esperança...

Vácuo

Tudo isso criou esse vácuo. Um espaço vazio que busca ser ocupado desesperadamente pela direita e à esquerda, mas sem organização, sem planejamento, sem proposta de conciliação nacional.

Pra concluir

Perdemos nosso tempo. O brasileiro se consome em opiniões rasas na nau dos insensatos das mídias sociais. O país segue à deriva e a missão das próximas eleições é dar o mínimo de resposta. E vai dar. Para o bem, para o mal, ou para o mesmo. Mas antes vem a Copa do Mundo. P.q.p!!!

Fervendo

Os bastidores da política peixeira andam pegando fogo no que diz respeito ao Semasa, Fonplata e caixa da prefa. Do disse-me-disse o que sobra das sombras são previsões tenebrosas e pouco transparentes.

Negativo

Perdigueiros da coluna detectaram um movimento nervoso na piramidal casa do povo durante a última semana. Dizem os farejadores que a ida do todo poderoso Érico Laurentino à casa do povo, de nada tinha a ver com privatização do Semasa como tentaram emplacar os mexeriqueiros.

Dinheiro

O papo quente que rola nas altas rodas da politicalha é que o que o Érico queria mesmo era uma autorização legislativa para transferir para a prefeitura o montante de 24 milhões de reais. A turma governista teria corrido da briga e dito não ao poderoso.

Pra quê?

Enquanto pra plateia teriam dito que o tal dindim seria para complementar a contrapartida do Fonplata, que financiará intervenções na mobilidade urbana da city, em boca de siri Érico teria confidenciado aos líderes que a conta era mesmo para pagar a folha da prefa do mês. Eitcha!

Difícil

Perdigueiros que consultaram especialistas afirmam que a movimentação é perigosa do ponto de vista fiscal e que Érico teria assumido com o prefeito a tarefa de fazer acontecer, porém, tudo indica que bater no peito e dizer que faz e acontece não dá mais muito certo no século 21. Ui!

Tropa e elite

Segundo bocas de tarrafa, um novo grupo político, formado por figuras tradicionais da política peixeira, está se aglutinando sobre a base do PR da city. Uma frente trabalha nos bastidores para agregar futuros dissidentes do PP, MDB, PDT, DEM e PSDB. Será?

Espaço

O fato é que o governo tem deixado espaço político para novas formações. A agenda atribulada e a tendência natural do prefeito barbudinho em se enroscar no operacional tem deixado à política correr solta. Os mais espertos já perceberam que organização na política é o que conta.

Articulador

O prefeito pop star, Fabricio Oliveira, fez um ponto importante no final de semana completando um movimento de articulação política que vinha tecendo e que, segundo bicudos dos altos da Dinamarca, demonstra o espírito agregador do pop star.

Acertou

Fabrício trouxe para o governo o galego Rubens Spernau, que será o novo secretário de Planejamento da Dubai Brasileira. Desde a saída de Edson Kratz para ocupar a função de presidente da BC Investimentos já se comentava a possibilidade do galego assumir.

Amizade

O pop star e Spernau tem trajetória política que se cruza. Fabrício já foi líder do governo do galego quando foi vereador e, também, seu chefe de gabinete na prefeitura, além de ser seu vice na eleição de 2012. Então a afinação é antiga.

Experiência

O galego Spernau, que já foi prefeito da Maravilha por oito anos, além de ter sido secretário de Obras e Planejamento, traz sua experiência e expertise para o governo de Fabrício. A ideia é acelerar os grandes projetos que o pop star tem em andamento, como o alargamento da faixa de areia da Praia Central e a construção de um mercado público na Barra. Então tá!

Luciano Hang

Encontrei casualmente o empresário Luciano Hang nos corredores da Havan em Brusque. Ele fazia o que mais gosta: interagir com as pessoas. Conversamos. Luciano diz que apoiou o movimento dos caminhoneiros, mas sem pedir Intervenção Militar.

Pra poder falar...

Luciano afirmou que deixou o ão com pretensões eleitorais, mas pra que pudesse ter liberdade de se manifestar. Instado sobre candidaturas à presidência, diz que torce por Jair Bolsonaro (PSL), com quem esteve em três oportunidades. Também torce pelo empresário dono da Riachuelo, Flávio Rocha (PL), que acredita ser bom nome.

Político de estimação

Hang diz que votou no Aécio Neves (PSDB), mas que não tem ‘político de estimação’. E que “se errou pau nele, tem que responder e pagar”, acentua.

Gororoba

Convidado, Luciano Hang confirmou presença na 12ª Gororoba do JC, que acontece em setembro, na sociedade Fazenda da Praia Brava, em Itajaí.

Sistema inútil

Já na casa do povo da Dubai Brasileira, a atual administração da casa adquiriu um sistema impiçado de informática que, segundo os bagrões, iria revolucionar.

Torrou

O sistema bagroso que iria revolucionar a casa do povo não se encaixa nos trâmites do dia-a-dia da câmara e agora os abobrões terão que fazer diversas alterações no regimento interno para que o sistema rode, ou seja, a possibilidade de mais gastos com passagens, diárias e custos extras deve entrar no bolso do querido e amado contribuinte.

Buraqueira

Moradores da Alvin Bauer, em Balneário Camboriú, prometem mandar rezar uma missa para Nossa Senhora da Buraqueira na city. Desde ano passado o governo Novas Ideias não arrumou a travessia elevada da avenida com a avenida Brasil, bem no centrão.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Casos e ocasos

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo




Blogs

Feliz ano novo, feliz ano velho

Blog do JC

Feliz ano novo, feliz ano velho

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.