JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Paulo Rabello
O PSC catarinense promoveu no último sábado, em Itajaí, uma palestra com o economista Paulo Rabello de Castro que é pré-candidato a presidente pela sigla.
Conjuntura
Rabello, que deixou a presidência do Beste mês de abril, falou sobre “Conjuntura Política e Recuperação Econômica no Brasil”. O evento teve a participação do presidente nacional do PSC e ex-candidato a presidente, Everaldo Pereira; presidente estadual e deputado estadual, Narcizo Parizotto.
Presentes
Estavam presentes o secretário estadual da sigla, pré-candidato a deputado estadual, Jair Miotto, e o vereador de Joinville, Jaime Evaristo. O vice-presidente do PSC, em Itajaí, Ivan Tobs, e o secretário da sigla na city peixeira, Marcelo Luciano Alves, também marcaram presença.
Falas
Paulo Rabello falou sobre a economia e os desafios do novo mandatário. Criticou como foi feito o encaminhamento da Reforma da Previdência, entre outros temas atuais.
Contra os LBGTs
Ainda rende nos bastidores da piramidal o projeto de criação do conselho LBGT. Leitores da coluna espinafram que o discurso do vereador-pastor, o bonzinho Edson Lapa (PR), passou de politiqueiro a homofóbico, em minutos, na última sessão ordinária da piramidal.
Pregação
E lascam que Lapa teria feito uma verdadeira pregação pela não aprovação do conselho LGBT, que visa defender uma minoria, assim como já rola em outros conselhos.
Sem argumentos
O vereador-pastor chamou a criação do conselho de eleitoreira, mas, conforme os bocudos, sisqueceu que é ele quem está fazendo um escarcéu em cima do tema, que sequer entrou pra discussão em plenário.
De zoio
Os bocudos debulham que pode ser que Lapa esteja de zoio no filão do eleitorado de Jair Bolsonaro (PSL), Lapa vem tripudiando sobre o tema nas redes sociais sem jamais ter percebido que a demanda pra criação do conselho surgiu da própria comunidade.
Sair do armário?
Lapa terminou o uso da tribuna, na última quinta-feira, usando a frase infame de que “este governo tem que sair do armário”. Não pegou bem! Vale lembrar que sair do armário é uma expressão usada quando alguém assume a homossexualidade, ato considerado de coragem nos dias de culto ao ódio que vivemos. Usar um discurso sectário neste momento pode representar um tiro no próprio pé.
Aula de cidadania
O vereador Thiago Morastoni (MDB), que vem levando a fama ao propor o conselho, não deixou pra menos e usou a tribuna o tema. De forma elegante, fez o vereador-pastor passar vergonha pela forma preconceituosa e ignorante com que se pronunciou.
Papo antigo
O barbudinho júnior explicou que a criação do Conselho LGBT é um projeto antigo do Executivo, e que ele apoia. Assim como Itajaí tem 38 conselhos municipais - muitos em prol de minorias, Thiago afirma que não há motivo pra não apoiar esse grupo também.
Pedido
Tanto que, ao contrário do que diz Lapa, que o itajaiense não quer esse conselho, a instauração foi um pedido dos ativistas LGBT em Itajaí, assistentes sociais e profissionais da saúde que atendem o público.
Muito barulho
A verdade é que enquanto Lapa esperneia por causa do conselho LGBT, muita gente na city peixeira se pergunta se o vereador não tem algo de construtivo pra fazer em prol da comunidade. Ui!
Ai, ai, ai que dor!
Bocudos lançam o desafio do vereador-pastor fazer um projeto de lei pra proibir a contribuição, muitas vezes nada espontânea, de grana do povão que vai rezar nos templos e igrejas, locais já isentos de pagamento de impostos. Ai, ai, que dor!
Bolsa
Como explanei na coluna de sábado, foi aprovado requerimento verbal do vereador Fernando Pegorini (P) para que fosse apreciado requerimento da comissão da Criança, do Adolescente é da Juventude da piramidal para tratar do atraso da publicação dos contemplados da Bolsa da lei orgânica.
Deu o que falar
O falatório na discussão do requerimento foi tanto que a própria base do governo concordou que a corda tá crítica. Não é por menos. Nesse quesito o governo do barbudinho VM deixou a desejar.
Sem
No primeiro semestre de 2017 deixou os estudantes sem bolsa. No semestre seguinte mudou a legislação passando de 800 para quase 250 contemplados. Agora no primeiro semestre de 2018 atrasaram totalmente o processo de escolha.
Se não cutuca...
Se a Câmara de Vereadores não cutuca, o governo deixaria para publicar o resultado no final do semestre. Com o barulho na piramidal casa do povo peixeiro, a prefa publicou o resultado, no dia 27.
Incompetência
Com a publicação, segue com prazo para recurso dos que não foram contemplados para depois ser repassado o benefício às universidades. Os alunos devem receber o benefício somente final de maio e mais uma vez serem prejudicados. O barulho só está começando meu Pai eterno!
Fala, Saldré!
O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), lançou na sua rede no fecibuque o primeiro de uma série de vídeos que deverá fazer nas redes sociais, chamados “fala vice-prefeito”, onde o bagrão discursa sobre suas ações e as do governo municipal.
Volvo em pauta
O vídeo ficou supimpa, com belas imagens de Itajaí e da Volvo em terras peixeiras, mas soou como oportunismo na boca dos linguarudos de plantão.
Tá igual dono de sauna...
O perrengue é que Sodré, diretor geral do Semasa até o início da regatona, se colocou como protagonista de um evento em que a autarquia de água sequer teve presente e não fez nem o tradicional estande na Vila da Regata, presente nas outras edições. Os bocudos dizem que Saldré tá igual dono de sauna, querendo lucrar com o suor dos outros. Arreda, cambada!
Será que pode?
Outra situação levantada pelo povo fofoqueiro é a de que o vídeo, postado em rede pessoal de Sodré, foi apresentado por sua ex-assessora de comunicação do Semasa, hoje comissionada do seu gabinete de vice-prefeito.
Será que será?
Será que Sodré tá gravando fora do horário de serviço e pagando a moça por fora, ou tá usando a máquina pública pra promoção pessoal? Aliás, dizem os fofoqueiros, que o vice-prefeito tem várias pessoas lotadas em seu gabinete que estariam trampando na promoção de sua imagem pessoal. Será verdade? E será que pode? Hummmm...
Único
O único ex-prefeito que prestigiou a entrega da LAP para o engordamento da faixa de areia na Dubai brasileira pelo governador Pinho Moreira (MDB), ao prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), na sexta-feira, o foi o galego Rubens Spernau (PSDB). Os outros não deram bola ou não apoiam as melhorias da cidade?
Tava lá
A ex-prefeita de Bombinhas, Paulinha da Silva (PDT), também estava na entrega da LAP. A bonitona, que é pré-candidata a deputada estadual, não perde um evento, de aniversário de sogra, enterro de anão a bingo de bairro, a muié tá lá, rente, marcando presença.
Divididos
Só que lá em Bombinhas, o vice-prefeito, Paulinho Dalago, o Paulinho Bagual (PT), não apoia o mesmo candidato que Paulinha. Enquanto o PDT de Paulinha apoia uma candidatura do PSD, o PTB de Dalago deve apoiar candidatura do MDB ao governo do estado. Daí...
Cooptando
Demorou pouco para o grupo do prefeito da ex-capital do Jet Sky, Leonel ‘Viajão’ Martins (PSDB), abafar os barnabés de Piçarras. Alguns efetivos se organizavam no sentido de exigir do prefeito a realização de concurso público.
À frente
Um dos que estava à frente do movimento, o farmacêutico Fábio, ocupa agora um cargo na Vigilância Sanitária e receberia um excelente incremento em seu salário.
