JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Todos lá
Mais de 10 mil pessoas acompanharam a abertura da Vila da Regata da Volvo Ocean Race em Itajaí. Diversas otoridades presentes, como o governador Eduardo Pinho Moreira, o chefão mundial da Volvo, Richard Brisius, e o novo ministro do Turismo, o catarinense Vinicius Lummertz, que assume o posto semana que vem.
Pinto Moreno?
A festa foi bonita, elogiada por todos, mas rolou gafe. O mestre de cerimônias, na hora de anunciar o governador da Santa & Bela, o chamou de Eduardo Pinto Moreno, ao invés de Pinho Moreira. O povão caiu na gargalhada, mas a assessoria do chefão do Estado fez cara feia.
Prefeitos juntos
O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) foi o anfitrião da festa e recebeu até o ex-mandachuva da city, o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), que foi quem deu o pontapé inicial na Volvo, em 2012. Volnei e Jandir tiveram uma boa conversa e hoje dividem o sucesso e a importância do evento para o desenvolvimento econômico de Itajaí.
Jandir e Thiago
Nos bastidores, dizem que existe uma grande possibilidade de aliança entre Jandir Bellini e Thiago Morastoni pras eleições, com o ex-homem dos galináceos decidindo os rumos que prefere tomar, estadual ou federal. Seria uma boa dobradinha pra Itajaí voltar a ter representante fora de seu território. E a proximidade entre as famílias pode fazer a coisa evoluir.
Saiu da prefa
Por falar em Thiago, os ânimos na piramidal peixeira começaram a se alvoroçar na sexta-feira, com a notícia do retorno do barbudinho júnior ao legislativo. O retorno ocorre após o vereador ter passado cerca de seis meses no comando da secretaria de Relações Institucionais e Temáticas de Itajaí.
Mandou bem
Thiago, por sinal, fez um bom trabalho no executivo. Pegou uma secretaria que até então não tinha sua existência justificada e fez o negócio andar. À frente da pasta, coordenou ações intersetoriais e garantiu o bom andamento da Volvo.
Várias ações
O barbudinho também manteve contato direto e persistente com o governo estadual em busca de recursos pra Itajaí e conseguiu conquistas importantes, como as obras na rodovia Antonio Heil, a construção de uma passarela no km 3,8 da via e mais recentemente a instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual. Isso sem falar na implementação do censo Lo município, informatização do Selo Social e audiência pública que vai possibilitar implementar a Semana da Mulher.
Devem atacar
Mas o retorno de Thiago à piramidal não agrada a todos. A oposição, por exemplo, promete fazer de um tudo pra dificultar a atividade parlamentar do barbudinho, já que tá mais do que claro que ele deve ser candidato a deputado pelo MDB. Os bocudos dizem que a tchurma da oposição tentará desconstruir a imagem realizadora que o vereador conquistou.
Bom pra situação
Por outro lado, a base governista ganha muito com o reforço. Não é de hoje que Thiago Morastoni tem o dom da argumentação. Será um vereador de peso a compor a base e tentar desmontar o discurso negativo da turma que tenta colocar a cidade pra baixo. É esperar pra ver!
