JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali, novos ares
Hoje, no início da noite, toma posse o novo reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho. Vai assumir um pepino daqueles. O pior momento financeiro da Univali. Dizem os linguarudos que teve gente que mamou até secar o leite, deixando a universidade na secura. Coisa de doido.
Conselhos
Na semana passada ocorreram as últimas reuniões dos Conselhos da Univali sob o comando do reitor que se vai, Mário dos Santos. Perdigueiros da coluna dizem que foi um desastre só. Pela primeira vez, teve voto contrário na hora de aprovar as contas da Fundação. Ai, ai, ai que dor!
Rezar...
O reitor Mário dos Santos deixa o comando da nossa universidade e não vai deixar saudades. Mas vai ser lembrado pela gestão ineficaz; inesquecível para os resultados financeiros que maculam a nossa Univali.
Sem rumo
Mário vai embora e o resto vai ter que rezar para que a Univali volte a ser grande. Hoje é do tamanho do comandante que colocou a nau numa das maiores tempestades de sua história.
Desafio
O reitor que deixa o leme pegou uma universidade bem organizada, que era média e ficou grande. Funcionários e professores se diziam apaixonados pela Univali e se dedicavam com suor e amor.
Indigestão
Agora, com a (indi) gestão que foi o mandato que se finda, os funcionários e mestres se dizem apavorados. Terão que se dedicar com suor e sangue para reerguer a nossa Univali.
Planejamento
Ontem pela manhã os sabichões da Univali entregaram os relatórios do PEMI para o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), e seus secretários. Com a presença dos dois reitores da Univali, o Planejamento Estratégico estava com a moral lá em cima.
Participação
Um dos professores sabichões falou que aceita algumas críticas. Só não aceita que digam que o Pão ouviu o povão, já que quase duas mil pessoas participaram de várias fases do processo. Um recado curto, mas direto para o chororô dos vereadores de oposição.
Projetos com grana de fora
O PEMI ganhou um escritório que hoje já cuida de mais de 20 projetos, todos de grana vinda do governo federal, estadual e de financiamentos estrangeiros. O escritório deve conseguir para Itajaí milhões de reais parados em Brasília e em Florianópolis. Tomara que venha!
Contra o desenvolvimento
Não demorou para o real motivo pro escarcéu que a oposição tem feito em cima do financiamento pra obras de infraestrutura viária, com financiamento do Fonplata, vir à tona.
Politicagem?
Politicagem da braba, motivada pura e simplesmente pra trancar a obrona, que vai mudar a cara de Itajaí e pode significar a reeleição do prefeito Volnei Morastoni. É o que dizem os bocudos da prefa.
Suspensão
Os vereadores Rubens Angioletti (PSD), Robison Coelho (PSDB) e Fernando Pegorini (PP) têm feito um verdadeiro pandemônio em cima do tema.
Pés pelas mãos
O progressista Pegorini, pra piorar, meteu os pés pelas mãos e entrou com uma ação na justiça pedindo pra suspender a tramitação do projeto na câmara, caceteiam as línguas frouxas palacianas.
Politicagem
Só que a manobra, segundo os puxas da prefa, soou ainda mais politiqueira, porque quando o vereador ingressou com a ação o processo já não estava mais na piramidal e sim no Executivo. Mesmo sabendo disso, o progressista se fez de João sem braço.
Sem cabimento
Por outro lado, até ontem o legislativo não havia nem sido notificado. Quando isso ocorrer é que a juíza será informada de que o projeto já foi pro canetaço do prefeito. Não cabendo mandado de segurança, se quiser, o vereador terá que entrar com procedimento no TJ. Coisa feia, lascam os bocudos!
Cirininho
O vereador do outro lado da vala, Cirino Adolfo Cabral, o Cirininho (MDB), esteve em Brasólia na semana que passou. Foi lá na capital do país de todos os brasileiros, ajudar Navegantes a conseguir verbas e ações no Governo Federal, através das excelências excelentíssimas federais.
Pré-candidato
Cirininho colocou seu nome à disposição dos emedebistas pra ser candidato a deputado estadual e foi conversar com o deputado federal e pré-candidato a Governador sobre seu desejo de sentar os glúteos numa das cadeiras estofadas da leleia, em 2019.
Aqui e lá...
Consta que Mariani deu a maior força para Cirininho e ainda disse que iria chamar os emedebistas, o homem pássaro, Edson Periquito, e o barbudinho júnior, Thiago Morastoni, e propor que Cirininho e Periquito disputem uma vaga na Alesc e Thiago seja candidato a federal. Hummmm...
