JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Trapalhada
Nos bastidores da política peixeira os ânimos não se equilibram na mesma frequência, desde que o presidente da piramidal casa do povo, Paulinho Amândio (PDT), resolveu encampar guerras pessoais através da caneta de presidente.
Bílis
Para quem acompanha as sessões da piramidal, é público e notório, inclusive já foi tema da coluna, que existe uma rixa pessoal do procurador efetivo da câmara, Paul Estanislau, contra o líder da oposição na casa, vereador Fernando Pegorini (PP) e vice-versa.
Atrapalhando
O procurador tem como atribuição orientar as nossas amadas excelências excelentíssimas quanto a dúvidas e demandas jurídicas, tanto dos projetos como em caso de interpretação do regimento interno.
Especialista
Mas como Pegorini é especialista sabichão no assunto, o procurador parece ter se achado no direito de interferir nas decisões da mesa sempre buscando desqualificar o vereador.
Tem voto
É preciso entender que o parlamentar tem voto, preparo e é qualificado para a função que exerce. Além da qualificação eleitoral e técnica, ele tem a chancela do povo para atuar de maneira independente, sem que brigas de egos interfiram.
O povo paga
Enquanto os egos se digladiam, o povo paga o atraso e a burocracia da judicialização do legislativo.
Exemplo
A decisão da Juíza da Vara da Fazenda Pública da comarca de Itajaí, Sônia Moroso Terres, suspendendo a tramitação do projeto de lei que autorizava o município a contrair empréstimo obras de intervenção na mobilidade urbana, foi um tapaço na cara da mesa diretora da piramidal.
Cerceou
Mesa Diretora que cerceou o direito de um vereador de ter atendido um pedido de vistas de uma matéria. É preciso ter responsabilidade.
Respeito
O presidente da piramidal precisa obedecer as normas, sem travar uma guerra intransigente como se fosse ele mesmo a lei, atendendo egos feridos pelas sucessivas lambanças.
Leite derramado
Mesmo que Paulinho Amândio quisesse atender a determinação judicial de parar a tramitação do projeto que negou vistas a um de seus pares, agora, não mais poderá mais fazê-lo, pois o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), já caneteou o projeto...
Muita calma
O governo tem assumido a responsabilidade com o ônus e o bônus para que a demanda da city seja atendia na mobilidade. A oposição precisa entender que a discussão pode e deve continuar, mas enquanto a obra é executada.
Por outro lado...
O governo precisa acordar dessa letargia e começar a interagir com a população de maneira franca, direta e aberta. Mas os atores governistas movidos por egos e vaidades, não se entendem.
Falhou
É visível que o governo falhou em não dividir de maneira clara com os peixeiros o destino desses recursos. Chacrinha, o eterno velho guerreiro, já dizia: quem não se comunica, se trumbica...
Desapegado
O Mago do Gravatá, cientista político e fofoqueiro profissional, andou recluso, absorto em seus pensamentos e em profunda reflexão sobre o momento que atravessa Navega Beach.
Andando de lado
Do outro lado da vala, pondera o Mago, o pensamento conservador e a vaidade pessoal de alguns, impedem as grandes transformações. Espera-se por um grito do tipo: libera Navega! Acelera! Será que este grito virá de um político tradicional?
Cobra criada
Os linguarudos de plantão caceteiam que a câmara de vereadores parece o Butantã, há muitas cobras. É muito veneno, e um tentando picar o outro. O risco, dizem, é o de picar a própria língua e morrer envenenado. Quase nada.
Tá chegando a hora
Em meio a este cenário de dificuldade política, já começaram a surgir nomes para o próximo pleito. O mandato do pouca telha, ops, Emilio Vieira (PSDB), na visão dos bocudos, é somente para cumprir tabela. Dizem, oh raça, que não vai deixar saudades. Arreda cambada!!!.
Inimigo na trincheira
Os linguarudos lascam que ainda inconformado com a perda da posição na área da (In) Segurança, e sem nenhuma outra “boquinha” equivalente, o careca Argenton se pintou para a guerra.
Contrariado
Agora, tem como objetivo desconstruir tudo e todos que sejam governo. Radical, segue atirando para todos os lados. Repete, com a mesma força, o que já fez no passado sempre que se sentiu contrariado. Oh, gente bocuda!
