JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prova de fogo
Nas próximas duas semanas, o núcleo duro do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), durante sua ausência, terá uma prova de fogo para gerenciar a cidade.
Norte
O vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré, o Chefe de Gabinete, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, e o secretário da Fazenda, Érico Laurentino, devem dar o norte da condução do governo em período de ajustes no orçamento e reorganização política.
Clima
O clima no paço da Vila Operária é de tranquilidade, porém, alardeiam os perdigueiros, de agenda pesada, principalmente no campo de captação de recursos, e de relacionamento com a piramidal.
Seguindo o plano
Desde sua posse como chefe de gabinete, onde fez contundente pronunciamento, Nelinho tem seguido os planos que traçou com o prefeito barbudinho e com o vice.
Reconstruindo
Nelinho tá reconstruindo e remodelando a base, melhorando as relações com a oposição e estreitando laços perdidos que possam contribuir com a gestão da city peixeira. Segundo perdigueiros, tem praticado o que disse.
Candangos
O prefeito Sodré, recuperado das piruetas moto ciclísticas, embarca para a capital federal na busca de recursos e projetos na área de educação e saúde.
Agenda
Marcelo estará cumprindo a agenda do barbudinho, enquanto os demais seguem defendendo a viúva e as relações de governo. E o secretário da Fazenda, Érico Laurentino, segue firme cuidado do cofre pra dar conta do riscado.
No escurinho
Na coluna de sábado este perguntava onde andará o primeiro ministro da estrada de Brusque que tomou conta do campinho da secretaria de Agricultura e Expansão urbana, e que não anda enxergando o problema da iluminação em várias comunidades, o que agrava o problema da segurança naquela região.
Lu mandando
Aliás, Vandelino poderia dar uma espetada no diretor de praças e jardins na secretaria de Obras, o Lu do Pedroni (PSDB), que os linguarudos lascam que manda mais do que o secretário, Dedé da Murta (PSDB). Lu tá até ciceroneando os nossos amados vereadores quando eles aparecem na secretaria.
Num mexe
A raça da língua estirada (arreda, infelizes!) diz que Dedé sabe e enxerga que Lu manda e desmanda, mas não mexe com o ‘indicado’ do Vandelino que, apesar de não enxergar que no KM 12, Paciência, Campeche entre outras localidades carecem de iluminação, manda em outros setores do governo.
Será que será?
Os linguarudos (arreda, raça de infelizes!), alardeiam que se o PSDB tivesse ganhado o pleito em 2016, seria esse caos. Afinal, lascam, todos os atores são emplumados que não desgarraram do ninho. Credo em cruz!
Pontuando
O líder da oposição na piramidal casa do povo, Fernando Pegorini (PP), continua na lida com a farra das diárias no Governo do paço da Vila Operária, que gosta que se enrosca de viajar...
Além-mar
Há poucos dias o vereador Pegorini denunciou na tribuna o passeio da secretária da Criança e Adolescente, a pra lá de bonitona Cristiane Stuart (parabéns, Selmo!) para Portugal, onde foram gastos 18 mil reais dos cofres públicos.
Zarpa junto
Na sessão desta última quinta-feira, Pegorini assinalou que mais um secretário, na verdade superintendente, vai estar junto na comitiva que sairá para acompanhar a largada da Volvo Ocean Race em Auckland, Nova Zelândia.
Pra quê?
O parlamentar ficou estarrecido com a situação (com razão), e abriu o berreiro porque o superintendente da Famai também estará na comitiva, e lascou que é desnecessário um superintendente dessa área, estar acompanhando, num custo de mais de 20 mil reais aos cofres da viúva. Ai, ai, ai que dor!
Será que será?
Os linguarudos de plantão assopram que teria havido uma reunião de seguidores brizolistas, visando medidas pra tentar cassar o mandato do vereador futebolista, Nikolas Reis, que deixou o PDT e seguiu para o PSB do Paulinho Bornhausen. Querem buscar o Ministério Público (MP) nesta tentativa.
Mofas com a pomba na balaia?
Nikolas, não é bobo, provavelmente se preparou para este embate, caso houvesse. Não existe sinalização de Marcelo Saldré, ops, Sodré, neste sentido. Ou de outros capos da sigla.
Passou
Aparentemente, teria passado o período para tentar pedinchar o mandato. Nikolas, segundo as línguas frouxas, teria o documento assinado avisando de seu desejo de sair há muito tempo. E ninguém se coçou. Entonce...
Foice & Marcelo
O vereador Marcelo Werner, acompanhado do presidente estadual do PCdoB, Douglas Mattos, e do secretario estadual de organização da sigla da foice & martelo visitou o socadinho escriba, na última terça-feira.
Planejamento estadual
O PCdoB esteve reunido na city peixeira, com o intuito de apresentar o planejamento estadual do partido e fortalecer a pré-candidatura de Marcelo à leleia. Além disso, já está definido que os comunistas terão apenas uma candidatura à federal que será encampada pela bonitona, Ângela Albino.
Grupo apartidário...
No dia de hoje, figuras da política peixeira que andam se declarando apartidários vão se reunir. Grande parte desse grupo é oriundo do PTB que saiu após a última intervenção da sigla. Aliás, o PTB tava igual couro daquilo, ia e voltava...
Incomoda
Quem andaria incomodado com a força do o governo seriam alguns apóstolos, como o dublê de pastor e de vereador, Calinho Mecânico (PP), que segundo a raça de tatuíra, teria vociferado entre dentes, que eles (PP), teriam três vereadores e o PDT só um na câmara.
Carinho
Ou seja, Calinho Mecânico, seu colega Milrinho, ops, Murilo Pereira, desejam ser mais acalentados, receber mais carinho, assim como o Tristonho da Grade que não sabe se vai ou se fica. Já escrevinhei que ‘encucamento’ vai acabar queimando a placa mãe...
Pra chamar de seu
Na verdade e aparentemente, este grupo que se reúne na noite de hoje, na city peixeira, apesar de se declarar apartidário, estaria procurando um ‘candidato pra chamar de seu’, nas eleições de outubro deste ano.
Tudo junto
O grupo é formado por Eriberto Lunchtenberg, João Vivan, Paulo Rebelo, Carlos Humberto, Zeca Emilio, Marcos Emilio, Dolor da Silva, Rafa da Padaria e até o Graciliano Rodrigues deve participar. Hummmm...
Pré-candidato
O carecão, Evandro Argenton, do outro lado da vala, vai lançar sua pré-candidatura a deputado federal a contra gosto do prefeito cabeça lustrada, Emílio Vieira (PSDB).
Correu para o abraço
Evandro, segundo os linguarudos, saiu do PSDB por saber que o partido não lançaria seu nome. A raça da língua debulha que Argenton teria sido ameaçado de exoneração pelo prefeito se mantivesse sua conduta em outro partido.
Disponibilizando
Mesmo assim procurou o PSC. A sigla do peixinho reúne as executivas estadual e municipal no próximo dia 20, terça -feira, na câmara de Navegantes, onde o Argenton estará apresentando ofício disponibilizando seu nome à vaga de deputado federal. Eitcha!
Alta cúpula
Na última sexta-feira, o prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Kuhnen (MDB), e o vice-prefeito Ramon Jacob (PP) estiveram na capital manezinha para um importante encontro.
Segurança
Nada mais nada menos do que com as maiores autoridades da área de segurança pública do Estado – o secretário de (In) Segurança Pública Alceu de Oliveira Pinto Junior, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, e o delegado Geral da polícia Civil, Marcos Ghizoni Junior.
Prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), e o deputado federal, Rogério Peninha (MDB), estiveram em Brasília solicitando ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, liberação de recurso para conclusão do Centro de Eventos. O ministro prometeu falar diretamente com Temer
