JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Portas fechadas
O governo peixeiro realizou,às pressas, reunião no paço da Vila Operária, com a procuradoria, secretaria de Planejamento e mais uma pá de secretarias importantes na semana passada.
A promotora Andreia Soares Pinto Favero, do Ministério Público de Piçarras, pediu explicações e recomendou que o prefeito Leonel Martins (foto), retire a taxa de expediente pra emissão de carnês de IPTU e que faça a devolução de valores já pagos. Isso me lembra outra
Furdunço
Tudo porque está um furdunço danado no orçamento do município. Há quem diga que a secretaria de Obras, entre outras, estaria patinando, parada por conta dos cálculos e planejamento feito nas coxas no final do ano. Será que foi algum ‘coxa colada’ que embaralhou tudo?
Eitcha!
Perdigueiros informam que cerca de 200 a 300 milhões em orçamento teriam sido realizados erroneamente. O governo encaminhou na última semana dois projetos em regime de urgência pra que as excelências excelentíssimas apreciarem e carimbem em cima.
Pra não fazer barulho
Isso para correção dessas discrepâncias no orçamento deste ano. O pior é que devem pipocar mais uns 10 projetos nesse sentido.
Normal?
O vereador ‘governista’, Milrilho Pereira, ops, Murilo Pereira (PP) – que queria que o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), cria-se mais mil cargos - babou, ops, defendeu os requerimentos da prefa dizendo que isso é normal, sempre vem projetos nesse sentido para corrigirem no plenário.
Ensinou
Já o líder dos progressistas, Fernando Pegorini, afirmou que não é normal essa postura do governo, uma vez que as correções e adequações de orçamento são realizadas no fim do ano anterior, quando deixam de utilizar algum orçamento de uma pasta e necessitam em outra.
Dança das cadeiras
Pegorini afirma que corrigir no início do ano o Orçamento é sinal de bagunça e criticou os mandarins da prefa por ter trocado pelo menos quatro vezes o secretário de Orçamento em apenas um ano. Difícil acertar a rota, mudando de comandante a todo tempo. E num é?
Me abana!
O papo que rola da raça dos linguarudos de plantão é que as filas quilométricas do porto de Itajaí, na Caninana, é um jeitinho de mostrar que o terminal tá bombando. Parece até fila de balada, quando seguram o pessoal na rua, pra dizer que tá cheio. Arreda, raça de infelizes!
Rimando
Complicada essa história das lombadas demolidas e refeitas na city peixeira. Andam fazendo lombadas-morros, o troço não dá certo. Daí vão lá, derrubam tudo e refazem em tamanho normal. Deve estar sobrando dinheiro ou faltando engenheiro...
Do bem
Considero o secretário de Obras, o vereador Dedé das Lombadas, ops, da Murta, um cara do bem, mas a piada (só assim pra sofrer menos) é que ele foi colocado lá pelos tucanos pra ferrar c o governo. Que gente bocuda; piada sem graça, pai eterno!
Não cortaram
Aliás, Dedé, Vandelino Raimondi, China Celular, Lu do Pedroni não saíram do PSDB peixeiro, numa simbiose do ser ou não ser. Que partido, hein? Vereador da sigla fica só na espreita, esperando o prefeito espirrar pra gritar saúde.
Boa noite, prefeito!
O China Celular, Lu do Pedroni e o Vandelino vivem puxando a sacaria do prefeito Volnei e não saem do poleiro e nem são expulsos. Dizem que o Vandelino dorme com uma foto do Volnei na cabeceira da cama. Meu Deus que gente bocuda. Vocês não vão para o céu!
Esperar o quê?
O que esperar de uma sigla que tem um senador que saiu do hospital doente, o Paulo Bauer, pra votar na permanência do mordomo de vampiro, presidente Michel Temer (MDB)? PSDB que ficou agarrad em cargos na esfera federal, até a água bater na bunda? Aqui não seria diferente no “ser ou não ser governo”. Ou seria?
Alargamento
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), deu um largo passo para fazer a tão sonhada obra do alargamento da faixa de areia da Praia Central na Dubai Brasileira.
Só precisa da bufunfa
Os barões da construção civil, Nivaldo Pinheiro e Chico Graciola, em evento na prefa, entregaram nas mãos do prefeito o projeto do alargamento, prontinho, bonitinho. Para fazer tudo, FO só precisa das licenças e a garantia da bufunfa, o que pode acontecer ainda este ano.
Veto
As excelências excelentíssimas da Dubai tupiniquim irão analisar, hoje à noite, o veto do prefeito Fabrício Oliveira, merecido veto por sinal, naquele projeto do vereador Marquinhos Kurtz.
Só por Deus!
O projeto do Kurtz que previa multar mendigos e pedintes que estivessem nos semáforos da city. O projeto criou uma polêmica nacional, emplacando a câmara em tudo que é canto do país.
Será que será?
A proposta passou ridiculamente no cochilômetro dos edis ainda em 2017 e foi vetada logo de cara pelo prefeito. Agora será que os nobres vereadores vão derrubar ou manter o veto?
Bem, bem distante...
Olha a polêmica aí! Mas calma rapazes, ao que parece, o vereador Marcos Kurtz deve estar em Brasólia no dia de hoje, para ficar longe da sua obra polêmica.
Pinho quer Periquito
Nas redes sociais, o ex-prefeito da Dubai Brasileira, Edson Periquito, garganteia que foi convidado pelo governador em exercício, que vai virar governador em definitivo, Pinho Moreira, para integrar sua administração estadual. Pirica se gaba que não aceitou, pois se pegar uma secretaria de estado vai ter que ficar até abril, se quiser ser candidato a deputado.
Não entendeu
Mas línguas frouxas dos lados da Dubai garantem que, na verdade, Pinho Moreira queria tirar mesmo o seu afilhado Pirica da disputa, deixando a avenida aberta para a candidatura do barbudinho júnior, Thiago Morastoni, a deputado estadual pelo a região.
Guerra emedebista
Há nos bastidores uma guerra entre a turma que vai de Morastoni e a que vai de Periquito. Em Itajaí a turma acha que o homem pássaro pode atrapalhar um pouco as chances do manda-brasa em fazer um nome na leleia.
Não empolga
Comenta-se até que já se falou em colocar o ex-prefeito a federal já que não tem votos, mas atrapalha. O principal motivo é a derrota acachapante de 2016 da bela candidata dos zoios verdes, Jade Martins, que não conseguiu fazer 10 mil votos na Dubai brasileira.
CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da câmara da Dubai brasileira fez a sua terceira reunião na segunda-feira. No encontro, ficou decidido que os servidores da prefa que seriam ouvidos nesta segunda serão convocados a comparecer na reunião da comissão de quinta-feira (1º/3).
Reza
O adiamento foi feito a pedido do secretário de Articulação da prefa, para ter prazo legal para a convocação. O secretário da pasta, Omar Tomalih (PSB), deve instruir, digo, orar, pelos convocados.
Desnecessário
Os membros da CPI deliberaram também que convidarão apenas o secretário do Planejamento e Obras, Edson Kratz, para comparecer à reunião de quinta-feira, para ajudar a esclarecer pontos do relatório realizado pela comissão especial da prefeitura em 2017.
