JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Momento
O destaque político que abre a semana é a posse de Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho, como chefe de gabinete do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), que promete reunir muita gente que faz tempo que não pisa por lá. Hummmm.
Não prevaricou!
A secretária de Educação da city peixeira, Elisete Cardoso Furtado, por meio de sua assessoria, entrou em contato com este socadinho escriba pra informar que nada consta contra ela no que diz respeito à CPI da FMEL.
Sem fundamento
Elisete esclarece que, ao contrário do que foi publicado aqui na coluna, afirmando que possíveis servidores fantasmas na FMEL (até cedidos pela Educação) poderiam complicar a vida da secretária, a denúncia não tem o menor fundamento, visto que a gestora da pasta já tinha tomado todas as atitudes necessárias.
Presidente confirmou
O próprio presidente da CPI, vereador Marcelo Werner (PCdoB), em entrevista ao nosso DIARINHO, afirmou que Elisete e a diretora de Gestão de Pessoas da Educação, Patrícia Obelar, agiram assim que o dossiê da FMEL veio à tona.
Agiram
“Elas não prevaricaram. Procuraram uma solução e antes mesmo da CPI, a secretária já tinha feito solicitação de que todos que estavam em desvio de função voltassem à secretaria”, esclareceu Werner.
Atitude
Elisete afirma que sempre se norteou pela legalidade dos atos dentro na secretaria de Educação e reforçou que, com relação à CPI, tomou todas as providências possíveis. Os professores denunciados, inclusive, tiveram que firmar um termo de cooperação para darem aulas aos estudantes do esporte.
Pagamento suspenso
Além disso, foi suspenso o pagamento via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), não recebendo nenhum provento que não faziam jus, ou seja, que não tivessem direito incontroverso. Está feito o registro!
MDB unido
O MDB tá com tudo em Santa Catarina. Acabou aquela historinha de partido rachado e agora, com o comando do Estado na mão, as lideranças estão com fôlego renovado e apostando no discurso de que a união faz a força.
Cenário
O cenário, aliás, ficou bem claro durante a posse do novo prefeito de Florianópolis, o vereador Gui Pereira, que assumiu o comando da capital manezinha na última sexta-feira.
Thiago com moral
Apesar de a solenidade ter reunido principalmente lideranças da Grande Floripa, Itajaí foi destaque na figura do barbudinho júnior Thiago Morastoni. O atual secretário de Relações Institucionais e Temáticas foi mencionado em todos os discursos das autoridades.
Lideranças jovens
O primeiro a usar o microfone e entoar o nome de Thiago foi o governador Eduardo Pinho Moreira. Ele enalteceu a importância de lideranças jovens como o até então presidente da capital, Gean Loureiro, e Thiago Morastoni. Fez questão de lembrar que o barbudinho júnior foi o mais votado na cidade que é uma das principais economias do Estado.
Evidência
Em seguida foi a vez do próprio Gean levantar a bola da city peixeira e lembrar a amizade com Thiago. Por fim, Gui Pereira, que assumiu a prefeitura pras férias de Gean continuou as referências a Morastoni Júnior.
Aposta jovem
Vale lembrar que na semana que passou Gui Pereira deixou o PR pra se filiar ao MDB. Agora, ao lado de Thiago, forma a dupla de queridinhos entre as lideranças emedebistas pra concorrer a uma estofada cadeira à leleia. Tanto Pinho Moreira quanto Mauro Mariani já teriam mencionado a expectativa de que ambos concorram, um na grande Floripa e outro aqui pelas nossas bandas. Será?
Tentativas
Vira e mexe o megalomaníaco projeto do BC Port, o do mega porto nas águas da Dubai Brasileira, reaparece. Na semana que passou o responsável pela ideia apresentou o projeto ao presidenciável Jair Bolsonaro, em Brasília. Pelas fotos, Bolsonaro aparentou não ter entendido bulhufas do projeto mirabolante na foz do Rio Camboriú.
Séquito
Em Brasólia, um séquito de puxas do projeto do BC Port chegou junto para mais admirar o polêmico candidato a presidente Bolsonaro do que falar sobre BC Port.
Já é um sucesso
Enquanto o BC Port patina na megalomania, o Atracadouro Tedesco logo termina sua primeira temporada de navios. Já foram 17 atracados, mais de 54 mil turistas chegaram à Dubai Brasileira pelo mar. Bacana hein? Falando nisso, o empreendedor Júlio Tedesco comemora 70 anos no próximo mês com um festão.
Pensando em consenso
Ainda na Dubai Brasileira, o vice-prefeito Carlos Humberto (PR) tem grandes chances de ser o nome em consenso do governo do prefeito pop star, o cantor Fabrício Oliveira (PSB), como candidato à assembleia.
Nova moral
Muitos apoiadores das Novas Ideias acham que uma vitória nas eleições de 2018 com um candidato forte do governo, dará uma nova moral a administração e pode enterrar de vez as esperanças de alguns adversários.
PR eficiente
O nome de Carlos Humberto agrada em vários campos. Carlos Humberto tem sido sempre ativo, participativo e representativo. Defende a administração e no caso do PR, que tem apenas três secretarias, duas tem grande destaque no governo FO: Turismo e Inclusão Social.
Estadualizando
Em outra frente, o vice-prefeito tem feito viagens e contatos pelo estado catarinense. Nas horas que pode, tem ido visitar diversas lideranças em muitas regiõe Sempre contando com apoio do partido, de amigos e simpatizantes, portas importantes são abertas a CH para o pleito de 2018.
Incêndio criminoso
Um incêndio criminoso queimou boa parte da casa nas proximidades do Parque do Agricultor, do Beto Cadore, que é diretor de Infraestrutura Urbana e Rural da secretaria de Agricultura e Expansão Urbana. Beto foi candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo PP.
Não sabe
Beto residiu na casa até o final do ano que passou. A residência estava alugada. Houve uma tentativa de incêndio, na última quinta-feira, e agora na madrugada de domingo tacaram fogo. Teria sido encontrado um galão de querosene. Cadore não acredita que tenha algo a ver com o seu trabalho na prefa.
Racha na Educação
Perdigueiros da coluna dizem que o clima na secretaria de Educação de Itajaí não anda bom. Segundo os linguarudos, hoje rola uma baita brigaceira entre PDT e PMDB.
Pais
Os dois grupos querem ser “os pais” das coisas boas e jogam para o colo do rival as coisas ruins. Ao invés de apenas trabalharem pelo bem dos estudantes peixeiros, estariam mais preocupados em ferrar com quem não é do seu partido. Coisa feia!
Forte
Victor Forte é um nome novo da política da Maravilha do Atlântico, e que vem se destacando como grande liderança na juventude. Recebeu quase 791 votos na última eleição para vereador, ficando na suplência pelos tucanos.
Aceitou
Agora Victor toma novo rumo e anuncia filiação no Partido da República (PR). Victor Forte aceitou convite do presidente republicano e vice-prefeito Carlos Humberto.
Por muito pouco
O governador em exercício que vai ficar de vez, Eduardo Pinho Moreira, tocou a caneta no papel e acabou com 15 ADRs por toda Santa Catarina. As maiores, com aspones pretensos a chegar à leléia ou câmara federal, foram mantidas. Na ADR Itajaí, o ex-prefeito da Dubai, Edson Periquito, ficou mais um tempo suando a estofada cadeira.
Esporte
Na Dubai Brasileira, a FME está de mal a pior. Seletivo de ACTs para dar aulas foi cancelado, mesmo tendo resultado final, descobriram que não poderiam fazer as contratações.
Complicado
Agora a prefa propõe contratação de professores via entidades e associações, acreditando que as associações contratariam de acordo com o resultado do concurso.
