Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Subindo pelo cano


Subindo pelo cano

Linguarudos de plantão do Semasa, em manifestação à coluna, afirmam que a Lei Federal 9.069 obriga o reajuste da tarifa de água e que não majorar o valor seria considerado um crime contra a Lei de Responsabilidade fiscal.

Tudo de uma vez

Afirmam que o índice desde a criação da autarquia, há 15 anos, é o IPCA e que o aumento de 10,66% é o índice acumulado desde o último aumento, em novembro de 2015. Os áulicos, puxas do Semasa, se gabam que não foi aplicado “nem um centavo a mais.”

Menor, garantem

E dizem que, apesar desse aumento, o Semasa continua cobrando uma das menores tarifas da Santa & Bela. Um dos problemas será repassar isso, purexemplo, para o outro lado da vala, onde a autarquia Sesan compra a água do Semasa e a repassa ao consumidor final.

2,80%

A agência reguladora de Navegantes é a ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento -, que autorizou o município a repassar aos consumidores o índice de inflação de 2017, ou seja, 2,80%.

Não sabiam

Consta que Navegantes não teria sido informada sobre o aumento até porque o decreto no dia 28 de dezembro, no apagar das luzes de 2017, não demonstrava a razão da majoração neste patamar.

Justifica-se

O interesse da prefa navegantina, segundo a procuradora do município, Beatriz Ramsdorf de Souza, se justifica por conta de existir um TAC que exige fluxo e melhor qualidade da água vendida e, também, pela possibilidade do aumento ser repassado aos consumidores navegantinos.

Turbidez

Já com relação à turbidez, segundo as línguas frouxas do Semasa, seria decorrente da água estar extremamente barrenta, o que prejudica e impossibilita a coleta da água para tratamento. Quanto à água suja que vira e mexe deságua nas torneiras das casas peixeiras, juram que é por conta de canos sujos.

Tudo de uma vez?

O problema é dar na espinha do consumidor um aumento que, segundo o pessoal do Semasa, tá acumulado desde 2015, quando teria rolado o último reajuste. Como é que em Navegantes o reajuste é só 2,80%? Como vão repassar para o outro lado?

Não engrenou

Na Dubai Brasileira uma turma nos altos da Dinamarca reclama que o ex-vereador Ary Souza (PPS) não deslancha em nenhuma função do governo do prefeito e cantor pop, Fabrício Oliveira (PSB).

Mudo

O dublê de Barak Obama, Ary, começou na pasta da articulação governamental, afinal, foi vereador, mas em poucos meses de atuação não articulou nada e pouco trouxe de benefícios ao governo na câmara. Saiu mudo como entrou, caceteiam os bocudos. Arreda, infelizes!

Chance

Após a passagem pela articulação, o advogado recebeu a incumbência de ir para a Compur, a companhia de urbanização da cidade, resolver o problema do estacionamento rotativo na city.

Pepino

Ary ficou com o pepino no colo o ano inteiro e no final teve que ver o Tribunal de Contas cancelar a licitação, cheia de irregularidades, o que deixou a cidade sem estacionamento rotativo em plena temporada de verão.

Buracolândia

Ainda na Dubai Brasileira, comerciantes, moradores e turistas não estão mais aguentando os buracos por toda a city. É tanto buraco que alguns orifícios aguardam no acostamento pra entrar na pista.

Lua tupiniquim

Agora com asfalto licitado novo na mão, a turma não aguenta mais a demora do governo em pavimentar e consertar as cagadas da senhora chuva. No centro de BC, as travessias elevadas ainda do governo Periquito estão com mais buracos do que a Lua.

Mega operação

Por outro lado, o prefeito pop star está se mostrando preocupado com os bueiros entupidos. Na sua rede social, ontem à noitinha, FO garantiu que vai cuidar dos bueiros entupidos na city, numa mega operação.

Loteamento

Já a vereadora grandona e bonitona vereadora Juliethe Nitz (PR) protocolou indicação na casa do povo, pedindo para contratar várias empresas de limpeza de tubulações.

Acredita

A moça acredita que várias empresas contratadas ao mesmo tempo, espalhadas pela city em lotes, devem fazer a limpeza das tubulações mais rapidamente e com maior eficiência.

Nova operação

A movimentação do porto peixeiro deve aumentar consideravelmente neste ano. Fruto de uma série de fatores políticos liderados pela administração municipal.

Red Bull

Recentemente, por exemplo, empresários da importação comemoraram com o prefeito Volnei Morastoni o fato de Itajaí passar a receber 100% das cargas da gigante Red Bull, que antes operava pela Portonave.

Mais contêineres

A movimentação da Red Bull é de cerca de 500 contêineres por mês, vindos da Áustria. A carga já tá desembarcando aqui desde o início deste mês.

Mérito

Mérito do governo municipal em tratativas com o operador logístico da Red Bull. A empresa, diga-se de passagem, já vinha namorando o porto de Itajaí por facilidades logísticas.

Direto do mar

Por falar em porto, a vocação náutica de Itajaí fica mais evidente a cada dia. A prefa tá se empenhando para fazer desta Volvo Ocean Race uma edição histórica. A expectativa é de várias atrações inéditas.

Marinha na área

Um linguarudo já soprou aqui nos meus zovidos que deverá ter apresentação da Banda da Marinha e o 5º Distrito Naval será transferido pra Itajaí durante a regatona. Até o Cisne Branco vai aparecer. As conversações rolaram esta semana, entre o comando da Marinha, o prefeito Volnei Morastoni e o secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Thiago Morastoni, que está à frente das tratativas.

Poderosa dos iates

Eventos como esse têm feito brilhar os olhos do empresariado. Tanto que recentemente o agora secretário Thiago levou ao gabinete do prefeito representante de uma poderosa do ramo náutico.

Sete chaves

A empresona, cujo nome é mantido a sete chaves, fabrica embarcações de luxo e estaria mais do que interessada em se instalar na nossa náutica city peixeira.

Acertado

A licitação pra contratação de um software espião ao custo milionário de mais de R$ 2 milhões já foi adjudicada pela secretaria de Planejamento da prefa peixeira. O Observatório Social esteve no pregão no ano passado e teria se manifestado em buscar a dona Justa pra que não fosse homologado.

Previu

Como a coluna previu, a agência publicitária melhor colocada pra gerir a conta de publicidade da prefa peixeira este ano é a que fez a campanha do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB). Só não consegui, ainda, prever os números da Mega-Sena.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Carlos Bolsonaro sobe o tom contra Moraes

Coluna Acontece SC

Carlos Bolsonaro sobe o tom contra Moraes

Mundo Corporativo

O fim das desculpas profissionais

Tendência 2026

Charge do Dia

Tendência 2026

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Casos e ocasos

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários




Blogs

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?

A bordo do esporte

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?

Bolsonaro, aposta no 13 e ganha na Mega da Virada

Blog do JC

Bolsonaro, aposta no 13 e ganha na Mega da Virada

 Sonhos Fractais — quando a poesia precisa gritar contra o feminicídio

VersoLuz

 Sonhos Fractais — quando a poesia precisa gritar contra o feminicídio

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.