JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Estourou
Ano passado, quando estourou o maior escândalo financeiro da Univali, e equipe da diretoria da universidade respondeu abertamente para imprensa que um dos maiores problemas era a falta de pagamento de recursos do art. 170 e 171 do Governo do Estado.
Quer saber
O deputado estadual, João Amin (PP), no afã de contribuir com os jovens universitários e a própria instituição, aprovou requerimento pedindo informações ao Governo do Estado.
Não tá
Acontece que o tesouro estadual e a secretaria estadual de Educação se manifestaram de forma enfática ao afirmar que não existem pendências com a Univali, pois haviam repassado quase 3,5 milhões de reais, e a parcela de novembro estaria poucos dias atrasada.
Gestão ineficaz
É aquela velha história, não se pode querer justificar os erros de uma gestão ineficaz, culpando o governo. Aí é fácil. O leitor destas mais do que estrebuchadas linhas pode ver a resposta do Governo da Santa & Bela no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc
Na ponta da agulha
O julgamento dos embargos de declaração do vereador Eduardo Ki Massa (PRP) no TRE estava previsto para o final de dezembro, mas só vai acontecer nesta terça-feira, dia 23 de janeiro. O sofrimento do vereador foi postergado, após pedido de vistas do desembargador César Abreu, no final do ano passado.
Sim ou não
O Procurador Federal, em manifestação contrária aos embargos, teria pedido uma multa de litigância de má fé da excelência excelentíssima por estar manifestamente protelando a decisão já exarada pelo próprio Tribunal que o teria cassado. Oh, dor, oh, vida!
Encaminhar
Os perdigueiros da coluna, no paço da Vila Operária, disfarçados de pinscher, assopram que o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), deve encaminhar nos próximos dias o projeto que retira gratificações de servidores públicos efetivos.
Da Educação
A grande maioria que vai perder as gratificações quando passar pela piramidal (governo tem 13 votos), pois são consideradas ilegais pelo governo, seriam os servidores da secretaria de Educação.
Vinculados
O grande problema é que na piramidal casa do povo, tem três vereadores da base governista vinculados diretamente à Educação por serem professores de carreira. A bronca é com as gratificações de regência na Educação.
Três em um
Os vereadores José Acácio da Rocha, o teacher (PSDB), a vereadora Célia da Costa, a Célia Filha do Elói (PSD), e a Dulce Maria Amaral, a Dulce Visceral (PR), providencialmente têm problemas de saúde sempre que o bicho pega.
Aparece de tudo
Dá piriri; pianço; dor nas cadeiras; dordói, pereba nas partes; sapinho; espinhela caída, entre outras desgraceiras. Ainda bem que são problemas que logo passam. Saúde!
Isentar?
Há quem diga que o prefeito VM gostaria de isentar a vereadora Dulce, e fazer o teacher e a Célia votarem por que o estrago entre os barnabés peixeiros promete ser grande. Hummmm.
Carreata
Na tarde de sabadão os “soldados do mito” organizaram uma carreata para o pré-candidato à presidente, Eduardo Bolsonaro. Começou com pouco mais de 20 carros e terminou com pouco mais de 40.
Fraquinha
A organização, que esperava de 150 a 200 carros, apesar de fazer discurso de contente, ficou decepcionada. Com o valor da gasosa ninguém quer torrar grana.
InovAmfri no BRDE
Paulinho Bornhausen esteve na semana que passou apresentando os projetos traçados na primeira fase do InovAmfri ao superintendente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, de Santa Catarina, Nelson Ronnie dos Santos, que elogiou a iniciativa da Amfri pelo caráter pioneiro.
Tudo pra sair
O Distrito Regional de Inovação e os projetos de mobilidade e gestão desenvolvidos pelo InovAmfri foram destaque na apresentação e a boa notícia dada pelo superintendente do BRDE é que o banco de fomento dispõe de linhas de crédito para diversas ações contempladas no projeto.
Resposta logo
Após a apresentação, o superintendente Nelson Ronnie dos Santos se comprometeu a elaborar um estudo profundo dos projetos entregues e uma vez confirmada a viabilidade econômica, já no início do próximo mês, deve-se propor alternativas para a celebração de parceria para a viabilização da implantação das ações.
Projeto à região
O InovAmfri é um projeto tocado pela Amfri com o apoio dos municípios que a compõe e que planeja a nossa região para os próximos 20 anos. As entregas da primeira fase já foram feitas e este ano inicia a segunda fase, que promete boas notícias para a região.
Acompanharam
Acompanharam Bornhausen no BRDE, os diretores da Itajaí Participações, Jair Bondicz e Marcos di Sessa, além do gerente do projeto João Luiz Demantova.
Discórdia
Três projetos devem abrir a pauta legislativa de 2018, em sessão extraordinária na casa do povo da Maravilha do Atlântico, prevista para esta terça-feira. O Piso Nacional do Magistério, com reajuste nacional de 6,81%, é um dos temas em pauta.
Num phode?
Entre os projetos, um deles é de lei complementar, que de acordo com o vereador Aldemar Pereira (PSDB), não poderia tramitar em sessão extraordinária ou regime de urgência, conforme determina regimento interno da casa do povo da Dubai brasileira.
Extra
A sessão extraordinária causou polêmica entre as excelências excelentíssimas, pela maneira com que foi convocada. Na semana passada, alguns vereadores chegaram a se queixar de deixar o recesso, por conta de não terem sido avisados com a devida antecedência e sem conhecimento prévio da matéria. Faltou comunicação entre Executivo e Legislativo.
Alhos com bugalhos
Ainda de acordo com vereador emplumado, o Bola, a prefa está confundindo alhos com bugalhos, ao misturar servidores da educação com gratificações para exercerem funções extras.
Saia justa
O vereador bicud, lascou que fica em uma saia justa ao votar, porque é um direito na sala de aula, um auxiliar para apoio em educação especial, que não seja remanejado de outras áreas (auxiliar de alimentação ou de serviços gerais), conforme já previsto em legislação federal.
Harmonia
Em ano eleitoral, isso é só o começo do que o prefeito pop star, Fabrício Oliveira, vai enfrentar, com CPI já protocolada e aguardando votação que pode respingar no seu governo se aprovada na câmara. Parece que acabou a lua de mel entre os poderes harmônicos e “independentes”.
Fiscalização
Parte da arquibancada de um circo da “Rússia” despencou na noite de sábado, bem na avenida das Flores, onde está a casa do povo da Maravilha. Apesar de poucas informações até o fechamento desta coluna, o comentário era que o circo não tinha alvará de funcionamento.
Denúncia
Este colunista pançudo vai aproveitar e pedir para que os fiscais da prefa verifiquem denúncia recebida sobre um “parque de diversões”, na avenida do Estado Dalmo Vieira.
Também?
A denúncia diz que o parque de diversões também estaria sem licença e nenhuma proteção para separar as crianças na calçada dos veículos que passam colados na rua 1931, onde o denunciante afirma ser terreno de propriedade de um ex-prefeito da city praiana.
