JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Presidência da Fecam
[caption id="" width="800" align="aligncenter"]Prefeito Volnei é um dos favoritos pra assumir a presidência da Fecam [/caption]Os linguarudos palacianos lascam que, enquanto a oposição sofre na tentativa de tirar o brilho das ações do prefeito Volnei Morastoni (PMDB), o reconhecimento pelo bom trabalho realizado extrapola as fronteiras da city peixeira, pra desespero dos bocudos de plantão.
Forte
O barbudinho é forte candidato a assumir a presidência da Fecam, a toda poderosa Federação Catarinense de Municípios, com as bênçãos dos caciques do PMDB, partido que pelo rodízio interno da entidade tem o direito de indicar o próximo presidente.
Região ganha
A eleição rola no próximo dia 31 e tudo indica que Volnei vai ganhar mais essa. Será o porta-voz das necessidades dos municípios da Santa & Bela, brigando pela redução das obrigações e aumento das verbas pra áreas como saúde, educação e segurança.
Itajaí ganha
Itajaí e toda a região da Amfri só têm a ganhar se, de fato, Volnei for eleito presidente da Fecam. Dentro da entidade, a indicação do prefeito de Itajaí ainda é encarada como fôlego novo pras negociações necessárias com o governo federal.
Carece de representatividade
Segundo os linguarudos de plantão, é mais uma prova do prestígio de Volnei dentro e fora de Santa Catarina, e uma boa lembrança de que Itajaí carece muito de representatividade política estadual e federal.
Porto em alta
E por falar em Volnei, os esforços do prefeito pra alavancar o porto deram novo resultado positivo. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, o município reconquistou a confiança dos investidores e aumentou em 2017 o número de empresas que exportam e importam através do complexo peixeiro.
Maior do Estado
Teve aumento também nas exportações. Itajaí aparece como a principal exportadora da Santa & Bela. Em 2018, a expectativa é crescer ainda mais, já que três dos quatro berços estão liberados pra carga e descarga de navios.
Números
Os números provam a importância da city peixeira pra economia estadual e também nacional, sendo justa toda a atenção que a atividade portuária tem recebido do atual governo.
Crise com pastores
Rendeu no meio evangélico a fala do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, na rádio Difusora, em entrevista ao decano Dario Silva. Ao expor seu ponto de vista sobre o imbróglio do IPTU o burgomestre citou os pastores, dizendo que alguns ficaram chateados pela aprovação do aumento do imposto.
Conselho de Pastores
O vereador Bonzinho Edson Lapa, que é pastor no MEVAM e é o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Itajaí, emitiu nota debulhando o prefeito, lascando que ele faltou com a verdade e citando texto bíblico: “Os lábios arrogantes não ficam bem ao insensato; muito menos os lábios mentirosos ao governante!”. Ai, ai, ai, ui, ui, ui!
Isenção de templos
Lapa questionou a afirmação de Volnei, que disse que Itajaí tem mais de 300 templos de várias religiões, uns próprios e outros alugados, mas que todos são isentos de IPTU.
Só próprios
O pastor-vereador reconhece a quantidade de templos, mas afirma que só os imóveis próprios são isentos do imposto, já os alugados, a maioria, segundo o edil, pagam igual os outros mortais. Leia a extensa e pesada nota no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc
Faro
Perdigueiros da coluna, disfarçados de Lulu da Pomerânia, percorreram o paço nos altos da Dinamarca e latem, digo, assopram nos sensíveis zovidos deste socadinho e temente.
Incomodados
Os perdigueiros afirmam que o a alta casta do governo do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), estaria incomodadíssima com a proposição de uma CPI para barrar a festa, digo, a farra da Construção Civil na city praiana.
CPI
Acontece que o líder do governo, Marcelo Achutti (PP), propôs na casa legislativa, o início da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Planejamento.
Abelheiro
O fundamento é uma auditoria que teria apontado uma série de irregularidades, levantadas nos últimos quatro meses da administração do homem pássaro, Edson Periquito (PMDB).
Foco
Apesar de ter como foco a auditoria realizada no último ano do governo Pirica, ela atinge em cheio a administração das Novas Ideias, bem na secretaria que serve como vitrine aos governantes, que é o Planejamento.
Passaram
Secretaria por onde passaram as pessoas que tinham pretensões políticas de sucessão do alcaide, como Auri Pavoni (PDT), Fábio Flor (PP) e Jade Martins (PMDB), que também passaram por lá, almejando o trono em couro legítimo mais estofado da Dinamarca.
Frito
A frigideira já estaria ligada e frigindo contando com nove assinaturas para a abertura da CPI, sendo duas delas de vereadores do próprio partido do prefeito pop star, Fabrício.
Amanhã
A CPI deve ser protocolada já nesta sexta-feira, deixando a casa legislativa e o recesso parlamentar ainda mais caliente e isso que o ano mal começou e até inundação já rolou na casa do povo.
