JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Oportunidade jogada fora...
O aeroporto de Navegantes perdeu a oportunidade de entrar na lista de privatizações de aeroportos e seguir os passos do de Floripa, que foi incluído no primeiro lote de privatizações e está sendo ampliado e modernizado com recursos privados. O aeroporto de Floripa vai ser quadriplicado.
Movimento frustrado
Paulinho Bornhausen, através do projeto InovAmfri, buscou no ano passado organizar forças para que o nosso aeroporto entrasse na lista de privatizações.
Apoios
Obteve apoio do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), e até do ministro Moreira Franco, que se mostrou receptivo. O projeto só não foi em frente porque faltou apoio dentro do próprio município de Navegantes, assim como de dirigentes e lideranças empresariais.
Prefeito até tentou
O prefeito de Navegantes, o meio-careca, Emílio Vieira (PSDB), buscou e obteve o apoio do governador à causa, mas a Associação Empresarial de Navegantes (ACIN), junto com a Infraero (que administra o aeroporto), ativou o Fórum Parlamentar Catarinense e pressionou contra a inclusão do aeroporto no programa de concessões.
A la Pilatos
De chorar a omissão das lideranças empresariais da região que, ou fizeram cara de paisagem, ou não deram a importância que a questão merecia. Acataram a opinião da ACIN e do pessoal da Infraero, que administra o aeroporto desde sempre e só promete melhorias que nunca vem.
Tudo como dantes
Com a vitória das forças do atraso, o aeroporto de Navegantes permanece com aquela estrutura de rodoviária que está lá (sem querer ofender rodoviárias, mas tem umas que...).
Perde a chance
O aeroporto perde a chance de se modernizar e ampliar sua estrutura com o modelo de parceria público-privada (PPP), que é a melhor saída (ou única?) para investimentos em infraestrutura, já que os governos não têm mais dindim pra nada.
Pergunta de 1 milhão
Quem vai se responsabilizar (pessoas, entidades e partidos) por essa perda de uma grande oportunidade de desenvolvimento, emprego e renda para a região que se daria pela transformação do aeroporto de Navegantes num grande e moderno centro de conexão de passageiros e cargas? E mais uma: que interesses tem por trás disso? Hein?
Sonho
Com esse calorão medonho, liguei o ventilador na fuça e, acabei caindo no sono no sofá, enquanto a TV zunia algo ininteligível. Acho que era o tal Pablo Vittar cantando. Em estado alfa de sono, acabei sonhando com o velho Dalmo, todo prosa que seu DIARINHO chegou aos 39 anos, na última sexta-feira.
Gás!
No primeiro sonho de 2018 com o saudosíssimo velho Dalmo Vieira, estávamos sentados na praia da Maravilha, confortavelmente nas areias, bem próximo ao calçadão da central, quando uma voz estrondosa nos assusta repentinamente: “Oh, Gás!!!” Era um turista maluco que de praia em praia, vai fazendo o rango por ali mesmo e as necessidades, sabe lá onde....
Fim de férias
Com a cena um pouco estranha, o velho Dalmo se despediu com chapéu Panamá e disse que estava vindo pra city peixeira, porque as férias estavam chegando ao fim.
Profetizando
E Dalmo já não conseguia mais aceitar e nem assimilar, que os turistas estão levando até botijão de gás para a areia da praia. Medo de explosão geral, disse o velho Dalmo com a pulga atrás da orelha.
Reza
“Nem a reza do pastor e dublê de secretário institucional, o amigo da Mônica do gibi, Omar Tomalih “Abul Dabi” (PSB), vai ser capaz de amenizar os ânimos entre o líder do governo Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), e o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB)”, lascou Dalmo.
Longe demais
Dalmo disse que o alcaide guitarrista já deixou a situação ir longe demais, sem anunciar um novo nome, digo, um novo líder na casa do povo e, com isso, a situação anda mais caliente no legislativo.
Inté
“Adeus”, me disse o saudoso Dalmo, abanando com a mão, embaixo do totem de segurança na Praça Almirante Tamandaré, em um tom angelical, não sei se se referia à despedida, ou ao final do governo. Salve-se quem puder! Foi quando acordei, desabando do sofá, batendo com a pança no chão, suando em bicas, no meio da escuridão, porque tinha acabado a luz. Oh, dor!
Coisas boas
O Promotor do Meio Ambiente da Maravilha, Isaac Sabbá Guimarães, entrou em contato com este temente ao altíssimo, para esclarecer sobre as ações da Promotoria. Afirmou que não tem assessoria para dar publicidade aos atos ministeriais, mas que tem plantado, digo, feito, uma pá de coisas boas.
Força
O promotor Isaac garantiu que assim que tomou conhecimento do problema de esgoto na Praia de Laranjeiras, no dia 7 de janeiro, imediatamente reuniu uma força tarefa com a Guarda Municipal, secretarias de Meio Ambiente, de Planejamento, Vigilância Sanitária e fiscais da Emasa.
Investigação
O promotor afirma que foi aberto um procedimento investigativo sobre o caso e a imposição de fechamento de qualquer estabelecimento que esteja lançando esgoto na rede pluvial. A Emasa determinou que comerciantes e residentes locais façam a conexão de seus esgotos com a rede de captação local. Além de uma série de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).
Bandeira
O programa que visa a obtenção do Certificado Internacional Bandeira Azul, com a possibilidade de BC ter três praias certificadas, no Brasil todo temos apenas cinco, colocará a Maravilha no cenário internacional, com a adoção de normas rigorosas de preservação ambiental e sustentabilidade.
Convite
Por fim, o promotor Isaac convidou este colunista para uma visita ao órgão ministerial para ver in loco o que está sendo feito pelo meio ambiente na Maravilha.
Gentileza
Retribuindo a gentileza, deixo o espaço aberto se o promotor quiser dar conhecimento de quantos TACs foram feitos e quais os principais resultados para a comunidade. Leia a missiva do promotor no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Emergência
O vereador Fernando Pegorini (PP) fez uma indicação para que o prefeito Volnei decrete estado de emergência na city peixeira, o que possibilitaria aos atingidos pela enxurrada sacar o FGTS.
Legítimos
O assessor especial da prefa peixeira, Auri Pavoni, garante que todos os dias têm reuniões sobre os projetos e desapropriações para que o plano de mobilidade urbana possa ser encaminhado. Auri diz que será mostrado em primeiro lugar aos legítimos representantes do povo: os vereadores.
Patrulha
O ex-prefeito, homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), tá com seu staff vasculhando as publicações legais da prefa e da câmara, a fim de trazer pra debaixo das asas, possíveis desafetos que levaram o pé na bunda das administrações do executivo e legislativo.
Sim e não
Os mais afoitos garantem que alguns em desespero de causa e loucos pra sentar os glúteos em alguma cadeira, ele tem conseguido trazer, outros não querem saber das tagarelices de Pirica.
Disputa
O ano de 2018 será de ampla disputa nas eleições da Dubai Brasileira. O ex-prefeito Pirica, dizem as más línguas, quer dar um ar de disputa municipal nas eleições para deputado estadual.
Cinco
Na Maravilha do Atlântico há a expectativa de saírem até cinco candidatos nas eleições. Pirica, Carlos Humberto (PR), Fábio Flor (PP), Ary Souza (PPS) e a ex-vereadora Marisa Zanoni (PT).
Leonel Pavan (PSDB) tem tudo para não participar ativamente da campanha, indo para suplente na disputa ao senado.
