JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PTB na busca
Na tarde de sábado, durante o aniversário do Omar Bernardino, o Baga (PSD), evento prestigiado por uma pá de políticos, o atual presidente do PTB, Beto Prazeres, convidou Nelinho, Manoel Rodrigues da Conceição, ex-PPS, a lançar candidatura a deputado estadual.
Experiência
Nelinho goza de prestígio na base eleitoral itajaiense e tem bom trânsito em toda a classe política. É experiente e articulado. Se confirmar, sem dúvida contribui pela qualidade da disputa pela representação da city peixeira.
Niver
O níver do Baga, todos os anos, reúne uma pá de políticos em sua casa de Cabeçudas. A turma do PSD da desaparecida (que apareceu lá) dama de ferro, Eliane Rebello, estava em peso.
Jesus
O advogado e ex-candidato a vice-prefeito, Artur Ama todo mundo de Jesus, também marcou presença. Artur tem sido lembrado pra uma candidatura à leleia, este ano.
Não foi
O ex-prefeito e ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), nunca faltou ao aniversário do Baga. Este ano não deu as caras na comilança festiva.
Também não
A única vereadora eleita pelo PSD peixeiro, Célia da Costa, a Célia Filha do Elói, que era sempre presença no aniversário do Baga, também não deu as caras. Hummmm...
Fala o secretário
O novo secretário de Planejamento e Orçamento de Itajaí concedeu entrevista ao DIARIosso de cada dia. Ele tentou explicar a famigerada licitação de aquisição de um software que, segundo especialistas, é pra lá de caríssimo e inútil.
Especialistas
Alguns especialistas bufaram com o Entrevistão. Dizem que o secretário sequer leu o edital e o termo de referência que ele assinou (arreda, bocudos!) e que durante a semana muitas manifestações serão feitas no sentido de esclarecer cada ponto contraditório do secretário. Essa história vai longe.
Copia de tudo
Perdigueiros da coluna informam que o Observatório Social de Itajaí solicitou cópia integral do processo licitatório e que promete ir aos tribunais para brecar a tal aquisição. Eitcha!
Mobilização
Nos bastidores dessa história estão sendo mobilizados especialistas, advogados, instituições não governamentais, vereadores e sociedade civil pra um enfrentamento épico ao que chamam de desmando administrativo. Ui!
Vídeos sem noção
Os vereadores da Maravilha, Leonardo Piruka (PP) e Aldemar Bola Pereira (PSDB), parece que perderam a noção. Eles começaram a gravar vídeos e postar nas suas redes sociais.
Apagou
O vereador Bola postou um vídeo em seu fecibuque, falando sobre a saúde do município, dizendo que faltam medicamentos na UTI do hospital, que estava com problemas na tomografia, e mais um monte de denúncias.
Respondeu
A secretaria de Saúde desmentiu o vereador, postando uma resposta na rede social dizendo que ao invés de admitir que estava errado, o vereador resolveu apagar a postagem da secretaria. Poderia contra argumentar (ou não?). Que feio, quem fala o que quer, ouve o que não quer... Ai que dor!
Falando...
Já o vereador Piruka (que sonha em ser prefeito) tá tentando aparecer a qualquer custo, fazendo vídeos sobre papel higiênico da passarela e agora água pluvial que ele disse ser esgoto.
Se informar
O vereador progressista postou o vídeo e foi desmentido pelo presidente da Emasa. O parlamentar deveria se informar melhor antes de fazer vídeos falando sobre m..., ops, sobre o esgoto da Maravilha.
Emasa
Por falar em Emasa, este socadinho escriba recebeu um e-mail de um bagrinho efetivo que alega que a autarquia está sendo administrada por duas bagronas que não têm a mínima condição de tratar com os funcionários, e acham que estão numa empresa privada. Assim não phode!
Do outro lado da vala
O alvoroço tava grande por parte de leitores do outro lado da vala, Navega-city. Todos querendo saber se os nobres vereadores não iriam ser laureados com troféus como as excelências excelentíssimas de Itajaí e Balneário Camboriú.
Mãos de tesoura
O José dos Santos, o Zé do Bairro São Paulo (PSD), será laureado com o troféu ‘Mãos de tesoura’, pois segundo as línguas de tatuíra só sabe pedir beneficio particular e cortar o cabelos dos moradores do bairro; só não corta o do prefeito Emilio Vieira (PSDB), porque ele é careca.
Perdido na noite
O troféu ‘Perdido na Noite’ é para o vereador Jassanan Ramos, o Monam (PMDB), que ainda não sabe ao certo da vereança e pelo jeito vai demorar a aprender...
Esse cara sou Eu
O troféu ‘Esse cara sou Eu’ vai para o vereador Cirino Adolfo Cabral Neto, o Cirininho (PMDB), que acha que por ser sobrinho do ex-prefeito Debinha Malvadeza (PMDB), seria uma espécie de messias que pode salvar a city dengo-dengo.
Rainha da Sucata
O troféu Rainha da Sucata vai para a Norma Espindola, a Norminha, que não é dona de ferro velho, mas que os linguarudos dizem que sua forma de fazer politica tá pra lá de ultrapassada.
Que rei sou Eu?
O troféu ‘Que rei sou Eu?’, deve ser entregue ao ex-presidente da casa do povo, Samuel Paganelli (PSDB), que construiu um reino oposicionista nos seios do atual governo e arquiteta um projeto de poder a espera de alcançar o tão sonhado trono.
Whey Protein
Por fim o vereador Paulo Rodrigo Melzi, o Paulinho Meia Praia (PSD), vai receber com glória o troféu ‘Whey Protein’. O edil bombadinho, fitness, vive bufando, irritado, brigando e falando mal principalmente do governo. Eitcha!
Solto
O jovem catarinense, Jonathan Diniz, que foi preso pelo presidente venezuelano, Nikolas Maduro, foi solto e expulso do país no último sábado. Jonathan, que estava no país pra distribuir brinquedos para crianças carentes, foi detido sob a acusação de ser um agente da CIA.
Verão
Em dias de sol e calor a praça Genésio de Miranda Lins, a popular praça da Beira Rio, recebe centenas de pessoas que vão pra praticar esportes, passear, curtir com seus cachorros no Parcão.
Bebedouro
O que tá faltando na praça é uns dois bebedouros públicos pra que possam beber água e se refrescar. É esperar que o Semasa analise e instale. Essa reinvindicação é antiga.
Dia 23
O julgamento dos ‘embargos de declaração’ do vereador peixeiro, Eduardo Ki-Massa (PRP) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que estavam previstos para o final do mês de dezembro de 2017, foi redesignado para o dia 23 de janeiro deste ano.
Postergado
Há quem diga que foi postergado o sofrimento do vereador de primeira viagem que completou um ano de mandado no final de 2017 - após pedido de vistas feito pelo desembargador César Abreu.
Oh, dor!
O procurador federal em manifestação contrária aos embargos pediu a multa de litigância de má fé do edil por estar, no seu entendimento, protelando a decisão já exarada pelo próprio Tribunal que o teria cassado. Ai, ai, ai que dor!
Salve-se quem puder
Transitar pelas BRs e rodovias e até marginais da região está sendo um suplício para nativos e turistas. O pior de tudo é que, infelizmente, não se vê agentes da Policia Rodoviária estadual e federal pra tentar organizar a bagunça.
