JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nadica
O ano termina e a passagem do ex-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento Regional, Edson Periquito (PMDB), durante o ano de 2017, pouco contribuiu com a região. Até porque tudo já vem carimbado do governo estadual. Pirica só tem feito discurso “mais do mesmo”, infelizmente.
Tudo junto
O secretário especial da prefa peixeira, Auri Pavoni, e a ex-candidata a prefeita da Maravilha do Atlântico, Jade Martins, gostam que se enroscam de aparecer na foto, principalmente em demolição na city peixeira, quando se coloca a questão da mobilidade.
Sobreviventes
A dupla, por enquanto, é sobrevivente dos indicados pelo ex-prefeito e secretário regional, Edson Periquito. E os linguarudos de plantão alardeiam nos bastidores que devem trabalhar e pedir votos para a candidatura estadual do homem pássaro e não para candidatos ou o candidato do paço da Vila Operária. Hummmm...
Ano que vai
Mais um ano que se vai e começam a ferver as rodas especulativas da política municipal. Falando em política, o maior falatório ronda sobre os destaques da piramidal casa do povo.
Atuantes
Os nomes mais falados na piramidal casa do povo são os dos oposicionistas. Os vereadores Fernando Pegorini (PP), Robison Coelho (PSDB) e Nikolas Reis (PDT) foram dos mais atuantes.
Estabilizando
Há o destaque do atual líder do Governo, Rubens Pacheco, o Ptolomeu (PPS) que apesar de meio perdido, a exemplo do que fez Pegorini no passado, está estabilizando as conversas com a oposição.
Esmerado
No segundo escalão, os vereadores Rubens Angioletti (PSB), Otto Luiz Quintino (PRB) e Edson Lapa, o Bonzinho (PR), tem se esmerado. A discussão paira sobre a desenvoltura nos debates, encaminhamentos na própria sessão, proposituras.
Devagar, devagarzinho...
O que não falta nos bastidores peixeiros são falatórios e projeções para as eleições de 2018 e, consequentemente, amarrados os possíveis resultados para 2020. Hummmm...
Faz tempo
Essa história de “higienização” da Maravilha do Atlântico, enxotando os pedintes que estão nas ruas e nas sinaleiras da city é antiga. No passado, pegavam os moradores de rua e quem se atreve-se a ficar em sinaleiras e socavam na famigerada Kombi do resgate social e mandavam para Itajaí.
Longe
Há algum tempo, também, ‘convidavam’ pra embarcar na Kombi e eram levados a quilômetros de distância e abandonados à própria sorte. Agora, parece que a moda é mandar lá para o Gean Loureiro (PMDB), na capital manezinha, cuidar.
Impressiona
Já o oficioso da prefa anuncia que só neste emblemático 2017, mais de mil andarilhos, pedintes entre outros que se espraiam em avenidas e sinaleiras, pediram encarecidamente pra receberem uma passagem para voltarem ao seu lugar de origem ou pra outro recanto que não a Maravilha do Atlântico.
Gota d’água
A gota d’água que entornou o caldo veio justamente da casa do povo, guardiã dos nossos heróis legislativos que entre fiscalizar e legislar - aprovou uma lei higienizadora sob a batuta do vereador Marcos Kurtz (PMDB).
Límpidos vidros
O pior de tudo é que tal se deu sob o aplauso complacente das demais excelências excelentíssimas. Talvez enojadas, ops, enjoadas pelos pedintes nas ruas, batendo em seus límpidos vidros das impiçadas carangas, algo imperdoável, acreditam. O único voto contra foi o de Lucas Gotardo (PSB).
Sistema falido
Isso demonstra que a assistência social e os demais órgãos que deveriam zelar e cuidar destas pessoas em situação de risco anda na contramão. Tá falido e se arrastando. É preciso repensar, analisar e reestruturar.
Difícil
Quem não sabe que tratar com moradores de rua é complicado? Há todo tipo de gente com histórias que vão de problemas familiares, dependência química, depressão, curvas mal feitas na vida. Enfim, um calabouço de situações.
Não resolve
E a Maravilha do Atlântico se transformou num oásis, em um paraíso à beira-mar. Empurrar essa gente pra outras paragens é a solução? Para, né, isso é crime.
Artistas
E isso que nem comentei sobre os artistas de rua, aqueles que fazem literalmente malabarismo para que motoristas abram o vidro dos carros e lhes dê uns trocados...
Elogiaram
O pior de tudo isso é saber que vereadores receberam trocentas ligações elogiando o projeto. O que teria pegado mesmo é a multa no lombo do pobre. No mais, teve quem aplaudiu. Sociedade perversa, alienada e individualista. Só pensa no seu, mas esquece que vivemos todos na mesma barca. Todos humanos, falíveis e passíveis de errar. Nessa hora que a galera deveria se apegar aos ensinamentos cristãos. Solidariedade vai bem.
Segurar
A prefeita bonitona da capital do mergulho, Paulinha da Silva (PDT), poderia ter segurado esse aumento da famigerada TPA – Taxa de Preservação Ambiental cobrada no lombo dos motoristas que adentram Bombinhas e cujo valor será aumentado em primeiro de janeiro.
Quer ser deputada...
Desse jeito, ‘inventando’ uma taxa pra cobrar dos que vão curtir as praias de Bombinhas e ainda aumentado ainda mais, a Paulinha ainda quer ser candidata a deputada em 2018? Complicado, porque precisa do voto de quem mora fora da city praiana também.
Projeto legal
O projeto de um parque inundável e a revitalização das áreas ribeirinhas do Rio Camboriú está sendo tratado conjuntamente e com muita responsabilidade por Balneário Camboriú e Camboriú.
As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, em BC, estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), acompanhado do vice, Carlos Humberto (PR), participou da primeira etapa do programa
