JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Deixe-me falar...
O tradicional Entrevistão teve o Dr. Mário dos Santos, reitor da Univali, em suas páginas. Apesar de não fugir das priguntas, o magnífico usou de muito ‘enrolation’ pra responder. Parece mesmo que está atrás dos muros da Univali.
Fala muito...
O todo poderoso reitor tentou desqualificar quem critica a sua gestão. Só faltou dizer que pra falar da universidade só depois de muitos e muitos anos de estudo...
Quieto
Mas não é bem assim. Temos que saber o que acontece. Se é complicado, então os doutores têm a função de simplificar. Não adianta desqualificar quem critica.
Eleição quente
É claro que a eleição da Univali tá esquentando e o Dr. Dos Santos sabe bem disso. Ou não tá conseguindo comandar o processo político da eleição ou tá escondendo o jogo...
Grandões
Tem que mandar um ofício se quiser saber disso. E quando se fala em “torcida” de um candidato ou de outro, se fala dos “grandões” da Univali. E, oiá que a força deles não é pouca. Não mesmo.
Crise presente
Parece que é a primeira vez que se reconhece que a Univali está em crise. Se o dindim do governo não veio, se o aluno não se matriculou, deixou de pagar a mensalidade por causa do valor ou qualquer outra coisa, o que faltou foi gestão...
Gestão
Os problemas aparecem e vão dando sinal de fumaça que aí vem fogo. Cada um do lado de cá teve que se virar e não adianta apontar o dedinho para o governo. E nem ficamos sem recolher INSS. Simples: faltou gestão competente.
Concorrência
E dizer que a concorrência é desleal e que universidade é sempre melhor que faculdade não é certo. Até porque parte dos professores da concorrência foi formada pela Univali ou até já foi professor da Univali.
Num é ansim
A Univali não forma bons profissionais? E aquele que diz “que as faculdades só querem pegar o dinheiro das famílias, das pessoas, das cidades e trocar por um diploma sem conhecimento”. Merecia uma retratação.
Comunidade
É importante o serviço que a Univali faz nas comunidades, mas não é a mesma coisa. Antes a Univali era aberta e a violência era quase a mesma de hoje. O muro alto resolve quase nada.
Só que não...
Quando o Dr. Dos Santos, fala sobre os projetos sociais da Univali, não esclarece que boa parte é muito bem remunerada - pelos que contrataram. Teve até gente dizendo que era a salvação da Univali, só que não.
Nababesco
Outra situação foi a remuneração altíssima de R$ 60 mil. Mário enrolou, enrolou e disse apenas que tem plano de cargos e coisa e tal. O valor é vergonhoso, sim! Totalmente fora da realidade de uma fundação municipal.
A vez do vice
Ainda embalado no sonho com o veio Dalmo que me contou como foi a revelação dos amigos secretos do paço da Vila Operária, chegou a vez do vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops Sodré (PDT), começar sua revelação, dando discurso de beatificado, quase pastor e prometendo ser curto e grosso.
Sum Paulo
Meu amigo secreto é de São Paulo, secretário, amigo de balada do príncipe, arrumou uma boquinha no governo para a esposa e para a sogra, que viajaram para o exterior nos primeiros meses sem férias vencidas e não tiveram nada descontado do salário.
Deu confusão
Galera mandou, na lata, pois essa é fácil: Evandro! Evandro! Evandro! O secretário de Turismo avermelhou feito camarão na panela e lascou na tampa: “É para revelar o amigo, não a ficha.” O pau quebrou, veio Dalmo se rasgava de rir quando acordei assustado e não consegui dormir novamente para ver o final. Valeu veio Dalmo, feliz natal!
Ariel Silva
A saída do jornalista Ariel Silva da direção de comunicação da câmara da Maravilha do Atlântico gerou um bafafá gigantesco nas dependências da casa legislativa.
Corre-corre
Às pressas, outro jornalista que trabalha com o presidente Roberto Bem Claro Jr (PMDB), o Aderbal Machado, teve que fazer cerimonial de entrega de cidadão honorário no plenário.
