JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Forca
A primeira leva de apoiadores estrangeiros deixa o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) esta semana. Jade Martins e Marcos Teixeira, importados da Maravilha do Atlântico, estão de saída.
Emplacar
A dupla teria sido exonerada por apoiar o homem pássaro, Edson Periquito, em detrimento ao plano de emplacar o projeto do barbudinho júnior, Thiago Morastoni (PMDB), nos assentados do paço.
Secretário ganha
Com a primeira limpa, farejadores dão conta de que devem vir mais dois de Floripa para assessorar o novo secretário de Planejamento. Parece que ão está nem aí para a opinião do povo e tá buscando ser grato com os barões do manda-brasa estadual.
Não sabe
Os perdigueiros da coluna disparam que o atual secretário de Planejamento não sabe nada da city peixeira. E se soltar ele no bairro Cordeiros é capaz de nunca mais ser encontrado. Oh, gente maldosa, vocês não vão para o céu!
A conta
O que soltam as bocas de tarrafa é que o tal secretário, que já foi preso e acusado de fraudar licitações e sistemas da prefa da capital manezinha, veio para articular a implantação de uma série de sistemas que custarão uma fortuna aos cofres do povo peixeiro.
Arreda, raça!
Dizem os bocudos (arreda, raça de infelizes!) que tem até lista de empresas beneficiadas rolando e que o processo licitatório já veio temperado, assado e embrulhado pra viagem. Será?
Nada contente
Impressionado que têm brizolistas que não estariam contentes com as andanças do vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Saldré, ops, Sodré em sua pré-campanha a deputado federal, na região. Principalmente do outro lado da vala, onde teria prometido botar água e luz em uma invasão.
Comida pra pobre!
Brizolista diz que é inacreditável esse viés social que tomou conta de Saldré, disparando que Marcelo teria sido um dos que convenceram o ex-homem dos galináceos e ex-prefeito Jandir Bellini (PP) a desfazer o convênio para que a city peixeira contasse com um restaurante popular.
Fez a cabeça
O pedetista assopra que Marcelo Sodré fez a cabeça de Jandir para que devolvesse três milhões de reais licitados pelo Governo Federal, por conta de que o município tinha que estrebuchar R$ 500 mil/ano. Seriam fornecidas 500 mil refeições anualmente para os mais carentes.
Na caruda
O povão que mora no Estaleiro, região das praias agrestes de Balneário Camboriú, anda entisicado com o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Souza Júnior. Dizem que ele conseguiu com a prefa um resto de asfalto pra colocar em uma rua próximo a casa do seu sogro, que também é presidente da Associação de Moradores.
Sem lama
Lascam ainda que o asfalto foi colocado pra evitar sujar o pneu do carro do nobre vereador, principalmente em dias de chuva, já que ele frequenta bastante a casa do sogro. Além de tudo, ainda fez mídia em cima do fato, como se fosse uma grande obra. Aliás, o Robertinho só vem dando tiro no pé.
Chefão dos Correios
Ontem, em Brasólia, o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), teve uma importante reunião com o presidente dos Correios. Guilherme Campos Júnior recebeu o barbudinho pra reforçar que tem interesse em fazer uma permuta e ceder ao município a área da antiga sede da empresa, que tá abandonada no centrão.
População agradece
Com isso, a prefa daria fim ao prédio que hoje tá abandonado, alvo de vândalos, viciados em drogas e moradores de rua. A intenção de Volnei é reformar e criar um centro cultural.
Tá com moral
Volnei ficou surpreso com a receptividade da diretoria executiva dos Correios. Os chefões anunciaram que pretendem fazer novos investimentos em Itajaí. Mas o que, de fato, será realizado, ainda é mantido em segredo.
Vai a estadual
O primeiro político da Maravilha a declarar publicamente que vai tentar uma vaga à Leleiaé o pepista e líder do governo na câmara, Marcelo Quero-Quero Achutti.
Burburinho
A notícia foi publicada em site, no início da noite de segunda-feira, e teve certo burburinho, pois seria o primeiro governista a declarar abertamente ser candidato à Leleia em 2018.
Quebrou as pernas
Com o anúncio antecipado, Quero-Quero Achutti quebrou as pernas de uma porção de gente do governo do prefeito pop star e também do seu partido. O ex-entisicado Fábio Flor, que tava a fim de retornar à política com candidatura à leleia, vai ter que enfrentar Achutti nas prévias.
Candidatos
Nos corredores do governo FO, ainda há a candidatura do vice-prefeito, o republicano Carlos Humberto, e do popular socialista, Ary Souza, que também desejam chegar lá.
Não elege um
A Maravilha do Atlântico sempre se articulou em ter um representante na Leleia. Dado Cherem e Leonel Pavan (PSDB) são os principais nomes, ambos estadualizados e regionalizados.
Fora da cadeira
Mas pelo andar da carruagem, a Maravilha do Atlântico poderá ter até sete nomes disputando votos e com essa divisão, é capaz de nenhum garantir sua bunda numa estofada cadeira em 2019.
Republicanos se articulam
Tudo que o vice-prefeito, o empresário Carlos Humberto não quer na Maravilha e nos Altos da Dinamarca são mais candidatos da base do governo para a disputa em 2018.
Ordem na casa
CH, que não é político profissional, estreante como vice da Maravilha, quer que o prefeito pop star ponha ordem na base aliada para que somente o PR saia com um nome no próximo pleito. Tarefa difícil, pois o prefeito Fabrício Oliveira tem se mostrado muito viajão neste assunto.
Pelo estado
A coluna já falou que CH tem se preparado para sair da região com um bom número de votos e que sua vaga só será garantida com o trabalho que vem sendo feito no nível estadual, visitando lideranças por todos os lados.
Porreta
Única vereadora na Maravilha, a advogada Juliethe Nitz tá ganhando fama de mulher porreta. Depois da treta dos fogos de artifício silenciosos na virada, do projeto que multa maconheiros na praia, agora a vereadora resolveu meter o bedelho no baú sem fundo do mototaxista na city.
Corajosa
Já tem gente achando que apesar dos projetos polêmicos, Juliethe anda mais corajosa que os 18 edis que a acompanham na casa legislativa. Eitcha!
Tartarugas
Impressionante o número de mortes de tartarugas na praia da Península em Barra Velha. Leitor da coluna mandou fotos de cinco tartarugas mortas na praia em poucos metros. O surfista Ezequiel Diaz Sabino, radicado na cidade, tem um movimento de conscientização sobre as tartarugas.
Abandonada
Diaz tem apontando que as redes e a pesca predatória têm ocasionado à morte das tartarugas. Além da morte dos animais, a referida praia vive abandonada pelo poder público, acumulando lixo (do bicho homem) em toda sua extensão. Fotos no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc
